Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Yuri Silva e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1707
Resumo: Education in its entirety served to maintain and reproduce human capital, in this perspective the text presented here makes a bibliographical research in order to analyze how symbolic violence as a pedagogical action in school physical education contributes to the perpetuation and continuity of the hegemony of dominant class. Starting from a brief sociocultural panorama highlighting the school reality, teacher training, pedagogical action, symbolic violence and school physical education. It is perceived that such influences are intended to ensure that there is no emancipation process, although it contains the term in the documents proposed for education. Finally, it is important to note that the preservation of structures takes place implicitly and institutionally, hiding reality for the population.
id UFMT-1_70990827e3cbd460ee3c378845abb774
oai_identifier_str oai:localhost:1/1707
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física EscolarCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAViolência SimbólicaEducação Física EscolarFormação de ProfessoresSymbolic violenceSchool Physical educationFormation of TeachersEducation in its entirety served to maintain and reproduce human capital, in this perspective the text presented here makes a bibliographical research in order to analyze how symbolic violence as a pedagogical action in school physical education contributes to the perpetuation and continuity of the hegemony of dominant class. Starting from a brief sociocultural panorama highlighting the school reality, teacher training, pedagogical action, symbolic violence and school physical education. It is perceived that such influences are intended to ensure that there is no emancipation process, although it contains the term in the documents proposed for education. Finally, it is important to note that the preservation of structures takes place implicitly and institutionally, hiding reality for the population.A educação quase em sua totalidade serviu para manutenção e reprodução do capital humano, nessa perspectiva o texto aqui apresentado deriva de pesquisa bibliográfica afim de analisar como a violência simbólica enquanto ação pedagógica na educação física escolar contribui para que haja a perpetuação e continuidade da hegemonia da classe dominante. A partir de um breve panorama sociocultural destacando a realidade escolar, formação de professores, ação pedagógica, violência simbólica e a educação física escolar. Percebe-se que tais influências tem o intuito de garantir que não haja o processo de emancipação, apesar de conter o termo nos documentos proposto para educação. Para finalizar destaca-se que a preservação das estruturas acontece de forma implícita e institucionalizada, ocultando a realidade para a população.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – AraguaiaUFMT CUC - CuiabáEducação Física - CUASouza, Warley Carlos dehttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322Nez, Egeslaine dehttp://lattes.cnpq.br/6197279063733225Guedes, Mauricio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1577206334586669Silva, Paulo Yuri Silva e2020-03-30T19:55:37Z2019-04-102020-03-30T19:55:37Z2019-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Paulo Yuri Silva e. Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar. 2019. 63 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-04-19T18:28:59Zoai:localhost:1/1707Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2021-04-19T18:28:59falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2021-04-19T18:28:59Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
title Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
spellingShingle Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
Silva, Paulo Yuri Silva e
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Violência Simbólica
Educação Física Escolar
Formação de Professores
Symbolic violence
School Physical education
Formation of Teachers
title_short Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
title_full Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
title_fullStr Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
title_sort Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar
author Silva, Paulo Yuri Silva e
author_facet Silva, Paulo Yuri Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Warley Carlos de
http://lattes.cnpq.br/5082809234439322
Nez, Egeslaine de
http://lattes.cnpq.br/6197279063733225
Guedes, Mauricio da Silva
http://lattes.cnpq.br/1577206334586669
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Yuri Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Violência Simbólica
Educação Física Escolar
Formação de Professores
Symbolic violence
School Physical education
Formation of Teachers
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Violência Simbólica
Educação Física Escolar
Formação de Professores
Symbolic violence
School Physical education
Formation of Teachers
description Education in its entirety served to maintain and reproduce human capital, in this perspective the text presented here makes a bibliographical research in order to analyze how symbolic violence as a pedagogical action in school physical education contributes to the perpetuation and continuity of the hegemony of dominant class. Starting from a brief sociocultural panorama highlighting the school reality, teacher training, pedagogical action, symbolic violence and school physical education. It is perceived that such influences are intended to ensure that there is no emancipation process, although it contains the term in the documents proposed for education. Finally, it is important to note that the preservation of structures takes place implicitly and institutionally, hiding reality for the population.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-10
2019-04-05
2020-03-30T19:55:37Z
2020-03-30T19:55:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/dataset
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Paulo Yuri Silva e. Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar. 2019. 63 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1707
identifier_str_mv SILVA, Paulo Yuri Silva e. Violência Simbólica como ação Pedagógica na Educação Física Escolar. 2019. 63 f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontal do Araguaia, 2019.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/1707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUC - Cuiabá
Educação Física - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
UFMT CUC - Cuiabá
Educação Física - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1784991307060477952