A educação pós-pandemia: uso de tecnologias e a recomposição da aprendizagem em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Janete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Paulo Roberto, Costa, Michel da, Ferreira, Gledson de Paiva, Carneiro, Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino, Silva, Fábio José Antônio da, Souza, Alcione Santos de, Lima, Glória Fernandes, Zahal, Tatiana Pereira Veiga, Jacques, Cesar Augusto Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38452
Resumo: O objetivo deste estudo foi dialogar em cunho bibliográfico e qualitativo o contexto da educação pós-pandemia e a recomposição da aprendizagem. Sabe-se que o Ensino Remoto Emergencial, este, mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, foi um recurso que na rede pública de ensino, até mesmo nas redes particulares foi fomento de intensas adaptações por parte dos professores e estudantes. Este ciclo de adaptações em ensino pode aderir um caráter sensível quando pensamos no processo de alfabetização de crianças no período de curso aos anos iniciais do Ensino Fundamental, tal como, um adolescente que estudou o Ensino de Ciências a partir de materiais impressos. Diante deste contexto, todas as etapas da educação básica aderiram mudanças e novos significados para garantir o ano letivo em contexto pandêmico. O estudo revelou nuances que contextualizam o contexto atual, que se encaminha para um tempo intitulado “pós-pandemia”, vivencia-se novas facetas de recompor os prejuízos em defasagens de ensino e aprendizagem devido a pandemia. Logo, este fenômeno de minimizar os déficits da pandemia, vem sendo estudado por muitos profissionais enquanto recomposição da aprendizagem. O estudo finaliza-se com a possibilidade de partir para uma análise de discursos de professores e estudantes da Educação Básica e Ensino Superior frente ao contexto pandêmico e pós-pandêmico.
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Este ciclo de adaptações em ensino pode aderir um caráter sensível quando pensamos no processo de alfabetização de crianças no período de curso aos anos iniciais do Ensino Fundamental, tal como, um adolescente que estudou o Ensino de Ciências a partir de materiais impressos. Diante deste contexto, todas as etapas da educação básica aderiram mudanças e novos significados para garantir o ano letivo em contexto pandêmico. O estudo revelou nuances que contextualizam o contexto atual, que se encaminha para um tempo intitulado “pós-pandemia”, vivencia-se novas facetas de recompor os prejuízos em defasagens de ensino e aprendizagem devido a pandemia. Logo, este fenômeno de minimizar os déficits da pandemia, vem sendo estudado por muitos profissionais enquanto recomposição da aprendizagem. O estudo finaliza-se com a possibilidade de partir para uma análise de discursos de professores e estudantes da Educação Básica e Ensino Superior frente ao contexto pandêmico e pós-pandêmico.The objective of this study was to dialogue in a bibliographical and qualitative nature the context of post-pandemic education and the recomposition of learning. It is known that Emergency Remote Teaching, mediated by Information and Communication Technologies - ICTs, was a resource that in the public education network, even in private networks, was the foment of intense adaptations by teachers and students. This cycle of adaptations in teaching can become sensitive when we think of the literacy process of children in the early years of Elementary School, such as a teenager who studied Science Teaching from printed materials. In this context, all stages of basic education adhered to changes and new meanings to guarantee the school year in a pandemic context. The study revealed nuances that contextualize the current context, which is heading towards a time called “post-pandemic”, experiencing new facets of recomposing the losses in teaching and learning lags due to the pandemic. Therefore, this phenomenon of minimizing the pandemic's deficits has been studied by many professionals as a recomposition of learning. The study ends with the possibility of starting with an analysis of the discourses of teachers and students of Basic Education and Higher Education in the face of the pandemic and post-pandemic context.El objetivo de este estudio fue dialogar de carácter bibliográfico y cualitativo el contexto de la educación pospandemia y la recomposición de los aprendizajes. Se sabe que la Enseñanza a Distancia de Emergencia, mediada por las Tecnologías de la Información y la Comunicación - TIC, fue un recurso que, en la red de educación pública, incluso en las redes privadas, fue el fomento de intensas adaptaciones por parte de docentes y alumnos. Este ciclo de adaptaciones en la enseñanza puede volverse sensible cuando pensamos en el proceso de alfabetización de los niños en los primeros años de la Enseñanza Básica, como un adolescente que estudió Didáctica de las Ciencias a partir de materiales impresos. En ese contexto, todas las etapas de la educación básica adhirieron a cambios y nuevos significados para garantizar el ciclo escolar en un contexto de pandemia. El estudio reveló matices que contextualizan el contexto actual, que se encamina hacia un tiempo denominado “pospandemia”, experimentando nuevas facetas de recomposición de las pérdidas en los rezagos de enseñanza y aprendizaje a causa de la pandemia. Por eso, este fenómeno de minimizar los déficits de la pandemia ha sido estudiado por muchos profesionales como una recomposición del aprendizaje. El estudio finaliza con la posibilidad de partir de un análisis de los discursos de docentes y estudiantes de Educación Básica y Educación Superior frente al contexto pandémico y pospandémico.Research, Society and Development2022-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3845210.33448/rsd-v11i16.38452Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e367111638452Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e367111638452Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3671116384522525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38452/31737Copyright (c) 2022 Janete Hickmann; Paulo Roberto Barbosa; Michel da Costa; Gledson de Paiva Ferreira; Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Carneiro; Fábio José Antônio da Silva; Alcione Santos de Souza; Glória Fernandes Lima; Tatiana Pereira Veiga Zahal; Cesar Augusto Freitas Jacqueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHickmann, JaneteBarbosa, Paulo Roberto Costa, Michel daFerreira, Gledson de PaivaCarneiro, Arlys Jerônimo de Oliveira Lima Lino Silva, Fábio José Antônio da Souza, Alcione Santos de Lima, Glória Fernandes Zahal, Tatiana Pereira Veiga Jacques, Cesar Augusto Freitas 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38452Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:11.457255Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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