ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOSÉ TERÊNCIO NETO
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4702
Resumo: This research aims to study and analyze the content of complex numbers in elementary education from the analysis of textbooks approved in PNLD/2018. For this, we seek to study the eight books approved in this PNLD for high school, to identify how the teaching of this content is proposed at this stage of education. Our investigation has as theoretical and methodological reference the Anthropological Theory of Didactics - TAD. We did an introductory historical and epistemological study, to then analyze the perspective of the textbooks when presenting this content. Our preliminary results showed that the rationale for complex numbers in basic education is not the same as the one that gave origin to it. Moreover, it was possible to observe in the analyzed textbooks that there is an appreciation of the geometric and trigonometric manipulation of the set. We also observed that the works are similar in their organization of the content, but the techniques for the treatment of the geometric block and equations prevail.
id UFMS_4700d735afc2897166a16e7fff2bd9e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4702
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2022-04-14T23:10:28Z2022-04-14T23:10:28Z2022https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4702This research aims to study and analyze the content of complex numbers in elementary education from the analysis of textbooks approved in PNLD/2018. For this, we seek to study the eight books approved in this PNLD for high school, to identify how the teaching of this content is proposed at this stage of education. Our investigation has as theoretical and methodological reference the Anthropological Theory of Didactics - TAD. We did an introductory historical and epistemological study, to then analyze the perspective of the textbooks when presenting this content. Our preliminary results showed that the rationale for complex numbers in basic education is not the same as the one that gave origin to it. Moreover, it was possible to observe in the analyzed textbooks that there is an appreciation of the geometric and trigonometric manipulation of the set. We also observed that the works are similar in their organization of the content, but the techniques for the treatment of the geometric block and equations prevail.Esta pesquisa tem como objetivo estudar e analisar o conteúdo de Números Complexos na educação básica a partir da análise de livros didáticos aprovados no PNLD/2018. Para isto, buscamos estudar as oito obras aprovadas neste PNLD do Ensino Médio, para identificarmos como é proposto o ensino deste conteúdo nesta etapa de ensino. Nossa investigação tem como referencial teórico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático – TAD. Fizemos um estudo histórico e epistemológico, introdutório, para então analisar a perspectiva dos livros didáticos ao apresentar este conteúdo. Nossos resultados demonstraram que a razão de ser dos números complexos na educação básica não é a mesma que lhe deu origem. Além disso, foi possível observar, nos livros didáticos analisados, que há uma valorização da manipulação geométrica e trigonométrica do conjunto. Observamos também que as obras se aproximam em sua organização do conteúdo, porém as técnicas para o tratamento do bloco geométrico e de equações prevalecem.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilxxxxxANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarilena BittarJOSÉ TERÊNCIO NETOinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.pdf.jpgANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4702/3/ANA%cc%81LISE%20PRAXEOLO%cc%81GICA%20DO%20CONTEU%cc%81DO%20DE%20NU%cc%81MEROS%20COMPLEXOS%20EM%20COLEC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20LIVROS%20DIDA%cc%81TICOS%20DO%20ENSINO%20ME%cc%81DIO.pdf.jpg2a1b7a9d5263b118c03e8882c5be43a2MD53TEXTANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.pdf.txtANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.pdf.txtExtracted texttext/plain296625https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4702/2/ANA%cc%81LISE%20PRAXEOLO%cc%81GICA%20DO%20CONTEU%cc%81DO%20DE%20NU%cc%81MEROS%20COMPLEXOS%20EM%20COLEC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20LIVROS%20DIDA%cc%81TICOS%20DO%20ENSINO%20ME%cc%81DIO.pdf.txt0ce6e2299857b8839b2214edf7572b37MD52ORIGINALANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.pdfANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.pdfapplication/pdf2205116https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4702/1/ANA%cc%81LISE%20PRAXEOLO%cc%81GICA%20DO%20CONTEU%cc%81DO%20DE%20NU%cc%81MEROS%20COMPLEXOS%20EM%20COLEC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20LIVROS%20DIDA%cc%81TICOS%20DO%20ENSINO%20ME%cc%81DIO.pdfd873d2ed78149d9d55f502dc87cbdb2cMD51123456789/47022022-04-15 03:01:38.888oai:repositorio.ufms.br:123456789/4702Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242022-04-15T07:01:38Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
JOSÉ TERÊNCIO NETO
xxxxx
title_short ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
author JOSÉ TERÊNCIO NETO
author_facet JOSÉ TERÊNCIO NETO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marilena Bittar
dc.contributor.author.fl_str_mv JOSÉ TERÊNCIO NETO
contributor_str_mv Marilena Bittar
dc.subject.por.fl_str_mv xxxxx
topic xxxxx
description This research aims to study and analyze the content of complex numbers in elementary education from the analysis of textbooks approved in PNLD/2018. For this, we seek to study the eight books approved in this PNLD for high school, to identify how the teaching of this content is proposed at this stage of education. Our investigation has as theoretical and methodological reference the Anthropological Theory of Didactics - TAD. We did an introductory historical and epistemological study, to then analyze the perspective of the textbooks when presenting this content. Our preliminary results showed that the rationale for complex numbers in basic education is not the same as the one that gave origin to it. Moreover, it was possible to observe in the analyzed textbooks that there is an appreciation of the geometric and trigonometric manipulation of the set. We also observed that the works are similar in their organization of the content, but the techniques for the treatment of the geometric block and equations prevail.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-14T23:10:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-14T23:10:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4702
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4702/3/ANA%cc%81LISE%20PRAXEOLO%cc%81GICA%20DO%20CONTEU%cc%81DO%20DE%20NU%cc%81MEROS%20COMPLEXOS%20EM%20COLEC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20LIVROS%20DIDA%cc%81TICOS%20DO%20ENSINO%20ME%cc%81DIO.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4702/2/ANA%cc%81LISE%20PRAXEOLO%cc%81GICA%20DO%20CONTEU%cc%81DO%20DE%20NU%cc%81MEROS%20COMPLEXOS%20EM%20COLEC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20LIVROS%20DIDA%cc%81TICOS%20DO%20ENSINO%20ME%cc%81DIO.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4702/1/ANA%cc%81LISE%20PRAXEOLO%cc%81GICA%20DO%20CONTEU%cc%81DO%20DE%20NU%cc%81MEROS%20COMPLEXOS%20EM%20COLEC%cc%a7O%cc%83ES%20DE%20LIVROS%20DIDA%cc%81TICOS%20DO%20ENSINO%20ME%cc%81DIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a1b7a9d5263b118c03e8882c5be43a2
0ce6e2299857b8839b2214edf7572b37
d873d2ed78149d9d55f502dc87cbdb2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552822036660224