De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athas, Fernanda Lopez
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1959
Resumo: A presente pesquisa investiga as potencialidades narrativas e as funções significativas que o uso de diferentes técnicas da prática do cinema assumem em um capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu, produzida pela BBC de Londres e veiculada na televisão britânica no ano de 2006. Foi escolhido como corpus de análise o primeiro episódio da série, intitulado “De Pólo a Pólo”. Para tal análise, foram utilizadas diferentes correntes teóricas: a semiótica filosófica de Charles Sanders Peirce e o realismo científico defendido pelo mesmo autor; os estudos sobre linguagem cinematográfica; a Teoria do Umwelt de Jacob von Uexkull; uma revisão histórica sobre o gênero fílmico e, por fim, o conceito de Empatia elaborado pela neurociência. No primeiro momento da argumentação, delimitamos os conceitos necessários para se compreender de que maneira a linguagem cinematográfica produz signos que agem como representação de aspectos da realidade. Ao resultado que obtivemos, acrescentamos como hipótese que a espécie humana expande suas capacidades de significação quando se utiliza de signos cinematográficos que lidam com conteúdos extraídos do mundo real e cujo objetivo é representar traços dele. O segundo momento é dedicado à análise semiótica e cinematográfica do episódio De Polo a Polo, na qual os conceitos trabalhados no primeiro capítulo foram aplicados, trazendo à tona a ação dos mecanismos da linguagem e da significação no documentário. E, por fim, no terceiro e último momento desta dissertação apresentamos um olhar mais amplo para o filme analisado, procurando uma conexão do mesmo com seu contexto enquanto obra cinematográfica pertencente a uma série; como produto de uma tradição documentária e com objetivos definidos como programação televisiva. Concluímos com a pesquisa que De Polo a Polo é um signo simbólico, capaz de representar seus objetos e gerar interpretantes de terceiridade. Além disso, esse filme foi construído com o objetivo de representar a própria série a qual pertence, pois mostra traços da mesma com o objetivo de situar o espectador quanto ao que esperar do restante da série. A estrutura narrativa de De Polo a Polo foi construída a partir de um grande esforço em causar empatia no público, sendo esta a estratégia do filme em conquistar a audiência para que os capítulos seguintes fossem vistos.
id UFMS_bc9f31339d8c818cc1006b1ae7c40fba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1959
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2014-07-29T19:43:54Z2021-09-30T19:56:33Z2013https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1959A presente pesquisa investiga as potencialidades narrativas e as funções significativas que o uso de diferentes técnicas da prática do cinema assumem em um capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu, produzida pela BBC de Londres e veiculada na televisão britânica no ano de 2006. Foi escolhido como corpus de análise o primeiro episódio da série, intitulado “De Pólo a Pólo”. Para tal análise, foram utilizadas diferentes correntes teóricas: a semiótica filosófica de Charles Sanders Peirce e o realismo científico defendido pelo mesmo autor; os estudos sobre linguagem cinematográfica; a Teoria do Umwelt de Jacob von Uexkull; uma revisão histórica sobre o gênero fílmico e, por fim, o conceito de Empatia elaborado pela neurociência. No primeiro momento da argumentação, delimitamos os conceitos necessários para se compreender de que maneira a linguagem cinematográfica produz signos que agem como representação de aspectos da realidade. Ao resultado que obtivemos, acrescentamos como hipótese que a espécie humana expande suas capacidades de significação quando se utiliza de signos cinematográficos que lidam com conteúdos extraídos do mundo real e cujo objetivo é representar traços dele. O segundo momento é dedicado à análise semiótica e cinematográfica do episódio De Polo a Polo, na qual os conceitos trabalhados no primeiro capítulo foram aplicados, trazendo à tona a ação dos mecanismos da linguagem e da significação no documentário. E, por fim, no terceiro e último momento desta dissertação apresentamos um olhar mais amplo para o filme analisado, procurando uma conexão do mesmo com seu contexto enquanto obra cinematográfica pertencente a uma série; como produto de uma tradição documentária e com objetivos definidos como programação televisiva. Concluímos com a pesquisa que De Polo a Polo é um signo simbólico, capaz de representar seus objetos e gerar interpretantes de terceiridade. Além disso, esse filme foi construído com o objetivo de representar a própria série a qual pertence, pois mostra traços da mesma com o objetivo de situar o espectador quanto ao que esperar do restante da série. A estrutura narrativa de De Polo a Polo foi construída a partir de um grande esforço em causar empatia no público, sendo esta a estratégia do filme em conquistar a audiência para que os capítulos seguintes fossem vistos.ABSTRACT - This study investigates the narrative potentialities and the significant roles that the use of different techniques of cinema play in one chapter of the documentary series Planet Earth - as you´ve never seen it before, produced by BBC in London and broadcast on British television in the year 2006. The first episode of the series, titled "From Pole to Pole", was chosen as corpus. For such analysis, different theoretical trends have been used: the philosophical semiotics of Charles Sanders Peirce and the scientific realism defended by the same author; the studies of cinematic language, the Theory of Umwelt of Jacob von Uexkull, a historical review on the film genre and, finally the concept of Empathy developed by the neuroscience. At the first moment of argumentation we have delimited the concepts needed to understand how film language produces signs that act as a representation of aspects of reality. To the results obtained, we have added the hypothesis that human species expands its capabilities of significance when using film signs that deal with contents drawn from the real world and whose goal is the representation of it. The second stage is