Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245
Resumo: Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.
id UFMS_e2f3c2c4517b4258e44774be5edbbccc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/6245
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2023-07-06T14:43:19Z2023-07-06T14:43:19Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasAlfabetizaçãoMúltiplas FacetasEstudos AcadêmicosReflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDAHELOÍSA DE SOUZA RIBEIROinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL896.pdf896.pdfapplication/pdf153176https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6245/-1/896.pdfa8359bdcbf21b3c06d1832423ff2f97bMD5-1123456789/62452023-07-06 10:43:19.708oai:repositorio.ufms.br:123456789/6245Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-06T14:43:19Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
title Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
spellingShingle Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO
Alfabetização
Múltiplas Facetas
Estudos Acadêmicos
Ciências Humanas
title_short Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
title_full Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
title_fullStr Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
title_full_unstemmed Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
title_sort Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
author HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO
author_facet HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA
dc.contributor.author.fl_str_mv HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO
contributor_str_mv MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Múltiplas Facetas
Estudos Acadêmicos
topic Alfabetização
Múltiplas Facetas
Estudos Acadêmicos
Ciências Humanas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ciências Humanas
description Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-06T14:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-06T14:43:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6245/-1/896.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a8359bdcbf21b3c06d1832423ff2f97b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552822246375424