Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245 |
Resumo: | Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno. |
id |
UFMS_e2f3c2c4517b4258e44774be5edbbccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/6245 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2023-07-06T14:43:19Z2023-07-06T14:43:19Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSCiências HumanasAlfabetizaçãoMúltiplas FacetasEstudos AcadêmicosReflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDAHELOÍSA DE SOUZA RIBEIROinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINAL896.pdf896.pdfapplication/pdf153176https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6245/-1/896.pdfa8359bdcbf21b3c06d1832423ff2f97bMD5-1123456789/62452023-07-06 10:43:19.708oai:repositorio.ufms.br:123456789/6245Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-06T14:43:19Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
title |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
spellingShingle |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO Alfabetização Múltiplas Facetas Estudos Acadêmicos Ciências Humanas |
title_short |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
title_full |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
title_fullStr |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
title_sort |
Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
author |
HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO |
author_facet |
HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO |
contributor_str_mv |
MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Múltiplas Facetas Estudos Acadêmicos |
topic |
Alfabetização Múltiplas Facetas Estudos Acadêmicos Ciências Humanas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
description |
Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-06T14:43:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-06T14:43:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.pt_BR.fl_str_mv |
|
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6245/-1/896.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8359bdcbf21b3c06d1832423ff2f97b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1815448000456032256 |