O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRAZIELE FRANCO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3666
Resumo: ABSTRACT This research aims to analyze and understand how psychosocial categories, games and games develop in childhood and their relationship with the creative process in early childhood education. To this end, it adopts the historical-cultural approach based theoretically on authors such as Vigotski (2009), Luria (1991), Kohan (2004) and Elkonin (2009). The results reveal that learning through playing is essential both for childhood development and for stimulating the creative process, helping to understand the world and the child's internal conflicts, and that the school and the teacher have a fundamental role in this. process. Keywords: Creative Process. Child education. Construction of the Subject.
id UFMS_7857a179326ecb344c6e6d99753e5715
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/3666
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2021-05-07T19:15:19Z2021-09-30T19:57:33Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3666ABSTRACT This research aims to analyze and understand how psychosocial categories, games and games develop in childhood and their relationship with the creative process in early childhood education. To this end, it adopts the historical-cultural approach based theoretically on authors such as Vigotski (2009), Luria (1991), Kohan (2004) and Elkonin (2009). The results reveal that learning through playing is essential both for childhood development and for stimulating the creative process, helping to understand the world and the child's internal conflicts, and that the school and the teacher have a fundamental role in this. process. Keywords: Creative Process. Child education. Construction of the Subject.Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender como desenvolvem-se as categorias psicossociais, os jogos e as brincadeiras na infância e qual sua relação com o processo criador na educação infantil. Para tanto, adota a abordagem histórico-cultural fundamentando-se teoricamente em autores como Vigotski (2009), Luria (1991), Kohan (2004) e Elkonin (2009). Os resultados revelam que a aprendizagem através das brincadeiras e jogos é essencial tanto para o desenvolvimento na infância, quanto para estimular o processo criador, auxiliando na compreensão do mundo e dos conflitos internos da criança, e que a escola e o professor têm papel fundamental neste processo. Palavras-Chaves: Processo Criador. Educação Infantil. Construção do Sujeito.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilProcesso Criador, Educação Infantil, Construção do SujeitoO PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTarcisio Luiz PereiraGRAZIELE FRANCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILDISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdf.jpgDISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3666/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GRAZIELE%20FRANCO%20VERS%c3%83O%20final.pdf.jpge551f36fb4391d4ab376e5755ed4f31cMD53TEXTDISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdf.txtDISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdf.txtExtracted texttext/plain138656https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3666/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GRAZIELE%20FRANCO%20VERS%c3%83O%20final.pdf.txtc49db328dcd67405ba3408594532aed7MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdfDISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdfapplication/pdf1244914https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3666/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GRAZIELE%20FRANCO%20VERS%c3%83O%20final.pdf658669752afceb95c003b03fb837cabfMD51123456789/36662021-09-30 15:57:33.933oai:repositorio.ufms.br:123456789/3666Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GRAZIELE FRANCO
Processo Criador, Educação Infantil, Construção do Sujeito
title_short O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort O PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author GRAZIELE FRANCO
author_facet GRAZIELE FRANCO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarcisio Luiz Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv GRAZIELE FRANCO
contributor_str_mv Tarcisio Luiz Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo Criador, Educação Infantil, Construção do Sujeito
topic Processo Criador, Educação Infantil, Construção do Sujeito
description ABSTRACT This research aims to analyze and understand how psychosocial categories, games and games develop in childhood and their relationship with the creative process in early childhood education. To this end, it adopts the historical-cultural approach based theoretically on authors such as Vigotski (2009), Luria (1991), Kohan (2004) and Elkonin (2009). The results reveal that learning through playing is essential both for childhood development and for stimulating the creative process, helping to understand the world and the child's internal conflicts, and that the school and the teacher have a fundamental role in this. process. Keywords: Creative Process. Child education. Construction of the Subject.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T19:15:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:57:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3666
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3666/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GRAZIELE%20FRANCO%20VERS%c3%83O%20final.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3666/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GRAZIELE%20FRANCO%20VERS%c3%83O%20final.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3666/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GRAZIELE%20FRANCO%20VERS%c3%83O%20final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e551f36fb4391d4ab376e5755ed4f31c
c49db328dcd67405ba3408594532aed7
658669752afceb95c003b03fb837cabf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552855507206144