ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPO GRANDE – MS: ESCOLARIZAÇÃO E CURRÍCULO PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRESPAM, Elio A. C.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4432
Resumo: Este estudo faz parte do programa de pesquisa do/no Observatório de Cultura Escolar (OCE), que toma como fontes e objetos de estudos documentos curriculares produzidos para os espaços da educação formal e não formal entendidos como instância de formação escolar, com objetivos educativos explícitos e ação intencional institucionalizada, estruturada e sistemática; e como uma possibilidade de produção, seleção e distribuição de conhecimento fora das estruturas curriculares do ensino tradicional, respectivamente. Neste contexto, estudamos e analisamos três projetos de escola integral ofertados pela/na rede municipal de educação em Campo Grande – MS, operadas por documentos curriculares, publicados no período de 2008 a 2015, que instituem diferentes outros formatos e metodologias em espaços e tempos diferençados. Diante disso, analisamos comparadamente esses três modelos de escola, a partir de seus documentos curriculares, na perspectiva de apreender os objetivos e as intenções dos projetos, bem como nos aproximar das discussões de escolarização de qualidade, como sinônimo do tempo integral. Para tanto, operamos com as técnicas do estudo comparado, para a identificação e análise das semelhanças, das diferenças, das diacronias e das sincronias, registradas nos documentos curriculares.
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Diante disso, analisamos comparadamente esses três modelos de escola, a partir de seus documentos curriculares, na perspectiva de apreender os objetivos e as intenções dos projetos, bem como nos aproximar das discussões de escolarização de qualidade, como sinônimo do tempo integral. Para tanto, operamos com as técnicas do estudo comparado, para a identificação e análise das semelhanças, das diferenças, das diacronias e das sincronias, registradas nos documentos curriculares.This study is part of the research program from the School Culture Observatory (OCE), which takes as source and study object curricular documents made for formal and non-formal educational spaces understood as educational training stage, explicit aiming education and institutionalised intentional action, structured and systematic; and as possibility of production, selection and knowledge distribution out of curricular structures of traditional teaching, respectively. In this context, it was studied and analysed three projects of full-time school offered by the municipal education network of Campo Grande – Mato Grosso do Sul State, operated by curricular documents published between 2008 and 2015 which set up different formats and methodologies in different space and time. Accordingly, it was comparatively analysed three models of school from their curricular documents with a view to understand the project aim and intentions as well as get closer of quality school discussions as synonymous of full-time school. Therefore, it was used comparative study techniques in order to identify and analyse similarities, differences, diachrony, synchrony registered in curricular documents. Keywords: Basic Education, Full-time School, Curriculum.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEducação Básica, Escola de Tempo Integral, CurrículoESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM CAMPO GRANDE – MS: ESCOLARIZAÇÃO E CURRÍCULO PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTAVARES SILVA, Fabiany de Cássiahttps://orcid.org/0000-0002-7106-690Xhttp://lattes.cnpq.br/2155039635962400http://lattes.cnpq.br/9245884273680718CRESPAM, Elio A. 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