Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492 |
Resumo: | This work aims to present the possible contributions of psychoanalysis in Mathematics Education. In order to understand the field of study of Psychoanalysis, we will base ourselves on two main works by Freud: Five Lessons in Psychoanalysis (FREUD, 1909-1910/2012) and Introductory Conferences to Psychoanalysis (FREUD, 1916-1917/2012). The objective is to reflect on the possibilities of contribution of psychoanalysis to the formation of Mathematics teachers. In the dialogue between the two areas, the effect of the psychoanalytic perspective on educational issues, such as those related to school failure, is evident. It is hoped to stimulate the opening of possible dialogues between these fields that have in common, above all, the issue of human development. |
id |
UFMT-1_86c6d30b5ade0e02bc83f65e34d2153b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3492 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaPsicanáliseFormação de professoresMathematics educationPsychoanalysisTeacher trainingThis work aims to present the possible contributions of psychoanalysis in Mathematics Education. In order to understand the field of study of Psychoanalysis, we will base ourselves on two main works by Freud: Five Lessons in Psychoanalysis (FREUD, 1909-1910/2012) and Introductory Conferences to Psychoanalysis (FREUD, 1916-1917/2012). The objective is to reflect on the possibilities of contribution of psychoanalysis to the formation of Mathematics teachers. In the dialogue between the two areas, the effect of the psychoanalytic perspective on educational issues, such as those related to school failure, is evident. It is hoped to stimulate the opening of possible dialogues between these fields that have in common, above all, the issue of human development.Este trabalho tem como finalidade apresentar possíveis contribuições da psicanálise na Educação Matemática. Para a compreensão do campo de estudo da Psicanálise, iremos nos fundamentar em duas principais obras de Freud: Cinco lições de psicanálise (FREUD, 1909- 1910/2012) e Conferências introdutórias à psicanálise (FREUD, 1916-1917/2012). O objetivo é refletir sobre as possibilidades de contribuição da psicanálise para a formação de professores de Matemática. No diálogo entre as duas áreas evidencia-se o efeito do olhar psicanalítico sobre as questões educacionais, tais como as relativas ao fracasso escolar. Espera-se estimular a abertura de possíveis diálogos entre esses campos que têm em comum, acima de qualquer coisa, a questão do desenvolvimento humano.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáMatemática - CUC - LicenciaturaBenetti, Djeison027.001.521-31http://lattes.cnpq.br/8656850507882857Benetti, Djeison027.001.521-31http://lattes.cnpq.br/8656850507882857Silva, Aparecida Augusta da572.295.111-00http://lattes.cnpq.br/6315522947587402Santos, Vinícius Machado Pereira dos082.502.188-09http://lattes.cnpq.br/4543504070083751Amaral, Polyana dos Santos2023-10-06T14:27:07Z2022-05-242023-10-06T14:27:07Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetAMARAL, Polyana dos Santos. Educação matemática e psicanálise: uma (tentativa de) aproximação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-08T07:00:48Zoai:localhost:1/3492Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-10-08T07:00:48falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-10-08T07:00:48Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
title |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
spellingShingle |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação Amaral, Polyana dos Santos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Psicanálise Formação de professores Mathematics education Psychoanalysis Teacher training |
title_short |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
title_full |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
title_fullStr |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
title_full_unstemmed |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
title_sort |
Educação matemática e psicanálise : uma (tentativa de) aproximação |
author |
Amaral, Polyana dos Santos |
author_facet |
Amaral, Polyana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Benetti, Djeison 027.001.521-31 http://lattes.cnpq.br/8656850507882857 Benetti, Djeison 027.001.521-31 http://lattes.cnpq.br/8656850507882857 Silva, Aparecida Augusta da 572.295.111-00 http://lattes.cnpq.br/6315522947587402 Santos, Vinícius Machado Pereira dos 082.502.188-09 http://lattes.cnpq.br/4543504070083751 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Polyana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Psicanálise Formação de professores Mathematics education Psychoanalysis Teacher training |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Psicanálise Formação de professores Mathematics education Psychoanalysis Teacher training |
description |
This work aims to present the possible contributions of psychoanalysis in Mathematics Education. In order to understand the field of study of Psychoanalysis, we will base ourselves on two main works by Freud: Five Lessons in Psychoanalysis (FREUD, 1909-1910/2012) and Introductory Conferences to Psychoanalysis (FREUD, 1916-1917/2012). The objective is to reflect on the possibilities of contribution of psychoanalysis to the formation of Mathematics teachers. In the dialogue between the two areas, the effect of the psychoanalytic perspective on educational issues, such as those related to school failure, is evident. It is hoped to stimulate the opening of possible dialogues between these fields that have in common, above all, the issue of human development. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-24 2022-03-28 2023-10-06T14:27:07Z 2023-10-06T14:27:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Polyana dos Santos. Educação matemática e psicanálise: uma (tentativa de) aproximação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Polyana dos Santos. Educação matemática e psicanálise: uma (tentativa de) aproximação. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Matemática - CUC - Licenciatura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Matemática - CUC - Licenciatura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012970068770816 |