Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bonki, Eveline, Braga, Tania Moron Saes [UNESP], Schier, Ana Cândida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000108
http://hdl.handle.net/11449/10607
Resumo: Este estudo tem como objetivo indicar um panorama geral sobre a produção de conhecimento no que tange os padrões para o desenvolvimento da narrativa oral, nos últimos quatro anos por meio de uma revisão bibliográfica sistematizada, voltada para a temática de intervenção em linguagem infantil, com o uso de narrativas orais. A revisão foi realizada em uma única etapa, com critérios específicos, utilizando os seguintes descritores: narrativas, narrativa, narrativas de crianças, linguagem e desenvolvimento, linguagem oral, habilidades linguísticas, linguagem falada, linguagem infantil, narração/narração de histórias e linguagem. O período considerado foi de 2007 a 2011. Foram obtidos 900 registros, dentre os quais, nove (1%) atenderam aos critérios estabelecidos para análise. A maioria dos estudos relacionou-se com análises psicolinguísticas. Apenas um estudo utilizou método experimental. No período considerado foram produzidos poucos estudos abordando narrativas orais infantis; a sua grande maioria levou em consideração, fundamentalmente, aspectos cognitivos e linguísticos no processo de desenvolvimento da habilidade narrativa; a grande maioria das pesquisas foi realizada com crianças que possuem algum tipo de alteração em seu desenvolvimento linguístico. Considera-se que a produção de conhecimento, em relação ao desenvolvimento de narrativas orais infantis, exige, atualmente, um olhar voltado para as intervenções que utilizem metodologia experimental. Por fim, considera-se que é necessária uma atenção maior em relação ao desenvolvimento típico da habilidade narrativa.
id UNSP_b9c44052ac2a226dfbec7a3727eed650
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10607
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantilProduction of knowledge on oral narratives: contributions to research on child languagePsicolinguísticaDesenvolvimento da LinguagemLinguagem InfantilPsycholinguisticsLanguage DevelopmentChild LanguageEste estudo tem como objetivo indicar um panorama geral sobre a produção de conhecimento no que tange os padrões para o desenvolvimento da narrativa oral, nos últimos quatro anos por meio de uma revisão bibliográfica sistematizada, voltada para a temática de intervenção em linguagem infantil, com o uso de narrativas orais. A revisão foi realizada em uma única etapa, com critérios específicos, utilizando os seguintes descritores: narrativas, narrativa, narrativas de crianças, linguagem e desenvolvimento, linguagem oral, habilidades linguísticas, linguagem falada, linguagem infantil, narração/narração de histórias e linguagem. O período considerado foi de 2007 a 2011. Foram obtidos 900 registros, dentre os quais, nove (1%) atenderam aos critérios estabelecidos para análise. A maioria dos estudos relacionou-se com análises psicolinguísticas. Apenas um estudo utilizou método experimental. No período considerado foram produzidos poucos estudos abordando narrativas orais infantis; a sua grande maioria levou em consideração, fundamentalmente, aspectos cognitivos e linguísticos no processo de desenvolvimento da habilidade narrativa; a grande maioria das pesquisas foi realizada com crianças que possuem algum tipo de alteração em seu desenvolvimento linguístico. Considera-se que a produção de conhecimento, em relação ao desenvolvimento de narrativas orais infantis, exige, atualmente, um olhar voltado para as intervenções que utilizem metodologia experimental. Por fim, considera-se que é necessária uma atenção maior em relação ao desenvolvimento típico da habilidade narrativa.The purpose of this study is to indicate an overview about knowledge production regarding the standards for the development of oral narrative in the past four years through a systematic literature review, focused on intervention thematic in child language, with the use of oral narratives. The review was held in a single step, with specific criteria, using the following descriptors: storytelling, narrative, children narratives, language and development, oral language, linguistics skills, spoken language, child language, narration/storytelling and language. The period considered was from 2007 to 2011. There were obtained 900 records, among which, nine (1%) met the criteria established for this review. The majority of studies were related to psycholinguistics analysis. Only one study used experimental method. In the analyzed period, few studies addressing children's oral narratives were produced; the vast majority took into consideration, primarily, cognitive and linguistic aspects in the development process of narrative skill; the vast majority of researches have been conducted with children who have any type of alteration in their linguistic development. It is believed that the production of knowledge, in relation to the development of oral narratives for children, currently requires a care towards