Formação de professores e educação integral: palavras docentes acerca de suas concepções / Teacher training and integral education: sweet words about your conceptions
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3488 |
Resumo: | O presente artigo provém de estudos empreendidos na pesquisa “(Des)Caminhos da Educação Integral: concepções, percursos e palavras docentes”, realizada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, em Programa de Mestrado em Psicologia. Seu objetivo é analisar as propostas de formação de professores para a escola de tempo integral contidas no Programa Mais Educação e na Proposta de Educação Integral em Tempo Integral. Em processo metodológico, empreendeu-se pesquisa documental e bibliográfica em documentos norteadores do Programa Mais Educação e da Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, artigos e livros de diversos autores que têm estudado o tema da educação integral brasileira e da formação docente. Também foi efetuada coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Seu referencial teórico é a Psicologia Histórico-Cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores, visto que seus pressupostos oferecem aporte para um olhar de totalidade do sujeito, considerando-o a partir de uma perspectiva polissêmica, agregado de relações sociais e capaz de pensar a realidade e transformá-la. Os resultados evidenciam que os entendimentos a respeito da formação de professores no contexto da educação integral são distintos entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisados a partir das propostas ou programas dos quais os docentes participam ou participaram. Os relatos demonstram que o Programa Mais Educação ainda apresenta-se frágil e insuficiente no que tange à formação docente. Com relação à Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, identifica-se que apresenta mudança interessante quanto a tal processo formativo, contudo, pelo fato de apresentar-se em processo de transitoriedade e ineditismo, os(as) professores(as) apresentam dúvidas, inseguranças e afirmações de prematuridade quanto aos resultados que pode apresentar à educação integral. |
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