Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luma Santos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2340
Resumo: A temática do cotidiano é uma entre as diversas abordagens escolhidas pelos artistas fotógrafos contemporâneos na produção de suas obras; tal categoria apresenta, na maioria das vezes, uma estética vernácula que decorre de fotografias produzidas com ferramentas utilizadas por leigos para registrar eventos que consideram importantes em suas vidas, recurso que valoriza e facilita a compreensão do tema. Este trabalho faz uma reflexão sobre a fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea, considerando os trabalhos de três artistas norte-americanos que podem exemplificar diferentes momentos dessa categoria no meio artístico. São eles Stephen Shore, Nan Goldin e Zoe Leonard. O referencial teórico explora a fotografia na arte contemporânea em geral e a fotografia de cotidiano de forma mais particular, com base em autores como Rouillé (2009) e Dubois (2001); também são abordados conceitos específicos da semiótica de Peirce, apresentados em textos do próprio Peirce e em textos de estudiosos da sua obra, principalmente por Santaella. O percurso de aplicação da semiótica nas fotografias selecionadas explora os significados oriundos das imagens, que permitem considerações sobre o lugar dessa fotografia na arte contemporânea, sobre as razões de os artistas adotarem tal temática e sobre as relações que essas fotografias estabelecem com as ideias levantadas teoricamente; nesse âmbito, foi necessário levar em consideração, no processo de análise, aspectos das fotografias como as técnicas fotográficas utilizadas, o uso da cor e sua relação conceitual com oconsumo, cada vez maior, de fotografias por parte da sociedade.
id UFMS_dbb31a2f7a2e7162e99b82fa42672fe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/2340
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2015-07-29T19:30:43Z2021-09-30T19:55:43Z2014https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2340A temática do cotidiano é uma entre as diversas abordagens escolhidas pelos artistas fotógrafos contemporâneos na produção de suas obras; tal categoria apresenta, na maioria das vezes, uma estética vernácula que decorre de fotografias produzidas com ferramentas utilizadas por leigos para registrar eventos que consideram importantes em suas vidas, recurso que valoriza e facilita a compreensão do tema. Este trabalho faz uma reflexão sobre a fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea, considerando os trabalhos de três artistas norte-americanos que podem exemplificar diferentes momentos dessa categoria no meio artístico. São eles Stephen Shore, Nan Goldin e Zoe Leonard. O referencial teórico explora a fotografia na arte contemporânea em geral e a fotografia de cotidiano de forma mais particular, com base em autores como Rouillé (2009) e Dubois (2001); também são abordados conceitos específicos da semiótica de Peirce, apresentados em textos do próprio Peirce e em textos de estudiosos da sua obra, principalmente por Santaella. O percurso de aplicação da semiótica nas fotografias selecionadas explora os significados oriundos das imagens, que permitem considerações sobre o lugar dessa fotografia na arte contemporânea, sobre as razões de os artistas adotarem tal temática e sobre as relações que essas fotografias estabelecem com as ideias levantadas teoricamente; nesse âmbito, foi necessário levar em consideração, no processo de análise, aspectos das fotografias como as técnicas fotográficas utilizadas, o uso da cor e sua relação conceitual com oconsumo, cada vez maior, de fotografias por parte da sociedade.ABSTRACT - The theme of daily is one of amongst various approaches chosen by the contemporary photographers artists during the production process of their work; this category has, in most of the cases, a vernacular aesthetic that stems from photographs produced with tools used by laymen to record events that they consider important in their lives, resource that enriches and makes easier the comprehension of the subject. This work makes a reflexion about the daily analog photography in contemporary art, considering works from three north-american artists that can exemplify different moments of this category on artistic milieu. They are Stephen Shore, Nan Goldin and Zoe Leonard. The theoretical referential explores photography in contemporary art in general and daily photography more particularly, based on authors like Rouille (2009) and Dubois (2001); are also approached specific concepts of Peirce's semiotics, shown on Pierce's own articles and articles from experts of his work, mainly by Santaella. The route of application of semiotics in the selected photographs explores the meanings derived from images, which allows considerations about the place of the photography into contemporary art, about the reasons which the artists decided to take