(Des)Caminhos da escola de educação integral : concepções, percursos e palavras docentes
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3035 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga professores(as) educação integral e como estes(as) concebem e vivem o cotidiano da escola de educação integral em algumas instituições educacionais de Mato Grosso do Sul. Objetiva conhecer e analisar a concepção de educação integral de professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola desta modalidade de ensino e o movimento de constituição de tal concepção. O referencial teórico-metodológico da pesquisa é a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores, especialmente Leontiev. Seus pressupostos oferecem aporte para um olhar de totalidade do sujeito, considerando-o a partir de uma perspectiva polissêmica, agregado de relações sociais e capaz de pensar a realidade e transformá-la. Para a coleta de dados e o encaminhamento da investigação foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com nove professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Suas concepções a respeito da educação integral são distintas entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisadas a partir do locus onde estão ou estiveram inseridos(as) e das propostas ou programas dos quais participam ou participaram. Estão pautadas em duas realidades educacionais, mais especificamente, que têm relação direta com os loci onde o Programa Mais Educação está instituído e as que são relativas às duas escolas sul-mato-grossenses que estão sendo regidas pela Proposta de Educação Integral em Tempo Integral desde o início do ano letivo de 2016. Os relatos demonstram que o Programa Mais Educação, apesar de ter sido apresentado à educação brasileira há 9 anos, a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE (Brasil, 2007), como uma política educacional-social que serviria à formação integral, ainda apresenta-se frágil e insuficiente para tal. Isso se deve ao fato de desejar uma “nova” escola apenas estendendo sua jornada de atividades, mas sem preocupação em reinventá-la, em romper com práticas cristalizadas. “Nova” escola com “velhas” práticas! Com relação à Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, identifica-se que apresenta mudança significativa à concepção de educação integral proposta pelo governo brasileiro. Contudo, pelo fato de apresentar-se em processo de transitoriedade e ineditismo, ainda há dúvidas, inseguranças e afirmações de prematuridade quanto aos resultados que pode apresentar à educação integral. |
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Para a coleta de dados e o encaminhamento da investigação foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com nove professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Suas concepções a respeito da educação integral são distintas entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisadas a partir do locus onde estão ou estiveram inseridos(as) e das propostas ou programas dos quais participam ou participaram. Estão pautadas em duas realidades educacionais, mais especificamente, que têm relação direta com os loci onde o Programa Mais Educação está instituído e as que são relativas às duas escolas sul-mato-grossenses que estão sendo regidas pela Proposta de Educação Integral em Tempo Integral desde o início do ano letivo de 2016. Os relatos demonstram que o Programa Mais Educação, apesar de ter sido apresentado à educação brasileira há 9 anos, a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE (Brasil, 2007), como uma política educacional-social que serviria à formação integral, ainda apresenta-se frágil e insuficiente para tal. Isso se deve ao fato de desejar uma “nova” escola apenas estendendo sua jornada de atividades, mas sem preocupação em reinventá-la, em romper com práticas cristalizadas. “Nova” escola com “velhas” práticas! Com relação à Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, identifica-se que apresenta mudança significativa à concepção de educação integral proposta pelo governo brasileiro. Contudo, pelo fato de apresentar-se em processo de transitoriedade e ineditismo, ainda há dúvidas, inseguranças e afirmações de prematuridade quanto aos resultados que pode apresentar à educação integral.porEducação IntegralProfessoresPsicologia EducacionalTeachersEducational Psychology(Des)Caminhos da escola de educação integral : concepções, percursos e palavras docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUrt, Sonia da CunhaVital, Soraya Cunha Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILDes Caminhos da escola de educação integral.pdf.jpgDes Caminhos da escola de educação integral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3035/5/Des%20Caminhos%20da%20escola%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20integral.pdf.jpg9a12b9970b8e5eb20cf1033958b68e21MD55Des Caminhos da escola de educação integral APÊNDICES e ANEXO (arquivo único).pdf.jpgDes Caminhos da escola de educação integral APÊNDICES e ANEXO (arquivo único).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3035/7/Des%20Caminhos%20da%20escola%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20integral%20AP%c3%8aNDICES%20e%20ANEXO%20%28arquivo%20%c3%banico%29.pdf.jpgb99a7d415c08687459822505db01d533MD57TEXTDes Caminhos da escola de educação integral.pdf.txtDes Caminhos da escola de educação integral.pdf.txtExtracted texttext/plain606337https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3035/4/Des%20Caminhos%20da%20escola%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20integral.pdf.txt5bf673303096542928699e47a64f3184MD54Des Caminhos da escola de educação integral APÊNDICES e ANEXO (arquivo único).pdf.txtDes Caminhos da escola de educação integral APÊNDICES e ANEXO (arquivo único).pdf.txtExtracted texttext/plain459251https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3035/6/Des%20Caminhos%20da%20escola%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20integral%20AP%c3%8aNDICES%20e%20ANEXO%20%28arquivo%20%c3%banico%29.pdf.txtbc10bcfd8e2a33766b458265a743bc30MD56ORIGINALDes Caminhos da escola de educação integral.pdfDes Caminhos da escola de educação integral.pdfapplication/pdf3904852https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3035/1/Des%20Caminhos%20da%20escola%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20integral.pdfb4bec0611c861840ef30f763221329ebMD51Des Caminhos da escola de educação integral APÊNDICES e ANEXO (arquivo único).pdfDes Caminhos da escola de educação integral APÊNDICES e ANEXO (arquivo único).pdfapplication/pdf1444204https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3035/2/Des%20Caminhos%20da%20escola%20de%20educa%c3%a7%c3%a3o%20integral%20AP%c3%8aNDICES%20e%20ANEXO%20%28arquivo%20%c3%banico%29.pdfbc9600bb98deadb4e3a04b35ecbb00d6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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