Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Natalia Maria da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17175
Resumo: A Escrita Reflexiva é um tema que tem se destacado no âmbito da formação de professores por apresentar contribuições para aspectos da docência. O presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida em torno dessa temática, mais especificamente dos tipos de escrita reflexiva. Realizou-se inicialmente a leitura de todo o material disponível, as escritas reflexivas de dois futuros professores de Matemática de uma Universidade Pública Paranaense, presentes em um instrumento denominado Caderno de aulas com reflexões, produzidas em um bimestre do ano de 2019 no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática. Após conhecer o material, foram realizadas uma leitura vertical e uma leitura horizontal. Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar a escrita reflexiva de futuros professores de Matemática, identificar tipos de escrita reflexiva presentes no Caderno de aula com reflexões e identificar e analisar que elementos (ações formativas) presentes no Caderno de aula com reflexões possibilitaram tais tipos de escrita reflexiva. De um modo geral, pode-se identificar que os futuros professores relatam em suas escritas reflexivas aprendizados, dúvidas, esclarecimentos, autoquestiomentos, fatos que despertaram seu interesse, experiências de estudo, entre outros. No que diz respeito aos tipos de escritas reflexivas, pautados na caraterização de Rivera (2017), tem-se que foram identificadas escritas Tipo Descrição, Tipo Explicação e Tipo Exploração. Em relação às ações formativas que possibilitaram tais escritas, identificou-se, por exemplo, Tarefa de explicar os procedimentos de resolução das operações aritméticas, Estudo individual ou em grupo, Questionamentos do professor (formador), Apresentações dos colegas, entre outras foram identificadas como possibilitadoras de um ou mais tipos de escrita reflexiva.
id UEL_35081713e3f8c864f6638e5b02ca39e3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17175
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemáticaProspective mathematics teachers’ types of reflective writingEducação matemáticaFormação de professoresEscrita reflexivaProfessores - FormaçãoProfessores de matemática - FormaçãoCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationTeacher educationReflective writingMathematics teachers - Training ofTeacher trainingA Escrita Reflexiva é um tema que tem se destacado no âmbito da formação de professores por apresentar contribuições para aspectos da docência. O presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida em torno dessa temática, mais especificamente dos tipos de escrita reflexiva. Realizou-se inicialmente a leitura de todo o material disponível, as escritas reflexivas de dois futuros professores de Matemática de uma Universidade Pública Paranaense, presentes em um instrumento denominado Caderno de aulas com reflexões, produzidas em um bimestre do ano de 2019 no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática. Após conhecer o material, foram realizadas uma leitura vertical e uma leitura horizontal. Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar a escrita reflexiva de futuros professores de Matemática, identificar tipos de escrita reflexiva presentes no Caderno de aula com reflexões e identificar e analisar que elementos (ações formativas) presentes no Caderno de aula com reflexões possibilitaram tais tipos de escrita reflexiva. De um modo geral, pode-se identificar que os futuros professores relatam em suas escritas reflexivas aprendizados, dúvidas, esclarecimentos, autoquestiomentos, fatos que despertaram seu interesse, experiências de estudo, entre outros. No que diz respeito aos tipos de escritas reflexivas, pautados na caraterização de Rivera (2017), tem-se que foram identificadas escritas Tipo Descrição, Tipo Explicação e Tipo Exploração. Em relação às ações formativas que possibilitaram tais escritas, identificou-se, por exemplo, Tarefa de explicar os procedimentos de resolução das operações aritméticas, Estudo individual ou em grupo, Questionamentos do professor (formador), Apresentações dos colegas, entre outras foram identificadas como possibilitadoras de um ou mais tipos de escrita reflexiva.Reflective Writing is a topic that has stood out in the context of teacher education for contributing to aspects of teaching. This work describes a study developed around reflective writing, more specifically, types of reflective writing. An analysis of the reflective writings of two prospective mathematics teachers from a public university in Paraná was carried out, collected from an instrument called Caderno de aulas com reflexões (Class notebook with reflections), produced in the first two months of the year 2019 while they attended the school subject Practice and Methodology in Mathematics Teaching. This study aimed to analyse the reflective writing of prospective mathematics teachers, identifying the types of reflective writing found in the Caderno de aulas