Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231 |
Resumo: | Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional. |
id |
UFMS_52f844d40533d4768dda7e6586ee6e0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/6231 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2023-07-05T22:27:21Z2023-07-05T22:27:21Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional.Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasRecomposição da Aprendizagem. Ensino FundamentalPós PandemiaRecomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLUCIENE CLEA DA SILVAHELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL1753.pdf1753.pdfapplication/pdf360703https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6231/-1/1753.pdf4aa531ef0068c1d245a3f2aeddf23808MD5-1123456789/62312023-07-05 18:27:22.067oai:repositorio.ufms.br:123456789/6231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-05T22:27:22Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
title |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental Pós Pandemia Ciências Humanas |
title_short |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
title_full |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Recomposição da aprendizagem no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em Campo Grande, Mato Grosso do Sul |
author |
HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS |
author_facet |
HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUCIENE CLEA DA SILVA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HELLEN MYLLENA ORTIZ DOS SANTOS |
contributor_str_mv |
LUCIENE CLEA DA SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental Pós Pandemia |
topic |
Recomposição da Aprendizagem. Ensino Fundamental Pós Pandemia Ciências Humanas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
description |
Após o período de ensino remoto ocorrido nas escolas em função do isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19, as aulas presenciais retornaram às instituições municipais de Ensino Fundamental de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, deparando-se com diversos desafios. Os docentes passaram a notar novas dificuldades de aprendizagem em grande parte dos alunos frente às dinâmicas das aulas presenciais, gerando desafios e inquietações. O objetivo deste trabalho foi conhecer as ações pedagógicas organizadas por uma instituição pública de ensino de Campo Grande/MS, com o intuito de verificar o processo de recomposição da aprendizagem pós-pandemia. Para tanto, buscou conhecer e analisar as estratégias propostas ao longo do ano de 2022 e no início do ano letivo de 2023, nas turmas de 4° e 5° ano. Assim, realizou-se abordagem qualitativa, pautada em uma revisão bibliográfica e em entrevista semiestruturada, a qual foi destinada a uma docente da instituição, com o objetivo de levantar dados sobre a recomposição da aprendizagem na turma em que leciona. Os resultados obtidos revelam as ações desenvolvidas no Projeto “Aprender mais na REME”, o qual almeja a recomposição da aprendizagem. É possível ressaltar ainda a importância da continuidade do Projeto nas escolas municipais de Campo Grande/MS, visto que os alunos necessitam de tempo para recompor todo o ensino prejudicado durante a pandemia, juntamente com a ampliação de vagas para atender toda a demanda educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T22:27:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T22:27:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv |
|
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6231/-1/1753.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4aa531ef0068c1d245a3f2aeddf23808 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448003027140608 |