A proposta de educação da te-arte que subjaz ao documentário “Sementes do nosso quintal”: narrativas de uma experiência vivida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cátia Mara Soares Garcêz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1213
Resumo: O propósito principal deste trabalho foi de apresentar e analisar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil, intitulada Te-Arte, da educadora Tereza Soares Pagani, a Therezita, localizada em São Paulo/SP, fazendo uma ponte com o que é registrado e apresentado no “Documentário Sementes do Nosso Quintal”, da Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo. Trata da experiência vivenciada de maneira extracurricular desenvolvida pela graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso-MT, nos dias 18, 19 e 20/06/2018. A pesquisa descreve uma proposta de educação bastante diferente, com foco na educação orgânica, contato com o meio ambiente e respeito à criança e à infância, tendo como idealizadora e educadora Tereza Soares Pagani. Os teóricos que fundamentam a pesquisa são da área da infância e do brincar. Metodologicamente utiliza-se da abordagem qualitativa, com foco nas narrativas de si, tendo como instrumentos para coleta de dados as narrativas das vivências e experiências na Te-Arte. Conclui-se que estar na Te-Arte possibilitou à pesquisadora vivenciar, sentir e registrar vários momentos de respeito à criança; conhecer uma realidade de uma escola onde as famílias fazem parte de todo desenvolvimento dos seus filhos, preocupados com a saúde física e mental e toda a responsabilidade que a eles compete. Perceber a valorização das pessoas mais velhas, a importância dos seus saberes e da cultura popular. Narrar essa experiência é a contribuição da graduanda na condição de pesquisadora, para com a Educação Infantil.
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