O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1157 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo demonstrar que o romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, de Wilson Bueno, pode ser inscrito na categoria das narrativas ficcionais históricas contemporâneas brasileiras. No entrelaçamento da ficção com a história, está inserido o romance supramencionado. Bueno faz uma viagem pela segunda metade do século XIX e pelo início do século XX, de onde ressoam as vozes de grandes escritores, especialmente Machado de Assis. Por meio do humor, Bueno ironiza o século XIX brasileiro e, sob o olhar do narrador, não deixa de alfinetar a retórica bacharelesca e os poetas que a história soterrou nas ambiências da época. Investigam-se as características narrativas históricas presentes no romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, sob o olhar de Leocádio Prata, aqui tomado como o narrador. O gênero “novo romance histórico” (re)interpreta o fato histórico. Para tanto, utiliza subterfúgios ficcionais. Na narrativa em questão, tanto a homenagem quanto a provocação são intencionais. Em um momento o narrador homenageia os poetas clássicos, para em outros provocá-los. Bueno revisita a história, (re)inventa personagens, cria situações cômicas e irônicas, na busca de demonstrar como os fatos históricos e fictícios, bem como personagens históricos e ficcionais foram narrados. |
id |
UFMS_d3ca47ec76fc45634b880a3434740ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/1157 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2012-04-02T17:54:32Z2021-09-30T19:56:22Z2009https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1157Este trabalho tem como objetivo demonstrar que o romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, de Wilson Bueno, pode ser inscrito na categoria das narrativas ficcionais históricas contemporâneas brasileiras. No entrelaçamento da ficção com a história, está inserido o romance supramencionado. Bueno faz uma viagem pela segunda metade do século XIX e pelo início do século XX, de onde ressoam as vozes de grandes escritores, especialmente Machado de Assis. Por meio do humor, Bueno ironiza o século XIX brasileiro e, sob o olhar do narrador, não deixa de alfinetar a retórica bacharelesca e os poetas que a história soterrou nas ambiências da época. Investigam-se as características narrativas históricas presentes no romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, sob o olhar de Leocádio Prata, aqui tomado como o narrador. O gênero “novo romance histórico” (re)interpreta o fato histórico. Para tanto, utiliza subterfúgios ficcionais. Na narrativa em questão, tanto a homenagem quanto a provocação são intencionais. Em um momento o narrador homenageia os poetas clássicos, para em outros provocá-los. Bueno revisita a história, (re)inventa personagens, cria situações cômicas e irônicas, na busca de demonstrar como os fatos históricos e fictícios, bem como personagens históricos e ficcionais foram narrados.The objective of this work is to demonstrate that the novel Amar-te a ti nem sei se com carícias, by Wilson Bueno, may be included in the category of the Brazilian contemporary historical fictional narratives. In the interrelationship of fiction with the history, it’s inserted the romance above mentioned. Bueno does a travel by the second half of the XIX century and beginning of the XX century, from where resound the voices of great writers, especially Machado de Assis. By means of humor, Bueno ironizes the Brazilian XIX century and, under the vision of the narrator, he doesn’t leave to pin-prick the bachelor rhetoric and poets that history buried in the ambiences of that epoch. It’s be investigated the historical characteristics narratives present in the novel Amar-te a ti nem sei se com carícias, under the vision of Leocádio Prata, here took as the narrator. The gender “historical new novel” (re)interprets the historical fact. Therefore, it utilizes fictional subterfuges. In the narrative in question, both the homage and the provocation are intentional. In one moment the narrator pays homage to the classical poets, to another moment to provoke them. Bueno revisits the history, (re)invents personages, creates comical and ironical situations, in the searching to demonstrate as the fictitious and historical facts, as well as fictitional and historical personages were narrated.porEscritoresLiteratura BrasileiraParódiaPoesia SatíricaRomance HistóricoO novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Rosana Cristina ZanelattoMinatel, Maria Nilvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILMaria Nilva Minatel.pdf.jpgMaria Nilva Minatel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/4/Maria%20Nilva%20Minatel.pdf.jpgb226bf8416f1e7dee99c6516d13ce528MD54TEXTMaria Nilva Minatel.pdf.txtMaria Nilva Minatel.pdf.txtExtracted texttext/plain333624https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/3/Maria%20Nilva%20Minatel.pdf.txt57984a85db08aeaa2d2a9464e590f243MD53ORIGINALMaria Nilva Minatel.pdfMaria Nilva Minatel.pdfapplication/pdf499331https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/1/Maria%20Nilva%20Minatel.pdf071ee94081341544fc648047aecece56MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/11572021-09-30 15:56:22.922oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:22Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
title |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
spellingShingle |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história Minatel, Maria Nilva Escritores Literatura Brasileira Paródia Poesia Satírica Romance Histórico |
title_short |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
title_full |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
title_fullStr |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
title_full_unstemmed |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
title_sort |
O novo romance histórico: "Amar-te a ti nem sei de com carícias" (re)escreve a história |
author |
Minatel, Maria Nilva |
author_facet |
Minatel, Maria Nilva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Minatel, Maria Nilva |
contributor_str_mv |
Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escritores Literatura Brasileira Paródia Poesia Satírica Romance Histórico |
topic |
Escritores Literatura Brasileira Paródia Poesia Satírica Romance Histórico |
description |
Este trabalho tem como objetivo demonstrar que o romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, de Wilson Bueno, pode ser inscrito na categoria das narrativas ficcionais históricas contemporâneas brasileiras. No entrelaçamento da ficção com a história, está inserido o romance supramencionado. Bueno faz uma viagem pela segunda metade do século XIX e pelo início do século XX, de onde ressoam as vozes de grandes escritores, especialmente Machado de Assis. Por meio do humor, Bueno ironiza o século XIX brasileiro e, sob o olhar do narrador, não deixa de alfinetar a retórica bacharelesca e os poetas que a história soterrou nas ambiências da época. Investigam-se as características narrativas históricas presentes no romance Amar-te a ti nem sei se com carícias, sob o olhar de Leocádio Prata, aqui tomado como o narrador. O gênero “novo romance histórico” (re)interpreta o fato histórico. Para tanto, utiliza subterfúgios ficcionais. Na narrativa em questão, tanto a homenagem quanto a provocação são intencionais. Em um momento o narrador homenageia os poetas clássicos, para em outros provocá-los. Bueno revisita a história, (re)inventa personagens, cria situações cômicas e irônicas, na busca de demonstrar como os fatos históricos e fictícios, bem como personagens históricos e ficcionais foram narrados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-02T17:54:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:56:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1157 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/4/Maria%20Nilva%20Minatel.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/3/Maria%20Nilva%20Minatel.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/1/Maria%20Nilva%20Minatel.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1157/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b226bf8416f1e7dee99c6516d13ce528 57984a85db08aeaa2d2a9464e590f243 071ee94081341544fc648047aecece56 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552832188973056 |