com reflexões, and identifying and analysing which elements (formative actions) found in the notebooks made those types possible. We verified generally that the prospective teachers register, among other, what they learned, their doubts, clarifications, self-questioning, facts that aroused their interest, study experiences in their reflective writings. Regarding the types of reflective writing, based on Rivera's (2017) typification, the Description Type, Explanation Type, and Exploration Type have been identified. Regarding the formation actions that made such writings possible, the following actions, for example, were identified as enabling one or more types of reflective writing: Task to explain the procedures for solving arithmetic operations, Individual or group study, Teacher educator’s questioning, and Classmates’ presentations.Santos, Edilaine Regina dosSavioli, Angela Marta Pereira das DoresRodrigues, Paulo HenriqueSoares, Natalia Maria da Silva2024-08-12T17:08:23Z2024-08-12T17:08:23Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17175porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina86 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T06:06:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-13T06:06:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
Prospective mathematics teachers’ types of reflective writing
title Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
spellingShingle Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
Soares, Natalia Maria da Silva
Educação matemática
Formação de professores
Escrita reflexiva
Professores - Formação
Professores de matemática - Formação
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Teacher education
Reflective writing
Mathematics teachers - Training of
Teacher training
title_short Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
title_full Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
title_fullStr Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
title_full_unstemmed Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
title_sort Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática
author Soares, Natalia Maria da Silva
author_facet Soares, Natalia Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Edilaine Regina dos
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Rodrigues, Paulo Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Natalia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Formação de professores
Escrita reflexiva
Professores - Formação
Professores de matemática - Formação
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Teacher education
Reflective writing
Mathematics teachers - Training of
Teacher training
topic Educação matemática
Formação de professores
Escrita reflexiva
Professores - Formação
Professores de matemática - Formação
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Teacher education
Reflective writing
Mathematics teachers - Training of
Teacher training
description A Escrita Reflexiva é um tema que tem se destacado no âmbito da formação de professores por apresentar contribuições para aspectos da docência. O presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida em torno dessa temática, mais especificamente dos tipos de escrita reflexiva. Realizou-se inicialmente a leitura de todo o material disponível, as escritas reflexivas de dois futuros professores de Matemática de uma Universidade Pública Paranaense, presentes em um instrumento denominado Caderno de aulas com reflexões, produzidas em um bimestre do ano de 2019 no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática. Após conhecer o material, foram realizadas uma leitura vertical e uma leitura horizontal. Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar a escrita reflexiva de futuros professores de Matemática, identificar tipos de escrita reflexiva presentes no Caderno de aula com reflexões e identificar e analisar que elementos (ações formativas) presentes no Caderno de aula com reflexões possibilitaram tais tipos de escrita reflexiva. De um modo geral, pode-se identificar que os futuros professores relatam em suas escritas reflexivas aprendizados, dúvidas, esclarecimentos, autoquestiomentos, fatos que despertaram seu interesse, experiências de estudo, entre outros. No que diz respeito aos tipos de escritas reflexivas, pautados na caraterização de Rivera (2017), tem-se que foram identificadas escritas Tipo Descrição, Tipo Explicação e Tipo Exploração. Em relação às ações formativas que possibilitaram tais escritas, identificou-se, por exemplo, Tarefa de explicar os procedimentos de resolução das operações aritméticas, Estudo individual ou em grupo, Questionamentos do professor (formador), Apresentações dos colegas, entre outras foram identificadas como possibilitadoras de um ou mais tipos de escrita reflexiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05
2024-08-12T17:08:23Z
2024-08-12T17:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17175
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
86 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823279660138496