Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Elisangela Aparecida Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5544
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de produtos coreanos por fãs brasileiros de k-dramas. Os objetivos específicos são: identificar o perfil desta comunidade; identificar os fatores que impactam no consumo e compreender a influência cultural exercida pelos k-dramas nos fãs brasileiros. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e dados quantitativos. A amostra é não probabilística e por conveniência, formada por 169 respondentes que se consideram fãs de k-dramas de 23 estados da federação brasileira. Os resultados do estudo possibilitam identificar quanto ao perfil, predominou as mulheres brancas, casadas e solteiras, jovens, com escolaridade superior ou cursando e renda na faixa de 4 a 6 salários mínimos. A maioria começou a assistir k-dramas entre 2018 a 2022, especialmente nas plataformas Netflix e Rakuten Viki e assiste diariamente ou de duas a três vezes por semana. A maioria da amostra (66,7%) é composta por fãs que começaram a assistir k-dramas no período mais recente (2018 a 2022). Quase 70% afirmou ter comprado algum produto ou consumido algum serviço no último ano. Dentre os produtos que gostariam de consumir, destaca-se: cosméticos e alimentos e bebidas, para consumo em casa ou em restaurantes. Os resultados possibilitam confirmar que há influência dos k-dramas no consumo e também influências culturais exercidas pelos kdramas nos fãs brasileiros, confirmando a estratégia de marca de país adotada pela Coréia do Sul com a exportação de produtos midiáticos.
id UFMS_54c48b641a219a18b94ba23be5ff1134
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/5544
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-01-17T18:14:57Z2023-01-172022-12-06https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5544Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de produtos coreanos por fãs brasileiros de k-dramas. Os objetivos específicos são: identificar o perfil desta comunidade; identificar os fatores que impactam no consumo e compreender a influência cultural exercida pelos k-dramas nos fãs brasileiros. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e dados quantitativos. A amostra é não probabilística e por conveniência, formada por 169 respondentes que se consideram fãs de k-dramas de 23 estados da federação brasileira. Os resultados do estudo possibilitam identificar quanto ao perfil, predominou as mulheres brancas, casadas e solteiras, jovens, com escolaridade superior ou cursando e renda na faixa de 4 a 6 salários mínimos. A maioria começou a assistir k-dramas entre 2018 a 2022, especialmente nas plataformas Netflix e Rakuten Viki e assiste diariamente ou de duas a três vezes por semana. A maioria da amostra (66,7%) é composta por fãs que começaram a assistir k-dramas no período mais recente (2018 a 2022). Quase 70% afirmou ter comprado algum produto ou consumido algum serviço no último ano. Dentre os produtos que gostariam de consumir, destaca-se: cosméticos e alimentos e bebidas, para consumo em casa ou em restaurantes. Os resultados possibilitam confirmar que há influência dos k-dramas no consumo e também influências culturais exercidas pelos kdramas nos fãs brasileiros, confirmando a estratégia de marca de país adotada pela Coréia do Sul com a exportação de produtos midiáticos.Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de produtos coreanos por fãs brasileiros de k-dramas. Os objetivos específicos são: identificar o perfil desta comunidade; identificar os fatores que impactam no consumo e compreender a influência cultural exercida pelos k-dramas nos fãs brasileiros. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e dados quantitativos. A amostra é não probabilística e por conveniência, formada por 169 respondentes que se consideram fãs de k-dramas de 23 estados da federação brasileira. Os resultados do estudo possibilitam identificar quanto ao perfil, predominou as mulheres brancas, casadas e solteiras, jovens, com escolaridade superior ou cursando e renda na faixa de 4 a 6 salários mínimos. A maioria começou a assistir k-dramas entre 2018 a 2022, especialmente nas plataformas Netflix e Rakuten Viki e assiste diariamente ou de duas a três vezes por semana. A maioria da amostra (66,7%) é composta por fãs que começaram a assistir k-dramas no período mais recente (2018 a 2022). Quase 70% afirmou ter comprado algum produto ou consumido algum serviço no último ano. Dentre os produtos que gostariam de consumir, destaca-se: cosméticos e alimentos e bebidas, para consumo em casa ou em restaurantes. Os resultados possibilitam confirmar que há influência dos k-dramas no consumo e também influências culturais exercidas pelos kdramas nos fãs brasileiros, confirmando a estratégia de marca de país adotada pela Coréia do Sul com a exportação de produtos midiáticos.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilCPNVAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdministraçãoProcesso de decisão de compraOnda HallyuK-dramasProdutos CoreanosInfluência CulturalOnda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisResch, Sibellyhttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000http://lattes.cnpq.br/0000000000000000de Souza, Elisangela Aparecida Santosreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5544/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5544/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC-Elisangela Souza_versão final.pdfTCC-Elisangela Souza_versão final.pdfapplication/pdf519658https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5544/1/TCC-Elisangela%20Souza_vers%c3%a3o%20final.pdf6f56ce1d9eaf3ab16102bb18745a0345MD51123456789/55442023-01-17 14:14:58.288oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-01-17T18:14:58Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
title Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
spellingShingle Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
de Souza, Elisangela Aparecida Santos
Administração
Processo de decisão de compra
Onda Hallyu
K-dramas
Produtos Coreanos
Influência Cultural
title_short Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
title_full Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
title_fullStr Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
title_full_unstemmed Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
title_sort Onda Hallyu e o consumo de produtos coreanos no Brasil
author de Souza, Elisangela Aparecida Santos
author_facet de Souza, Elisangela Aparecida Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Resch, Sibelly
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000000000000000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0000000000000000
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Elisangela Aparecida Santos
contributor_str_mv Resch, Sibelly
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Processo de decisão de compra
Onda Hallyu
K-dramas
Produtos Coreanos
Influência Cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de decisão de compra
Onda Hallyu
K-dramas
Produtos Coreanos
Influência Cultural
description Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de produtos coreanos por fãs brasileiros de k-dramas. Os objetivos específicos são: identificar o perfil desta comunidade; identificar os fatores que impactam no consumo e compreender a influência cultural exercida pelos k-dramas nos fãs brasileiros. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e dados quantitativos. A amostra é não probabilística e por conveniência, formada por 169 respondentes que se consideram fãs de k-dramas de 23 estados da federação brasileira. Os resultados do estudo possibilitam identificar quanto ao perfil, predominou as mulheres brancas, casadas e solteiras, jovens, com escolaridade superior ou cursando e renda na faixa de 4 a 6 salários mínimos. A maioria começou a assistir k-dramas entre 2018 a 2022, especialmente nas plataformas Netflix e Rakuten Viki e assiste diariamente ou de duas a três vezes por semana. A maioria da amostra (66,7%) é composta por fãs que começaram a assistir k-dramas no período mais recente (2018 a 2022). Quase 70% afirmou ter comprado algum produto ou consumido algum serviço no último ano. Dentre os produtos que gostariam de consumir, destaca-se: cosméticos e alimentos e bebidas, para consumo em casa ou em restaurantes. Os resultados possibilitam confirmar que há influência dos k-dramas no consumo e também influências culturais exercidas pelos kdramas nos fãs brasileiros, confirmando a estratégia de marca de país adotada pela Coréia do Sul com a exportação de produtos midiáticos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-17T18:14:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5544
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CPNV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5544/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5544/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/5544/1/TCC-Elisangela%20Souza_vers%c3%a3o%20final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6f56ce1d9eaf3ab16102bb18745a0345
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1797953018191151104