Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1821 |
Resumo: | O trabalho visa analisar a linguagem em A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, tendo por estofo teórico- crítico o conceito de místico em Ludwig Wittgenstein, e também o conceito de arquivo de Jacques Derrida. O místico tal como Wittgenstein entendia é o aparecer do que se mostra, o indizível. O filósofo chamou místico, ao mostrar que há, na linguagem, algo que é indizível – o silêncio. Sua defesa seria que o místico pode ser mostrado, porém não possa ser dito, expresso via linguagem. No romance de Lispector, a protagonista G.H., dado seu entendimento sobre a limitação da linguagem, tenta reproduzir a conquista do originário, a perda da identidade. A recapitulação que a protagonista faz do que lhe aconteceu é o exercício de linguagem de tocar no ponto que não é tocável: de arquivar a experiência. Derrida, em Mal de Arquivo: uma impressão freudiana, escreve que não há arquivo sem mal de arquivo, para o autor, mal de arquivo – desejo de lembrar a origem- deriva do esquecimento/memória. Para Derrida “estar com o mal de arquivo é sofrer de um mal. É arder de paixão, é incessantemente procurar o arquivo onde ele se esconde”. Em A paixão segundo G.H, o termo de Derrida se aproxima da falência da narradora, a falha de sua construção é comparável ao mal de arquivo porque designa a paixão da procura do arquivo onde ele se esconde, representado pela experiência mística de GH. Em tal estudo dar-se-á atenção, sobretudo, para a questão do silêncio como um traço diferenciador da linguagem empregada no livro. Além de Ludwig Wittgenstein e Jaques Derrida, outro filósofo e estudioso da obra clariciana embasará nossa discussão, Benedito Nunes, principalmente com os livros O dorso do tigre (1976), O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector (1995) e também a Edição Crítica do romance A paixão segundo G.H. (1988) organizada pelo crítico. |
id |
UFMS_fdc80828504caa680913b4754872dc20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/1821 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
2124 |
spelling |
2013-11-06T18:28:39Z2021-09-30T19:55:52Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1821O trabalho visa analisar a linguagem em A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, tendo por estofo teórico- crítico o conceito de místico em Ludwig Wittgenstein, e também o conceito de arquivo de Jacques Derrida. O místico tal como Wittgenstein entendia é o aparecer do que se mostra, o indizível. O filósofo chamou místico, ao mostrar que há, na linguagem, algo que é indizível – o silêncio. Sua defesa seria que o místico pode ser mostrado, porém não possa ser dito, expresso via linguagem. No romance de Lispector, a protagonista G.H., dado seu entendimento sobre a limitação da linguagem, tenta reproduzir a conquista do originário, a perda da identidade. A recapitulação que a protagonista faz do que lhe aconteceu é o exercício de linguagem de tocar no ponto que não é tocável: de arquivar a experiência. Derrida, em Mal de Arquivo: uma impressão freudiana, escreve que não há arquivo sem mal de arquivo, para o autor, mal de arquivo – desejo de lembrar a origem- deriva do esquecimento/memória. Para Derrida “estar com o mal de arquivo é sofrer de um mal. É arder de paixão, é incessantemente procurar o arquivo onde ele se esconde”. Em A paixão segundo G.H, o termo de Derrida se aproxima da falência da narradora, a falha de sua construção é comparável ao mal de arquivo porque designa a paixão da procura do arquivo onde ele se esconde, representado pela experiência mística de GH. Em tal estudo dar-se-á atenção, sobretudo, para a questão do silêncio como um traço diferenciador da linguagem empregada no livro. Além de Ludwig Wittgenstein e Jaques Derrida, outro filósofo e estudioso da obra clariciana embasará nossa discussão, Benedito Nunes, principalmente com os livros O dorso do tigre (1976), O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector (1995) e também a Edição Crítica do romance A paixão segundo G.H. (1988) organizada pelo crítico.ABSTRACT - This study aims at examining the language in The Passion According to GH (1964), Clarice Lispector, with the theoretical-critical mystical concept of Ludwig Wittgenstein, and also Jacques Derrida’s concept of archive. The mystic as Wittgenstein understood is the visible of what is shown, the unspeakable. The philosopher called mystical showing that there is in the language something that is unspeakable - the silence. He claimed that the mystic can be shown, but can not be said and expressed by language. In Lispector's novel, the protagonist GH, given her understanding of the language limitation, tries to reproduce the conquest of the origin, the identity loss. The recapitulation made by protagonist turns what happened to her into a language exercise of touching what is untouchable: archiving the experience. Derrida, in Archive Fever: A Freudian Impression, writes that there is no archive without archive fever, which is to the author, the desire of remembering the origin – derivative from oblivion/memory. For Derrida "to be with archive fever is suffering from a disease. Burning with passion, constantly looking for the archive where it is hidden". In The Passion According to GH, Derrida's term gets closer to the bankruptcy of the narrator, the failure of her construction