Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231
Resumo: Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional.
id UFMS_52f844d40533d4768dda7e6586ee6e0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/6231
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-07-05T22:27:21Z2023-07-05T22:27:21Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional.Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasRecomposição da Aprendizagem. Ensino FundamentalPós PandemiaRecomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLUCIENE CLEA DA SILVAHELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL1753.pdf1753.pdfapplication/pdf360703https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6231/-1/1753.pdf4aa531ef0068c1d245a3f2aeddf23808MD5-1123456789/62312023-07-05 18:27:22.067oai:repositorio.ufms.br:123456789/6231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-05T22:27:22Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
title Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
spellingShingle Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS
Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental
Pós Pandemia
Ciências Humanas
title_short Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
title_full Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
title_fullStr Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
title_sort Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
author HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS
author_facet HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUCIENE CLEA DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS
contributor_str_mv LUCIENE CLEA DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental
Pós Pandemia
topic Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental
Pós Pandemia
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T22:27:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T22:27:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6231/-1/1753.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aa531ef0068c1d245a3f2aeddf23808
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1815448003027140608