devoted to the semiotic and cinematic analysis of the episode “From Pole to Pole” , in which the concepts dealt with in the first chapter were applied, revealing the action of the mechanisms of language and meaning in the documentary. And finally, in the third and final part of this thesis, we presented a broader perspective of the film analyzed, searching for its connection with the context of a filmic piece belonging to a series; as a product of a documentary tradition, and with objectives defined as a television programming. We have concluded that “From Pole to Pole” is a symbolic sign, able to represent its objects and generate final interpretants. Also, this movie was made with the goal of representing the series to which it belongs, as it shows features in order to situate the viewer as to what he may expect from the rest of the series. The narrative structure of the “From Pole to Pole” was built from a large effort to provoke the public´s empathy , and this is the strategy to conquer the audience so that the following chapters may be watched.porDocumentárioSemióticaLinguagem CinematográficaEmpatiaDocumentarySemioticsLanguage FilmEmpathyDe Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSouza, Hélio Augusto Godoy deAthas, Fernanda Lopezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILFernanda Lopez Athas.pdf.jpgFernanda Lopez Athas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/4/Fernanda%20Lopez%20Athas.pdf.jpg595d692f82bf1496500c3cc986132fb9MD54TEXTFernanda Lopez Athas.pdf.txtFernanda Lopez Athas.pdf.txtExtracted texttext/plain253550https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/3/Fernanda%20Lopez%20Athas.pdf.txt6bec540488740a537e5eea5f5082905eMD53ORIGINALFernanda Lopez Athas.pdfFernanda Lopez Athas.pdfapplication/pdf1913631https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/1/Fernanda%20Lopez%20Athas.pdf4b4a2fae7323198818c5e7ce5fe1b835MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19592021-09-30 15:56:33.547oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
title De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
spellingShingle De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
Athas, Fernanda Lopez
Documentário
Semiótica
Linguagem Cinematográfica
Empatia
Documentary
Semiotics
Language Film
Empathy
title_short De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
title_full De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
title_fullStr De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
title_full_unstemmed De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
title_sort De Polo a Polo: significação e potencialidades no primeiro capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu
author Athas, Fernanda Lopez
author_facet Athas, Fernanda Lopez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Hélio Augusto Godoy de
dc.contributor.author.fl_str_mv Athas, Fernanda Lopez
contributor_str_mv Souza, Hélio Augusto Godoy de
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Semiótica
Linguagem Cinematográfica
Empatia
Documentary
Semiotics
Language Film
Empathy
topic Documentário
Semiótica
Linguagem Cinematográfica
Empatia
Documentary
Semiotics
Language Film
Empathy
description A presente pesquisa investiga as potencialidades narrativas e as funções significativas que o uso de diferentes técnicas da prática do cinema assumem em um capítulo da série documentária Planeta Terra – A Terra como você nunca viu, produzida pela BBC de Londres e veiculada na televisão britânica no ano de 2006. Foi escolhido como corpus de análise o primeiro episódio da série, intitulado “De Pólo a Pólo”. Para tal análise, foram utilizadas diferentes correntes teóricas: a semiótica filosófica de Charles Sanders Peirce e o realismo científico defendido pelo mesmo autor; os estudos sobre linguagem cinematográfica; a Teoria do Umwelt de Jacob von Uexkull; uma revisão histórica sobre o gênero fílmico e, por fim, o conceito de Empatia elaborado pela neurociência. No primeiro momento da argumentação, delimitamos os conceitos necessários para se compreender de que maneira a linguagem cinematográfica produz signos que agem como representação de aspectos da realidade. Ao resultado que obtivemos, acrescentamos como hipótese que a espécie humana expande suas capacidades de significação quando se utiliza de signos cinematográficos que lidam com conteúdos extraídos do mundo real e cujo objetivo é representar traços dele. O segundo momento é dedicado à análise semiótica e cinematográfica do episódio De Polo a Polo, na qual os conceitos trabalhados no primeiro capítulo foram aplicados, trazendo à tona a ação dos mecanismos da linguagem e da significação no documentário. E, por fim, no terceiro e último momento desta dissertação apresentamos um olhar mais amplo para o filme analisado, procurando uma conexão do mesmo com seu contexto enquanto obra cinematográfica pertencente a uma série; como produto de uma tradição documentária e com objetivos definidos como programação televisiva. Concluímos com a pesquisa que De Polo a Polo é um signo simbólico, capaz de representar seus objetos e gerar interpretantes de terceiridade. Além disso, esse filme foi construído com o objetivo de representar a própria série a qual pertence, pois mostra traços da mesma com o objetivo de situar o espectador quanto ao que esperar do restante da série. A estrutura narrativa de De Polo a Polo foi construída a partir de um grande esforço em causar empatia no público, sendo esta a estratégia do filme em conquistar a audiência para que os capítulos seguintes fossem vistos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T19:43:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:56:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1959
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/4/Fernanda%20Lopez%20Athas.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/3/Fernanda%20Lopez%20Athas.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/1/Fernanda%20Lopez%20Athas.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1959/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 595d692f82bf1496500c3cc986132fb9
6bec540488740a537e5eea5f5082905e
4b4a2fae7323198818c5e7ce5fe1b835
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552836169367552