is comparable to the archive fever due to the fact that it indicates the passion of searching the hidden archive, represented by the mystical experience of GH. In such a study it is given special attention to the question of silence as a differentiating feature of the language used in the book. In addition to Ludwig Wittgenstein and Jacques Derrida, another philosopher and researcher of Clarice’s underlie the basis for our discussion, Benedito Nunes, especially with the books O Dorso do Tigre (1976), O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector (1995) and also Edição Crítica of the novel The Passion According to GH (1988) organized by the critic.porFilosofia da LinguagemPhilosophy of LanguagePsicolinguísticaPsycholinguisticsClarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNolasco, Edgar CézarOliveira, Luiza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILLUIZA DE OLIVEIRA.pdf.jpgLUIZA DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/4/LUIZA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg5b4f9b2a28dcf89cc8c6f31e8f1396c9MD54ORIGINALLUIZA DE OLIVEIRA.pdfLUIZA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf26347https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/1/LUIZA%20DE%20OLIVEIRA.pdf40b91c7f821df763b3c5441b53f73056MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTLUIZA DE OLIVEIRA.pdf.txtLUIZA DE OLIVEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain10828https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/3/LUIZA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt4e63238e108224b7d8731c6edcbf59f2MD53123456789/18212021-09-30 15:55:52.966oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:52Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
title |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
spellingShingle |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. Oliveira, Luiza de Filosofia da Linguagem Philosophy of Language Psicolinguística Psycholinguistics |
title_short |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
title_full |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
title_fullStr |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
title_full_unstemmed |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
title_sort |
Clarice e o silêncio : a linguagem em A paixão segundo G.H. |
author |
Oliveira, Luiza de |
author_facet |
Oliveira, Luiza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nolasco, Edgar Cézar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luiza de |
contributor_str_mv |
Nolasco, Edgar Cézar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Linguagem Philosophy of Language Psicolinguística Psycholinguistics |
topic |
Filosofia da Linguagem Philosophy of Language Psicolinguística Psycholinguistics |
description |
O trabalho visa analisar a linguagem em A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, tendo por estofo teórico- crítico o conceito de místico em Ludwig Wittgenstein, e também o conceito de arquivo de Jacques Derrida. O místico tal como Wittgenstein entendia é o aparecer do que se mostra, o indizível. O filósofo chamou místico, ao mostrar que há, na linguagem, algo que é indizível – o silêncio. Sua defesa seria que o místico pode ser mostrado, porém não possa ser dito, expresso via linguagem. No romance de Lispector, a protagonista G.H., dado seu entendimento sobre a limitação da linguagem, tenta reproduzir a conquista do originário, a perda da identidade. A recapitulação que a protagonista faz do que lhe aconteceu é o exercício de linguagem de tocar no ponto que não é tocável: de arquivar a experiência. Derrida, em Mal de Arquivo: uma impressão freudiana, escreve que não há arquivo sem mal de arquivo, para o autor, mal de arquivo – desejo de lembrar a origem- deriva do esquecimento/memória. Para Derrida “estar com o mal de arquivo é sofrer de um mal. É arder de paixão, é incessantemente procurar o arquivo onde ele se esconde”. Em A paixão segundo G.H, o termo de Derrida se aproxima da falência da narradora, a falha de sua construção é comparável ao mal de arquivo porque designa a paixão da procura do arquivo onde ele se esconde, representado pela experiência mística de GH. Em tal estudo dar-se-á atenção, sobretudo, para a questão do silêncio como um traço diferenciador da linguagem empregada no livro. Além de Ludwig Wittgenstein e Jaques Derrida, outro filósofo e estudioso da obra clariciana embasará nossa discussão, Benedito Nunes, principalmente com os livros O dorso do tigre (1976), O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector (1995) e também a Edição Crítica do romance A paixão segundo G.H. (1988) organizada pelo crítico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-06T18:28:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:55:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1821 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/4/LUIZA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/1/LUIZA%20DE%20OLIVEIRA.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/2/license.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1821/3/LUIZA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b4f9b2a28dcf89cc8c6f31e8f1396c9 40b91c7f821df763b3c5441b53f73056 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4e63238e108224b7d8731c6edcbf59f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552821373960192 |