Orides Fontela: aspectos da fortuna crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria José Batista de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1156
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo catalogar a produção crítica sobre a obra de Orides Fontela, considerando a importância da poeta no quadro das tendências que fecham o século XX no Brasil. Para tanto, fez-se necessária uma pesquisa que teve por meta a sistematização bibliográfica da recepção da escritora paulista, por meio da crítica literária que a recebeu e de trabalhos realizados por pesquisadores que atuam na área da historiografia literária. Assim, catalogamos o material bibliográfico e sistematizamos em categorias discursivas a fortuna crítica de Fontela, de que resultou um trabalho dividido em dois capítulos. No primeiro, apresentamos a vida e a obra da escritora, esboçamos as categorias empregadas para sistematizar a bibliografia de Orides Fontela e realizamos uma exposição dos aspectos tratados em textos publicados sobre a escritora. Esperamos que o estudo crítico da recepção da autora seja instrumento para a organização do conhecimento científico no âmbito literário, fornecendo uma fonte para futuras pesquisas acadêmicas sobre Fontela. No segundo capítulo, analisamos poemas dos livros Transposição (1969), Rosácea (1986) e Teia (1996) para comprovar que a metapoesia e o drama existencial são aspectos recorrentes na poesia oridiana, tal como diversos estudos coligidos na fortuna crítica mencionam.
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spelling 2012-04-02T14:08:47Z2021-09-30T19:57:29Z2010https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1156Esta dissertação tem como objetivo catalogar a produção crítica sobre a obra de Orides Fontela, considerando a importância da poeta no quadro das tendências que fecham o século XX no Brasil. Para tanto, fez-se necessária uma pesquisa que teve por meta a sistematização bibliográfica da recepção da escritora paulista, por meio da crítica literária que a recebeu e de trabalhos realizados por pesquisadores que atuam na área da historiografia literária. Assim, catalogamos o material bibliográfico e sistematizamos em categorias discursivas a fortuna crítica de Fontela, de que resultou um trabalho dividido em dois capítulos. No primeiro, apresentamos a vida e a obra da escritora, esboçamos as categorias empregadas para sistematizar a bibliografia de Orides Fontela e realizamos uma exposição dos aspectos tratados em textos publicados sobre a escritora. Esperamos que o estudo crítico da recepção da autora seja instrumento para a organização do conhecimento científico no âmbito literário, fornecendo uma fonte para futuras pesquisas acadêmicas sobre Fontela. No segundo capítulo, analisamos poemas dos livros Transposição (1969), Rosácea (1986) e Teia (1996) para comprovar que a metapoesia e o drama existencial são aspectos recorrentes na poesia oridiana, tal como diversos estudos coligidos na fortuna crítica mencionam.The aim of this work is to classify the critique production about work of Orides Fontela, considering the poet importance in tendencies that enclose the century XX in Brazil. Thus, a research was necessary which had the purpose the bibliographic systematization of paulista writer reception by means of literary critique she received and the papers made by researchers who work in literary historiography area. Then we classified the bibliographic material and systematized in discursive categories to great critique of Fontela that it resulted a paper divided in two chapters. On the first, we presented the life and novel of the writer, sketched the categories used to systematize the Orides Fontela bibliography and we realized an exposition of aspects treated in published texts about the writer. We hope the critique study of author reception is an instrument for the organization of scientific knowledge in literary field giving a source for future academic researches about Fontela. On the second chapter, we analyzed poems of books Transposição (1969), Rosácea (1986) and Teia (1996) to prove the meta poetry and the existential drama are aspects recurrent in oridiana poetry, such as several studies assembled in the great critique mentioned.porPoesia - análise do discursoLiteratura BrasileiraCrítica LiteráriaOrides Fontela: aspectos da fortuna críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRodrigues, Kelcilene GráciaLima, Maria José Batista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILMaria José Batista de Lima.pdf.jpgMaria José Batista de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1156/4/Maria%20Jos%c3%a9%20Batista%20de%20Lima.pdf.jpg4f64095c6be09b7d7ea4eea98bb8e742MD54TEXTMaria José Batista de Lima.pdf.txtMaria José Batista de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain245854https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1156/3/Maria%20Jos%c3%a9%20Batista%20de%20Lima.pdf.txtb003986803a9e8d1e0d0549febf59767MD53ORIGINALMaria José Batista de Lima.pdfMaria José Batista de Lima.pdfapplication/pdf8637191https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1156/1/Maria%20Jos%c3%a9%20Batista%20de%20Lima.pdf7e1999bc5e7929d5f0c68ddc35dcf419MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1156/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/11562021-09-30 15:57:29.291oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:29Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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