Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo. |
id |
UFMT-1_a8b517cc110581784cd1c3e8c66b442e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1224 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFundamentos da educação infantilFroebelFreinetMontessoriEste trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisPedagogia - CURWillms, Elni Elisahttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403Willms, Elni Elisahttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403Souza, Maria das Graças da Silva2019-07-01T20:16:40Z2019-02-252019-07-01T20:16:40Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-07-06T07:00:32Zoai:localhost:1/1224Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-07-06T07:00:32falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-07-06T07:00:32Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
title |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
spellingShingle |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil Souza, Maria das Graças da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Fundamentos da educação infantil Froebel Freinet Montessori |
title_short |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
title_full |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
title_fullStr |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
title_full_unstemmed |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
title_sort |
Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil |
author |
Souza, Maria das Graças da Silva |
author_facet |
Souza, Maria das Graças da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Willms, Elni Elisa http://lattes.cnpq.br/2998670515021403 Willms, Elni Elisa http://lattes.cnpq.br/2998670515021403 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria das Graças da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Fundamentos da educação infantil Froebel Freinet Montessori |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Fundamentos da educação infantil Froebel Freinet Montessori |
description |
Este trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01T20:16:40Z 2019-02-25 2019-07-01T20:16:40Z 2019-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis Pedagogia - CUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis UFMT CUR - Rondonopólis Pedagogia - CUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012952413896704 |