Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Colari dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3407
Resumo: This study aimed to analyse how important is the experimentation in Physics classes at second year of High School of Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino during the afternoon period in Sinop - MT. Were applied different techniques in this study, at optical teaching, one was only theorical and the other one with the use of experimentation in class. After the conclusion of the classes, 31 students who participated in those classes had been asked to fill in a structured questionnaire with nine objective questions and three subjective ones. The survey shows the experimentation in classroom is more importantly, whereas the students demonstrated better understanding than when was used only the theory, and encouraged them to study. Due to lack of time load, the professionals in this area don't perform experimental activities in classroom. While researches show activities with low cost materials, easy of achievement, many teachers don't realize it. Even known that experimentation is important to development of know ledge, however is little used in the classroom. At last, it proposed to relate the activities in the classroom to student's daily routine, becoming possible the discuss those situations encountered, increasing interaction students x teachers, providing training of critical student ideas, making them citizens capable to discuss and find solutions to daily problems.
id UFMT-1_5477f831049c457ba68aba17e2fb3632
oai_identifier_str oai:localhost:1/3407
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino MédioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAExperimentaçãoEnsino de FísicaSala de aulaExperimentationPhysics EducationClassroomThis study aimed to analyse how important is the experimentation in Physics classes at second year of High School of Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino during the afternoon period in Sinop - MT. Were applied different techniques in this study, at optical teaching, one was only theorical and the other one with the use of experimentation in class. After the conclusion of the classes, 31 students who participated in those classes had been asked to fill in a structured questionnaire with nine objective questions and three subjective ones. The survey shows the experimentation in classroom is more importantly, whereas the students demonstrated better understanding than when was used only the theory, and encouraged them to study. Due to lack of time load, the professionals in this area don't perform experimental activities in classroom. While researches show activities with low cost materials, easy of achievement, many teachers don't realize it. Even known that experimentation is important to development of know ledge, however is little used in the classroom. At last, it proposed to relate the activities in the classroom to student's daily routine, becoming possible the discuss those situations encountered, increasing interaction students x teachers, providing training of critical student ideas, making them citizens capable to discuss and find solutions to daily problems.Este estudo objetivou analisar a importância da experimentação nas aulas de Física do 2o ano do Ensino Médio na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino no período vespertino em Sinop-MT. Neste estudo foram aplicadas diferentes técnicas didáticas no ensino de óptica, um somente teórico e outro com a utilização da experimentação. Após a realização das aulasaplicou-se um questionário diagnóstico estruturado com nove questões objetivas e três subjetivas, destinada a 31 alunos que participaram das aulas. Os resultados obtidos com o questionário demonstram o quão importante é a experimentação em sala de aula, os alunos demonstraram melhor entendimento, diferente de quando foi usado apenas a teoria, além de motivar os mesmos a estudar. A falta de carga horária é um dos motivos apresentados pelos profissionais da área para não realizar atividades experimentais em sala de aula. Muitas pesquisas apontam atividades realizadas com materiais de baixo custo, facilidade na realização, porém os professores ainda não realizam. Pode-se concluir que a experimentação é importante para o ensino aprendizagem, mais muito pouco utilizada em sala de aula. Assim, propõem-se relacionar as atividades em sala de aula ao cotidiano do aluno, fazendo com que as situações encontradas possam ser discutidas em sala, aumentando a interação alunos x professores, proporcionando uma formação de ideias críticas do aluno, tornando-os cidadãos capazes de discutir e encontrar soluções para problemas cotidianos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – SinopUFMT CUS - SinopFísica - CUSBattirola, Leandro Dênishttp://lattes.cnpq.br/8523225130052169Battirola, Leandro Dênishttp://lattes.cnpq.br/8523225130052169Teixeira, Colari dos Santos2023-09-01T20:31:40Z2016-07-202023-09-01T20:31:40Z2016-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetTEIXEIRA, Colari dos Santos. Utilização de experimentação em sala de aula, A: relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-09-02T07:02:32Zoai:localhost:1/3407Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-09-02T07:02:32falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-09-02T07:02:32Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
title Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
spellingShingle Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
Teixeira, Colari dos Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Experimentação
Ensino de Física
Sala de aula
Experimentation
Physics Education
Classroom
title_short Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
title_full Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
title_fullStr Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
title_full_unstemmed Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
title_sort Utilização de experimentação em sala de aula, A : relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio
author Teixeira, Colari dos Santos
author_facet Teixeira, Colari dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Battirola, Leandro Dênis
http://lattes.cnpq.br/8523225130052169
Battirola, Leandro Dênis
http://lattes.cnpq.br/8523225130052169
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Colari dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Experimentação
Ensino de Física
Sala de aula
Experimentation
Physics Education
Classroom
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Experimentação
Ensino de Física
Sala de aula
Experimentation
Physics Education
Classroom
description This study aimed to analyse how important is the experimentation in Physics classes at second year of High School of Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino during the afternoon period in Sinop - MT. Were applied different techniques in this study, at optical teaching, one was only theorical and the other one with the use of experimentation in class. After the conclusion of the classes, 31 students who participated in those classes had been asked to fill in a structured questionnaire with nine objective questions and three subjective ones. The survey shows the experimentation in classroom is more importantly, whereas the students demonstrated better understanding than when was used only the theory, and encouraged them to study. Due to lack of time load, the professionals in this area don't perform experimental activities in classroom. While researches show activities with low cost materials, easy of achievement, many teachers don't realize it. Even known that experimentation is important to development of know ledge, however is little used in the classroom. At last, it proposed to relate the activities in the classroom to student's daily routine, becoming possible the discuss those situations encountered, increasing interaction students x teachers, providing training of critical student ideas, making them citizens capable to discuss and find solutions to daily problems.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-20
2016-08-15
2023-09-01T20:31:40Z
2023-09-01T20:31:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Colari dos Santos. Utilização de experimentação em sala de aula, A: relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3407
identifier_str_mv TEIXEIRA, Colari dos Santos. Utilização de experimentação em sala de aula, A: relatos de caso nas aulas de Óptica no Ensino Médio. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Física - CUS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
UFMT CUS - Sinop
Física - CUS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012970806968320