A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018 |
Resumo: | This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure. |
id |
UFMS_df6c5ea9658b315770c0929a768bde6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/9018 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2024-07-12T21:04:32Z2024-07-12T21:04:32Z2024https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure.Este artigo explora o potencial de abordagens lúdicas e tecnológicas no ensino de História para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental. A série literária "Percy Jackson e os Olimpianos" e sua continuação, "Os Heróis do Olimpo", são analisadas como ferramentas pedagógicas eficazes para promover a aprendizagem ativa e significativa nesses alunos. A pesquisa destaca como a narrativa mitológica, os elementos históricos e culturais presentes nas obras, bem como a temática da diversidade, inclusão e superação de desafios, podem ser explorados para engajar e motivar os alunos com TDAH. O estudo também aborda os desafios da inclusão desses alunos em salas de aula regulares e as barreiras à adoção de práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo a formação continuada de professores e o investimento em infraestrutura tecnológica como soluções.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)Ensino de HistóriaLudicidadeTecnologiaLiteratura Infanto-JuvenilInclusãoEnsino FundamentalA Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECALUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL6900.pdf6900.pdfapplication/pdf228233https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9018/-1/6900.pdf654396a438de019e135c908bccb5bd9cMD5-1123456789/90182024-07-12 17:04:33.101oai:repositorio.ufms.br:123456789/9018Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-07-12T21:04:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
title |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
spellingShingle |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Ensino de História Ludicidade Tecnologia Literatura Infanto-Juvenil Inclusão Ensino Fundamental Ciências Humanas |
title_short |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
title_full |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
title_fullStr |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
title_full_unstemmed |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
title_sort |
A Odisseia da Aprendizagem com TDAH: A Ludicidade e Tecnologia aliadas no ensino de História para Neurodivergentes. |
author |
LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA |
author_facet |
LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA |
contributor_str_mv |
MIRELLA VILLA DE ARAUJO TUCUNDUVA DA FONSECA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Ensino de História Ludicidade Tecnologia Literatura Infanto-Juvenil Inclusão Ensino Fundamental |
topic |
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Ensino de História Ludicidade Tecnologia Literatura Infanto-Juvenil Inclusão Ensino Fundamental Ciências Humanas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
description |
This article discusses the importance of using playful and technological approaches in teaching History to students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in basic education. The literary series "Percy Jackson and the Olympians" and its sequel, "The Heroes of Olympus," are presented as effective pedagogical tools to promote active and meaningful learning in these students, exploring mythological, historical, and cultural elements, as well as addressing issues such as diversity, inclusion, and overcoming challenges. The study also discusses the challenges of including students with ADHD in regular classrooms and the barriers to adopting innovative pedagogical practices, proposing solutions such as continuing teacher education and investment in technological infrastructure. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-12T21:04:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-07-12T21:04:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv |
|
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/9018/-1/6900.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
654396a438de019e135c908bccb5bd9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552810358669312 |