A história da Química no ensino básico de nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Leliane Lorena de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690
Resumo: Chemistry is a science in constant transformation and its concepts also change with time, but everything we know today has a story, so why not use it as help in explanation of content in high school classes. This work has the aim to understand how the history of chemistry can be used in high school Chemistry classes, the information was acquired by bibliographic and research along to teachers through a focus group. In addition to bringing a proposal for a didactic sequence to contribute in teaching chemistry. In this study it was possible to notice that the history of chemistry is a great tool to enhance the learning of students in addition to providing scientific knowledge, the information collected with the teachers served as motivation for construction of didactic sequence, because you can't just raise a problem we need to help solve it.
id UFMT-1_4047c2098ae216d70be4e4dab0bff309
oai_identifier_str oai:localhost:1/2690
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A história da Química no ensino básico de nível médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAHistoricidadeQuímicaSequência DidáticaHistoricityChemistryDidactic SequenceChemistry is a science in constant transformation and its concepts also change with time, but everything we know today has a story, so why not use it as help in explanation of content in high school classes. This work has the aim to understand how the history of chemistry can be used in high school Chemistry classes, the information was acquired by bibliographic and research along to teachers through a focus group. In addition to bringing a proposal for a didactic sequence to contribute in teaching chemistry. In this study it was possible to notice that the history of chemistry is a great tool to enhance the learning of students in addition to providing scientific knowledge, the information collected with the teachers served as motivation for construction of didactic sequence, because you can't just raise a problem we need to help solve it.A Química é uma Ciência em constante transformação e seus conceitos, também, mudam com o tempo, tudo que hoje conhecemos tem uma história, então porque não utilizar dela como auxilio na explicação de conteúdos nas aulas do ensino médio. E este trabalho tem o objetivo principal compreender como a História da Química pode ser utilizada nas aulas de Química do Ensino Médio. As informações foram adquiridas por pesquisas bibliográficas e juntamente aos professores através de um grupo focal, além de trazer uma proposta de sequência didática para contribuir no ensino de Química. Na realização deste trabalho foi possível perceber que a história da Química é uma ótima ferramenta para aprimorar o aprendizado dos alunos além de fornecer conhecimento científico. As informações colhidas com os professores serviram de motivação para construção da sequência didática, pois não se pode apenas levantar um problema é preciso ajudar a resolvê-lo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopQuímica - CUSRosinke, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965Rosinke, Patríciahttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965Dresch, Mauro Andréhttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132Guilardi Junior, Feliciohttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368Barros, Leliane Lorena de2022-11-16T21:51:04Z2016-08-192022-11-16T21:51:04Z2016-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetBARROS, Leliane Lorena de. A história da Química no ensino básico de nível médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-11-20T06:00:39Zoai:localhost:1/2690Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2022-11-20T06:00:39falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2022-11-20T06:00:39Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da Química no ensino básico de nível médio
title A história da Química no ensino básico de nível médio
spellingShingle A história da Química no ensino básico de nível médio
Barros, Leliane Lorena de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Historicidade
Química
Sequência Didática
Historicity
Chemistry
Didactic Sequence
title_short A história da Química no ensino básico de nível médio
title_full A história da Química no ensino básico de nível médio
title_fullStr A história da Química no ensino básico de nível médio
title_full_unstemmed A história da Química no ensino básico de nível médio
title_sort A história da Química no ensino básico de nível médio
author Barros, Leliane Lorena de
author_facet Barros, Leliane Lorena de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosinke, Patrícia
http://lattes.cnpq.br/3135869298084965
Rosinke, Patrícia
http://lattes.cnpq.br/3135869298084965
Dresch, Mauro André
http://lattes.cnpq.br/2779525668838132
Guilardi Junior, Felicio
http://lattes.cnpq.br/1623424561382368
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Leliane Lorena de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Historicidade
Química
Sequência Didática
Historicity
Chemistry
Didactic Sequence
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Historicidade
Química
Sequência Didática
Historicity
Chemistry
Didactic Sequence
description Chemistry is a science in constant transformation and its concepts also change with time, but everything we know today has a story, so why not use it as help in explanation of content in high school classes. This work has the aim to understand how the history of chemistry can be used in high school Chemistry classes, the information was acquired by bibliographic and research along to teachers through a focus group. In addition to bringing a proposal for a didactic sequence to contribute in teaching chemistry. In this study it was possible to notice that the history of chemistry is a great tool to enhance the learning of students in addition to providing scientific knowledge, the information collected with the teachers served as motivation for construction of didactic sequence, because you can't just raise a problem we need to help solve it.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19
2016-08-18
2022-11-16T21:51:04Z
2022-11-16T21:51:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Leliane Lorena de. A história da Química no ensino básico de nível médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690
identifier_str_mv BARROS, Leliane Lorena de. A história da Química no ensino básico de nível médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Química - CUS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Química - CUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658255924822016