Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Patrícia Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614
Resumo: nalisa-se neste trabalho a tríade catástrofe,medo e horror,tendo como corpusas obras A asa esquerda do anjo(em edição de 1998),de Lya Luft, e La casa de Bernarda Alba(em edição de 2005),de Federico García Lorca. São textos literários que, apesar de pertencerem a gêneros distintos–narrativo e dramático, respectivamente–,compartilham da mesma temática, o deslocamento da ordem familiar, representado não somente por meio do medo que ocorre em face do autoritarismo, mas que, comumente, se apresenta como consequência de uma grande mudança ou transformação na vida dos envolvidos na trama. Para tanto nos valemos, entre outras,das propostas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) e Sigmund Freud(1996). O percurso abrange aspectos do medo na civilização ocidental, partindo para a problemática da catástrofe como desencadeadora do medo, tomando-a enquanto “desabamento” ou “desastre”, ocorrido em ambos os textos literários no contexto familiar, silenciosamente, porém com severidade, chocando-sec om as personagens e causando-lhes, por conseguinte, o desordenamento familiar. O cotidiano é o palco da catástrofe não vista, mas profundamente sentida, e que causa danos que corroem as relações intra e extra-familiares. O luto de oito anos imposto por Bernarda em La casa de Bernarda Alba, após a morte do marido, e a opressão sentida por Guísela perante a figura da avó em A asa esquerda do anjo(1991) desencadeiam sofrimentos e dores que,circularmente, retomam o fio da morte e,como consequência,produzem o horror como efeito de sentido.
id UFMS_ea9125df06a52b522665726fa8cf21ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/2614
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2016-02-29T21:00:02Z2021-09-30T19:57:51Z2014https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614nalisa-se neste trabalho a tríade catástrofe,medo e horror,tendo como corpusas obras A asa esquerda do anjo(em edição de 1998),de Lya Luft, e La casa de Bernarda Alba(em edição de 2005),de Federico García Lorca. São textos literários que, apesar de pertencerem a gêneros distintos–narrativo e dramático, respectivamente–,compartilham da mesma temática, o deslocamento da ordem familiar, representado não somente por meio do medo que ocorre em face do autoritarismo, mas que, comumente, se apresenta como consequência de uma grande mudança ou transformação na vida dos envolvidos na trama. Para tanto nos valemos, entre outras,das propostas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) e Sigmund Freud(1996). O percurso abrange aspectos do medo na civilização ocidental, partindo para a problemática da catástrofe como desencadeadora do medo, tomando-a enquanto “desabamento” ou “desastre”, ocorrido em ambos os textos literários no contexto familiar, silenciosamente, porém com severidade, chocando-sec om as personagens e causando-lhes, por conseguinte, o desordenamento familiar. O cotidiano é o palco da catástrofe não vista, mas profundamente sentida, e que causa danos que corroem as relações intra e extra-familiares. O luto de oito anos imposto por Bernarda em La casa de Bernarda Alba, após a morte do marido, e a opressão sentida por Guísela perante a figura da avó em A asa esquerda do anjo(1991) desencadeiam sofrimentos e dores que,circularmente, retomam o fio da morte e,como consequência,produzem o horror como efeito de sentido.ABSTRACT - El objetivo de este trabajo es desarrollar un estudio en torno a la tríada, catástrofe, miedo y horror, teniendo como corpus las obras A asa esquerda do anjo (1998), de Lya Luft, y La casa de Bernarda Alba (2005), de Federico García Lorca. Son textos que_ a pesar de pertenecer a diferentes géneros _narrativo y dramático, respectivamente_ comparten del mismo tema, el desplazamiento de orden familiar, representadas no sólo por el temor que ocurre delante de alguna autoridad, pero que se presenta habitualmente como resultado de un cambio importante o transformación en las vidas de los implicados en la trama. Para tanto, nos valeremos, entre otros, de las propuestas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) y Sigmund Freud (1996). El curso cubrirá aspectos del miedo en la civilización occidental, luego el tema de la catástrofe como un desencadenador del miedo, este como "colapso" o "desastre" se presenta en ambos los textos literarios en el contexto familiar, en silencio, pero con firmeza, impactando con los personajes y haciendo-les, por lo tanto, un desorden familiar. Lo cotidiano es el escenario de la catástrofe que no se