Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614 |
Resumo: | nalisa-se neste trabalho a tríade catástrofe,medo e horror,tendo como corpusas obras A asa esquerda do anjo(em edição de 1998),de Lya Luft, e La casa de Bernarda Alba(em edição de 2005),de Federico García Lorca. São textos literários que, apesar de pertencerem a gêneros distintos–narrativo e dramático, respectivamente–,compartilham da mesma temática, o deslocamento da ordem familiar, representado não somente por meio do medo que ocorre em face do autoritarismo, mas que, comumente, se apresenta como consequência de uma grande mudança ou transformação na vida dos envolvidos na trama. Para tanto nos valemos, entre outras,das propostas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) e Sigmund Freud(1996). O percurso abrange aspectos do medo na civilização ocidental, partindo para a problemática da catástrofe como desencadeadora do medo, tomando-a enquanto “desabamento” ou “desastre”, ocorrido em ambos os textos literários no contexto familiar, silenciosamente, porém com severidade, chocando-sec om as personagens e causando-lhes, por conseguinte, o desordenamento familiar. O cotidiano é o palco da catástrofe não vista, mas profundamente sentida, e que causa danos que corroem as relações intra e extra-familiares. O luto de oito anos imposto por Bernarda em La casa de Bernarda Alba, após a morte do marido, e a opressão sentida por Guísela perante a figura da avó em A asa esquerda do anjo(1991) desencadeiam sofrimentos e dores que,circularmente, retomam o fio da morte e,como consequência,produzem o horror como efeito de sentido. |
id |
UFMS_ea9125df06a52b522665726fa8cf21ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/2614 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2016-02-29T21:00:02Z2021-09-30T19:57:51Z2014https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614nalisa-se neste trabalho a tríade catástrofe,medo e horror,tendo como corpusas obras A asa esquerda do anjo(em edição de 1998),de Lya Luft, e La casa de Bernarda Alba(em edição de 2005),de Federico García Lorca. São textos literários que, apesar de pertencerem a gêneros distintos–narrativo e dramático, respectivamente–,compartilham da mesma temática, o deslocamento da ordem familiar, representado não somente por meio do medo que ocorre em face do autoritarismo, mas que, comumente, se apresenta como consequência de uma grande mudança ou transformação na vida dos envolvidos na trama. Para tanto nos valemos, entre outras,das propostas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) e Sigmund Freud(1996). O percurso abrange aspectos do medo na civilização ocidental, partindo para a problemática da catástrofe como desencadeadora do medo, tomando-a enquanto “desabamento” ou “desastre”, ocorrido em ambos os textos literários no contexto familiar, silenciosamente, porém com severidade, chocando-sec om as personagens e causando-lhes, por conseguinte, o desordenamento familiar. O cotidiano é o palco da catástrofe não vista, mas profundamente sentida, e que causa danos que corroem as relações intra e extra-familiares. O luto de oito anos imposto por Bernarda em La casa de Bernarda Alba, após a morte do marido, e a opressão sentida por Guísela perante a figura da avó em A asa esquerda do anjo(1991) desencadeiam sofrimentos e dores que,circularmente, retomam o fio da morte e,como consequência,produzem o horror como efeito de sentido.ABSTRACT - El objetivo de este trabajo es desarrollar un estudio en torno a la tríada, catástrofe, miedo y horror, teniendo como corpus las obras A asa esquerda do anjo (1998), de Lya Luft, y La casa de Bernarda Alba (2005), de Federico García Lorca. Son textos que_ a pesar de pertenecer a diferentes géneros _narrativo y dramático, respectivamente_ comparten del mismo tema, el desplazamiento de orden familiar, representadas no sólo por el temor que ocurre delante de alguna autoridad, pero que se presenta habitualmente como resultado de un cambio importante o transformación en las vidas de los implicados en la trama. Para tanto, nos valeremos, entre otros, de las propuestas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) y Sigmund Freud (1996). El curso cubrirá aspectos del miedo en la civilización occidental, luego el tema de la catástrofe como un desencadenador del miedo, este como "colapso" o "desastre" se presenta en ambos los textos literarios en el contexto familiar, en silencio, pero con firmeza, impactando con los personajes y haciendo-les, por lo tanto, un desorden familiar. Lo cotidiano es el escenario de la catástrofe que no se ve, pero sentida, y causando daños que erosionan las relaciones dentro y fuera de la familia. El luto de ocho años, impuesto por Bernarda en La casa de Bernarda Alba después de la muerte de su marido, y la opresión sentida por Guisela ante la figura de su abuela en A asa esquerda do anjo (1991) desencadenan dolores y molestias que de manera circular, reanudan el hilo de la muerte y, como resultado se tiene el horror como efecto de sentido.porLiteratura ComparadaLiterature, ComparativeDesastresDisastersDesordemAffrayCatástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Rosana Cristina ZanelattoCaetano, Patrícia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.jpgPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/4/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.jpgf3a430d47e1a4f954081d03cc5fcaa73MD54ORIGINALPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdfPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdfapplication/pdf952928https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/1/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf47893e3310303d5d752d5325c33fdf6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.txtPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/3/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/26142021-09-30 15:57:51.513oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:51Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
title |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
spellingShingle |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft Caetano, Patrícia Ramos Literatura Comparada Literature, Comparative Desastres Disasters Desordem Affray |
title_short |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
title_full |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
title_fullStr |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
title_full_unstemmed |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
title_sort |
Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft |
author |
Caetano, Patrícia Ramos |
author_facet |
Caetano, Patrícia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Patrícia Ramos |
contributor_str_mv |
Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Comparada Literature, Comparative Desastres Disasters Desordem Affray |
topic |
Literatura Comparada Literature, Comparative Desastres Disasters Desordem Affray |
description |
nalisa-se neste trabalho a tríade catástrofe,medo e horror,tendo como corpusas obras A asa esquerda do anjo(em edição de 1998),de Lya Luft, e La casa de Bernarda Alba(em edição de 2005),de Federico García Lorca. São textos literários que, apesar de pertencerem a gêneros distintos–narrativo e dramático, respectivamente–,compartilham da mesma temática, o deslocamento da ordem familiar, representado não somente por meio do medo que ocorre em face do autoritarismo, mas que, comumente, se apresenta como consequência de uma grande mudança ou transformação na vida dos envolvidos na trama. Para tanto nos valemos, entre outras,das propostas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) e Sigmund Freud(1996). O percurso abrange aspectos do medo na civilização ocidental, partindo para a problemática da catástrofe como desencadeadora do medo, tomando-a enquanto “desabamento” ou “desastre”, ocorrido em ambos os textos literários no contexto familiar, silenciosamente, porém com severidade, chocando-sec om as personagens e causando-lhes, por conseguinte, o desordenamento familiar. O cotidiano é o palco da catástrofe não vista, mas profundamente sentida, e que causa danos que corroem as relações intra e extra-familiares. O luto de oito anos imposto por Bernarda em La casa de Bernarda Alba, após a morte do marido, e a opressão sentida por Guísela perante a figura da avó em A asa esquerda do anjo(1991) desencadeiam sofrimentos e dores que,circularmente, retomam o fio da morte e,como consequência,produzem o horror como efeito de sentido. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-29T21:00:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:57:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/4/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/1/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/2/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/3/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3a430d47e1a4f954081d03cc5fcaa73 47893e3310303d5d752d5325c33fdf6f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552862022008832 |