Representações Sociais de famílias brasileiras e bolivianas sobre a Escola de Artes Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Cecília Demarqui
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1760
Resumo: A Escola de Artes Moinho Cultural é um projeto social que oferece atividades de música e dança para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no período inverso ao escolar. Conhecer esta movimentação representa uma proposta de integração entre os alunos envolvidos no projeto social para além da demarcação fronteiriça. A representação social de familiares de alunos brasileiros e bolivianos sobre o referido projeto social configura o objetivo deste trabalho, na perspectiva de que este conhecimento pode revelar o sentido da instituição na vida dos envolvidos. Para o embasamento teórico da pesquisa, buscou-se o estudo, dentre outras categorias conceituais de fronteira e representação social; a descrição de fatos observados através da técnica de observação participante; e entrevistas semi-estruturadas realizadas durante a rematrícula de 2009. A pesquisa apresenta a noção de fronteira enquanto limite físico e representacional, que ganha forma na realidade social territorializada. Na sequência, analisa as representações sociais das famílias em relação ao projeto social, em vista do desenvolvimento educacional dos alunos. A análise dos dados chama a atenção para o valor social visualizado na participação e interesse dos alunos e na credibilidade familiar. O impacto social decorrente da atuação da escola de Artes pode ser percebido pela representação construída por familiares, que assistem e se emocionam com o desenvolvimento e mudanças comportamentais dos seus filhos. Dançar ou tocar um instrumento, realizar apresentações artísticas para a família contem sentidos e significados marcantes para todos os envolvidos, inclusive para a fronteira que integra. Os benefícios conquistados pelos participantes e seus familiares podem ser visualizados nos cinco anos de atuação, seja na demanda por vagas, permanência dos alunos e/ou envolvimento e participação familiar. O projeto social favorece mudanças no local onde atua, pois oferece a possibilidade de superar dificuldades e preconceitos em benefício dos próprios participantes.
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A pesquisa apresenta a noção de fronteira enquanto limite físico e representacional, que ganha forma na realidade social territorializada. Na sequência, analisa as representações sociais das famílias em relação ao projeto social, em vista do desenvolvimento educacional dos alunos. A análise dos dados chama a atenção para o valor social visualizado na participação e interesse dos alunos e na credibilidade familiar. O impacto social decorrente da atuação da escola de Artes pode ser percebido pela representação construída por familiares, que assistem e se emocionam com o desenvolvimento e mudanças comportamentais dos seus filhos. Dançar ou tocar um instrumento, realizar apresentações artísticas para a família contem sentidos e significados marcantes para todos os envolvidos, inclusive para a fronteira que integra. Os benefícios conquistados pelos participantes e seus familiares podem ser visualizados nos cinco anos de atuação, seja na demanda por vagas, permanência dos alunos e/ou envolvimento e participação familiar. O projeto social favorece mudanças no local onde atua, pois oferece a possibilidade de superar dificuldades e preconceitos em benefício dos próprios participantes.RESUMEN - La Escuela de Artes Molino Cultural Sur-Americano es un proyecto social que ofrece actividades de música y danza para niños y adolescentes en la situación de vulnerabilidad socioeconómica, en el periodo distinto de la escuela regular. Conocer este movimiento representa una oferta de integración entre los alumnos en el proyecto social para más allá de la frontera. La representación social de los familiares de los alumnos brasileños y bolivianos respecto al referido proyecto social constituye el objetivo de este trabajo, en la perspectiva de que este conocimiento puede revelar el sentido de la institución en la vida de los envueltos. Para lo fundamento teórico de la pesquisa, se buscó el estudio, entre otras categorías conceptuales, de frontera y representación social; la descripción de factos observados por la técnica de observación participante; y entrevistas semi-estructuradas realizadas en la matricula de 2009. La pesquisa expone lo signo de frontera como límite físico y representacional, que gana forma en la realidad social del territorio. En la secuencia, analiza las representaciones sociales de las familias en relación al proyecto social, para lo desenvolvimiento educacional de los pupilos. La análisis de los dados muestra el valor social de la participación y interés de los alumnos y de la credibilidad familiar. Lo impacto social de la actuación de la escuela de Artes puede ser percibido por la representación construida por los familiares, que observan y se emocionan con el desenvolvimiento de sus hijos. Danzar o tocar un instrumento, participar de presentaciones artísticas para la familia tienen sentidos y significados fuertes para todos los envueltos, inclusive para la frontera que los integra. Los beneficios conquistados por los participantes y sus familiares pueden ser vistos en los cinco años de actuación, sea en la demanda por vagas, permanencia de los pupilos, y/o envolvimiento y participación familiar. Lo proyecto social favorece mudanzas en lo local en que aje, pues ofrece la posibilidad de superar dificultades y preconceptos para el beneficios de los própios participantes.porÁreas de FronteiraBorder AreasGeografia PolíticaPolitical GeographyGrupos SociaisSocial GroupsBrasileirosBrazilliansBolivianosBoliviansRepresentações Sociais de famílias brasileiras e bolivianas sobre a Escola de Artes Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá/MSRepresentaciones Sociales de Familias Brasileñas y Bolivianas en la escuela de Artes Molino Cultural Sur-Americano, en Corumbá/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMartins, Sérgio Ricardo OliveiraMachado, Ana Cecília Demarquiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILAna Cecilia Demarqui de Souza.pdf.jpgAna Cecilia Demarqui de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1760/4/Ana%20Cecilia%20Demarqui%20de%20Souza.pdf.jpg0d7f02737f51da3f735cc3ae45b3f32bMD54TEXTAna Cecilia Demarqui de Souza.pdf.txtAna Cecilia Demarqui de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain150479https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1760/3/Ana%20Cecilia%20Demarqui%20de%20Souza.pdf.txtbf9f187842b97bef64028b70819c248cMD53ORIGINALAna Cecilia Demarqui de Souza.pdfAna Cecilia Demarqui de Souza.pdfapplication/pdf1640724https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1760/1/Ana%20Cecilia%20Demarqui%20de%20Souza.pdf869db56ee21052a62ce7f58c6ebb9a22MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1760/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/17602021-09-30 15:55:39.347oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:39Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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