that thematic and about the relationships that these photographs establishes with the theoretical ideas brought up; in this context, it was necessary to take into consideration, in the analysis process, aspects of the photographs as photographic techniques, the use of color and its conceptual relation to the increasing photo consumption by society.porArte e FotografiaFotografia na ArteSemióticaFotografia - exposiçãoShore, Stephen, 1947-Goldin, Nan, 1953-Art and PhotographyPhotography in ArtSemiotcsUma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGhizzi, Eluiza BortolottoOliveira, Luma Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILLuma Santos de Oliveira.pdf.jpgLuma Santos de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/4/Luma%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.jpg77e0ecac49a1a6ffc4dc91bcb7250c8bMD54ORIGINALLuma Santos de Oliveira.pdfLuma Santos de Oliveira.pdfapplication/pdf2529113https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/1/Luma%20Santos%20de%20Oliveira.pdf9c18bec84c29075cb86525fd2a628448MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTLuma Santos de Oliveira.pdf.txtLuma Santos de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/3/Luma%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/23402021-09-30 15:55:43.302oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:43Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
title Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
spellingShingle Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
Oliveira, Luma Santos de
Arte e Fotografia
Fotografia na Arte
Semiótica
Fotografia - exposição
Shore, Stephen, 1947-
Goldin, Nan, 1953-
Art and Photography
Photography in Art
Semiotcs
title_short Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
title_full Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
title_fullStr Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
title_full_unstemmed Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
title_sort Uma análise semiótica da fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea
author Oliveira, Luma Santos de
author_facet Oliveira, Luma Santos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ghizzi, Eluiza Bortolotto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luma Santos de
contributor_str_mv Ghizzi, Eluiza Bortolotto
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e Fotografia
Fotografia na Arte
Semiótica
Fotografia - exposição
Shore, Stephen, 1947-
Goldin, Nan, 1953-
Art and Photography
Photography in Art
Semiotcs
topic Arte e Fotografia
Fotografia na Arte
Semiótica
Fotografia - exposição
Shore, Stephen, 1947-
Goldin, Nan, 1953-
Art and Photography
Photography in Art
Semiotcs
description A temática do cotidiano é uma entre as diversas abordagens escolhidas pelos artistas fotógrafos contemporâneos na produção de suas obras; tal categoria apresenta, na maioria das vezes, uma estética vernácula que decorre de fotografias produzidas com ferramentas utilizadas por leigos para registrar eventos que consideram importantes em suas vidas, recurso que valoriza e facilita a compreensão do tema. Este trabalho faz uma reflexão sobre a fotografia analógica de cotidiano na arte contemporânea, considerando os trabalhos de três artistas norte-americanos que podem exemplificar diferentes momentos dessa categoria no meio artístico. São eles Stephen Shore, Nan Goldin e Zoe Leonard. O referencial teórico explora a fotografia na arte contemporânea em geral e a fotografia de cotidiano de forma mais particular, com base em autores como Rouillé (2009) e Dubois (2001); também são abordados conceitos específicos da semiótica de Peirce, apresentados em textos do próprio Peirce e em textos de estudiosos da sua obra, principalmente por Santaella. O percurso de aplicação da semiótica nas fotografias selecionadas explora os significados oriundos das imagens, que permitem considerações sobre o lugar dessa fotografia na arte contemporânea, sobre as razões de os artistas adotarem tal temática e sobre as relações que essas fotografias estabelecem com as ideias levantadas teoricamente; nesse âmbito, foi necessário levar em consideração, no processo de análise, aspectos das fotografias como as técnicas fotográficas utilizadas, o uso da cor e sua relação conceitual com oconsumo, cada vez maior, de fotografias por parte da sociedade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-29T19:30:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2340
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/4/Luma%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/1/Luma%20Santos%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/2/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2340/3/Luma%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77e0ecac49a1a6ffc4dc91bcb7250c8b
9c18bec84c29075cb86525fd2a628448
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1801678525282910208