A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018
Resumo: This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure.
id UFMS_df6c5ea9658b315770c0929a768bde6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/9018
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2024-07-12T21:04:32Z2024-07-12T21:04:32Z2024https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure.Este artigo explora o potencial de abordagens lúdicas e tecnológicas no ensino de História para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental. A série literária "Percy Jackson e os Olimpianos" e sua continuação, "Os Heróis do Olimpo", são analisadas como ferramentas pedagógicas eficazes para promover a aprendizagem ativa e significativa nesses alunos. A pesquisa destaca como a narrativa mitológica, os elementos históricos e culturais presentes nas obras, bem como a temática da diversidade, inclusão e superação de desafios, podem ser explorados para engajar e motivar os alunos com TDAH. O estudo também aborda os desafios da inclusão desses alunos em salas de aula regulares e as barreiras à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo a formação continuada de professores e o investimento em infraestrutura tecnológica como soluções.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)Ensino de HistóriaLudicidadeTecnologiaLiteratura Infanto-JuvenilInclusãoEnsino FundamentalA Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECALUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL6900.pdf6900.pdfapplication/pdf228233https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9018/-1/6900.pdf654396a438de019e135c908bccb5bd9cMD5-1123456789/90182024-07-12 17:04:33.101oai:repositorio.ufms.br:123456789/9018Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-07-12T21:04:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
title A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
spellingShingle A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Ensino de História
Ludicidade
Tecnologia
Literatura Infanto-Juvenil
Inclusão
Ensino Fundamental
Ciências Humanas
title_short A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
title_full A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
title_fullStr A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
title_full_unstemmed A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
title_sort A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
author LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA
author_facet LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECA
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA
contributor_str_mv MIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECA
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Ensino de História
Ludicidade
Tecnologia
Literatura Infanto-Juvenil
Inclusão
Ensino Fundamental
topic Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Ensino de História
Ludicidade
Tecnologia
Literatura Infanto-Juvenil
Inclusão
Ensino Fundamental
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-12T21:04:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-07-12T21:04:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9018/-1/6900.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 654396a438de019e135c908bccb5bd9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552810358669312