PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4896 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de saúde no município de Nova Andradina- Mato Grosso do Sul- a partir da percepção dos servidores públicos da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Nova Andradina (CPNA). A escala ServQual foi utilizada como instrumento para a mensuração da qualidade percebida esperada desses serviços. A amostra constituiu-se de 32 entrevistados, e, para análise dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS. Como resultados destacam-se que a maior parcela dos entrevistados utiliza os serviços privados de saúde do município dado que o maior grau de insatisfação em relação ao serviço prestado é em relação ao SUS. Mulheres e pessoas com idade acima de 31 anos apresentam maior insatisfação em relação ao serviço privado de saúde. Os serviços de saúde básico de Nova Andradina, independentemente da gratuidade ou não, não superam as expectativas dos funcionários públicos da UFMS-CPNA uma vez que todas as dimensões (tangibilidade, empatia, atendimento, segurança e confiabilidade) apresentaram gaps negativos. Tangibilidade apresentou o menor gap já o atendimento o maior. Portanto, recomenda-se maior atenção ao atendimento de convênios, flexibilização de horários a fim de atendimento das necessidades individualizadas. |
id |
UFMS_7eb24becd4bda213bd40056e0f4a6f21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/4896 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2022-07-08T13:33:13Z2022-07-08T13:33:13Z2019-09-12https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4896porUNIVERSIDADE FEDERAL DO MATOGROSSO DO SULUFMSBrasilEIGEDINCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGENHARIAS IIIServiços básicos de saúdeSatisfação do clienteQualidade esperadaQualidade experimentadaPERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectIIIEste trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de saúde no município de Nova Andradina- Mato Grosso do Sul- a partir da percepção dos servidores públicos da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Nova Andradina (CPNA). A escala ServQual foi utilizada como instrumento para a mensuração da qualidade percebida esperada desses serviços. A amostra constituiu-se de 32 entrevistados, e, para análise dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS. Como resultados destacam-se que a maior parcela dos entrevistados utiliza os serviços privados de saúde do município dado que o maior grau de insatisfação em relação ao serviço prestado é em relação ao SUS. Mulheres e pessoas com idade acima de 31 anos apresentam maior insatisfação em relação ao serviço privado de saúde. Os serviços de saúde básico de Nova Andradina, independentemente da gratuidade ou não, não superam as expectativas dos funcionários públicos da UFMS-CPNA uma vez que todas as dimensões (tangibilidade, empatia, atendimento, segurança e confiabilidade) apresentaram gaps negativos. Tangibilidade apresentou o menor gap já o atendimento o maior. Portanto, recomenda-se maior atenção ao atendimento de convênios, flexibilização de horários a fim de atendimento das necessidades individualizadas.Moura, Ana Rebéca Nascimentode Jesus, Caroline EstevoReis, Bárbara Cristina MendanhaBortoluzzi, Mirian Batista de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4896/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4896/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALPercepção Dos Servidores Públicos Cpna– Ufms Acerca Dos Requisitos Da Qualidade Em Serviços Básicos De Saúde Em Nova Andradina - Ms.pdfPercepção Dos Servidores Públicos Cpna– Ufms Acerca Dos Requisitos Da Qualidade Em Serviços Básicos De Saúde Em Nova Andradina - Ms.pdfapplication/pdf412366https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4896/1/Percep%c3%a7%c3%a3o%20Dos%20Servidores%20P%c3%bablicos%20Cpna%e2%80%93%20Ufms%20Acerca%20Dos%20Requisitos%20Da%20Qualidade%20Em%20Servi%c3%a7os%20B%c3%a1sicos%20De%20Sa%c3%bade%20Em%20Nova%20Andradina%20-%20Ms.pdf845e248dceddcb93137396f538df6dacMD51123456789/48962023-01-26 13:36:55.996oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-01-26T17:36:55Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
title |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS Moura, Ana Rebéca Nascimento ENGENHARIAS III Serviços básicos de saúde Satisfação do cliente Qualidade esperada Qualidade experimentada |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CPNA– UFMS ACERCA DOS REQUISITOS DA QUALIDADE EM SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE EM NOVA ANDRADINA - MS |
author |
Moura, Ana Rebéca Nascimento |
author_facet |
Moura, Ana Rebéca Nascimento de Jesus, Caroline Estevo Reis, Bárbara Cristina Mendanha Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus, Caroline Estevo Reis, Bárbara Cristina Mendanha Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ana Rebéca Nascimento de Jesus, Caroline Estevo Reis, Bárbara Cristina Mendanha Bortoluzzi, Mirian Batista de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS III |
topic |
ENGENHARIAS III Serviços básicos de saúde Satisfação do cliente Qualidade esperada Qualidade experimentada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços básicos de saúde Satisfação do cliente Qualidade esperada Qualidade experimentada |
description |
Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de saúde no município de Nova Andradina- Mato Grosso do Sul- a partir da percepção dos servidores públicos da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Nova Andradina (CPNA). A escala ServQual foi utilizada como instrumento para a mensuração da qualidade percebida esperada desses serviços. A amostra constituiu-se de 32 entrevistados, e, para análise dos dados utilizou-se os softwares Excel e SPSS. Como resultados destacam-se que a maior parcela dos entrevistados utiliza os serviços privados de saúde do município dado que o maior grau de insatisfação em relação ao serviço prestado é em relação ao SUS. Mulheres e pessoas com idade acima de 31 anos apresentam maior insatisfação em relação ao serviço privado de saúde. Os serviços de saúde básico de Nova Andradina, independentemente da gratuidade ou não, não superam as expectativas dos funcionários públicos da UFMS-CPNA uma vez que todas as dimensões (tangibilidade, empatia, atendimento, segurança e confiabilidade) apresentaram gaps negativos. Tangibilidade apresentou o menor gap já o atendimento o maior. Portanto, recomenda-se maior atenção ao atendimento de convênios, flexibilização de horários a fim de atendimento das necessidades individualizadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-08T13:33:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-08T13:33:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4896 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
EIGEDIN |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATOGROSSO DO SUL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATOGROSSO DO SUL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4896/3/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4896/2/license_rdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4896/1/Percep%c3%a7%c3%a3o%20Dos%20Servidores%20P%c3%bablicos%20Cpna%e2%80%93%20Ufms%20Acerca%20Dos%20Requisitos%20Da%20Qualidade%20Em%20Servi%c3%a7os%20B%c3%a1sicos%20De%20Sa%c3%bade%20Em%20Nova%20Andradina%20-%20Ms.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 845e248dceddcb93137396f538df6dac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1801678582605414400 |