interventions that use experimental methodology. Finally, it is believed that greater attention is required in relation to the development of narrative skills.Universidade Estadual do Centro Oeste Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Especial Programa de Pós-graduação em EducaçãoSecretaria Municipal de Educação de MalletUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Especial Programa de Pós-graduação em EducaçãoCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Secretaria Municipal de Educação de MalletOliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Bonki, EvelineBraga, Tania Moron Saes [UNESP]Schier, Ana Cândida2014-05-20T13:31:08Z2014-05-20T13:31:08Z2013-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-214application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000108Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 15, n. 1, p. 207-214, 2013.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1060710.1590/S1516-18462012005000108S1516-18462013000100024S1516-18462013000100024.pdf65353560228974740000-0002-0156-3804SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10607Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
Production of knowledge on oral narratives: contributions to research on child language
title Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
spellingShingle Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Psicolinguística
Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Psycholinguistics
Language Development
Child Language
title_short Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
title_full Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
title_fullStr Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
title_full_unstemmed Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
title_sort Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil
author Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
author_facet Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Bonki, Eveline
Braga, Tania Moron Saes [UNESP]
Schier, Ana Cândida
author_role author
author2 Bonki, Eveline
Braga, Tania Moron Saes [UNESP]
Schier, Ana Cândida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Secretaria Municipal de Educação de Mallet
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Bonki, Eveline
Braga, Tania Moron Saes [UNESP]
Schier, Ana Cândida
dc.subject.por.fl_str_mv Psicolinguística
Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Psycholinguistics
Language Development
Child Language
topic Psicolinguística
Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
Psycholinguistics
Language Development
Child Language
description Este estudo tem como objetivo indicar um panorama geral sobre a produção de conhecimento no que tange os padrões para o desenvolvimento da narrativa oral, nos últimos quatro anos por meio de uma revisão bibliográfica sistematizada, voltada para a temática de intervenção em linguagem infantil, com o uso de narrativas orais. A revisão foi realizada em uma única etapa, com critérios específicos, utilizando os seguintes descritores: narrativas, narrativa, narrativas de crianças, linguagem e desenvolvimento, linguagem oral, habilidades linguísticas, linguagem falada, linguagem infantil, narração/narração de histórias e linguagem. O período considerado foi de 2007 a 2011. Foram obtidos 900 registros, dentre os quais, nove (1%) atenderam aos critérios estabelecidos para análise. A maioria dos estudos relacionou-se com análises psicolinguísticas. Apenas um estudo utilizou método experimental. No período considerado foram produzidos poucos estudos abordando narrativas orais infantis; a sua grande maioria levou em consideração, fundamentalmente, aspectos cognitivos e linguísticos no processo de desenvolvimento da habilidade narrativa; a grande maioria das pesquisas foi realizada com crianças que possuem algum tipo de alteração em seu desenvolvimento linguístico. Considera-se que a produção de conhecimento, em relação ao desenvolvimento de narrativas orais infantis, exige, atualmente, um olhar voltado para as intervenções que utilizem metodologia experimental. Por fim, considera-se que é necessária uma atenção maior em relação ao desenvolvimento típico da habilidade narrativa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
2014-05-20T13:31:08Z
2014-05-20T13:31:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000108
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 15, n. 1, p. 207-214, 2013.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/10607
10.1590/S1516-18462012005000108
S1516-18462013000100024
S1516-18462013000100024.pdf
6535356022897474
0000-0002-0156-3804
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000108
http://hdl.handle.net/11449/10607
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 15, n. 1, p. 207-214, 2013.
1516-1846
10.1590/S1516-18462012005000108
S1516-18462013000100024
S1516-18462013000100024.pdf
6535356022897474
0000-0002-0156-3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207-214
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128210611732480