ve, pero sentida, y causando daños que erosionan las relaciones dentro y fuera de la familia. El luto de ocho años, impuesto por Bernarda en La casa de Bernarda Alba después de la muerte de su marido, y la opresión sentida por Guisela ante la figura de su abuela en A asa esquerda do anjo (1991) desencadenan dolores y molestias que de manera circular, reanudan el hilo de la muerte y, como resultado se tiene el horror como efecto de sentido.porLiteratura ComparadaLiterature, ComparativeDesastresDisastersDesordemAffrayCatástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSantos, Rosana Cristina ZanelattoCaetano, Patrícia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.jpgPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/4/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.jpgf3a430d47e1a4f954081d03cc5fcaa73MD54ORIGINALPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdfPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdfapplication/pdf952928https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/1/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf47893e3310303d5d752d5325c33fdf6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.txtPATRÍCIA RAMOS CAETANO.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/3/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53123456789/26142021-09-30 15:57:51.513oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:51Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
title Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
spellingShingle Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
Caetano, Patrícia Ramos
Literatura Comparada
Literature, Comparative
Desastres
Disasters
Desordem
Affray
title_short Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
title_full Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
title_fullStr Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
title_full_unstemmed Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
title_sort Catástrofe, medo e horror em la casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, e a asa esquerda do anjo, de Lya Luft
author Caetano, Patrícia Ramos
author_facet Caetano, Patrícia Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Rosana Cristina Zanelatto
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Patrícia Ramos
contributor_str_mv Santos, Rosana Cristina Zanelatto
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Comparada
Literature, Comparative
Desastres
Disasters
Desordem
Affray
topic Literatura Comparada
Literature, Comparative
Desastres
Disasters
Desordem
Affray
description nalisa-se neste trabalho a tríade catástrofe,medo e horror,tendo como corpusas obras A asa esquerda do anjo(em edição de 1998),de Lya Luft, e La casa de Bernarda Alba(em edição de 2005),de Federico García Lorca. São textos literários que, apesar de pertencerem a gêneros distintos–narrativo e dramático, respectivamente–,compartilham da mesma temática, o deslocamento da ordem familiar, representado não somente por meio do medo que ocorre em face do autoritarismo, mas que, comumente, se apresenta como consequência de uma grande mudança ou transformação na vida dos envolvidos na trama. Para tanto nos valemos, entre outras,das propostas teóricas de Seligmann-Silva (2000), Jean Delumeau (2009) e Sigmund Freud(1996). O percurso abrange aspectos do medo na civilização ocidental, partindo para a problemática da catástrofe como desencadeadora do medo, tomando-a enquanto “desabamento” ou “desastre”, ocorrido em ambos os textos literários no contexto familiar, silenciosamente, porém com severidade, chocando-sec om as personagens e causando-lhes, por conseguinte, o desordenamento familiar. O cotidiano é o palco da catástrofe não vista, mas profundamente sentida, e que causa danos que corroem as relações intra e extra-familiares. O luto de oito anos imposto por Bernarda em La casa de Bernarda Alba, após a morte do marido, e a opressão sentida por Guísela perante a figura da avó em A asa esquerda do anjo(1991) desencadeiam sofrimentos e dores que,circularmente, retomam o fio da morte e,como consequência,produzem o horror como efeito de sentido.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-29T21:00:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/4/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/1/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/2/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2614/3/PATR%c3%8dCIA%20RAMOS%20CAETANO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f3a430d47e1a4f954081d03cc5fcaa73
47893e3310303d5d752d5325c33fdf6f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552862022008832