Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria das Graças da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo.
id UFMT-1_a8b517cc110581784cd1c3e8c66b442e
oai_identifier_str oai:localhost:1/1224
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Alguns fundamentos teóricos para a educação infantilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFundamentos da educação infantilFroebelFreinetMontessoriEste trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisPedagogia - CURWillms, Elni Elisahttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403Willms, Elni Elisahttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403Souza, Maria das Graças da Silva2019-07-01T20:16:40Z2019-02-252019-07-01T20:16:40Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-07-06T07:00:32Zoai:localhost:1/1224Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-07-06T07:00:32falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-07-06T07:00:32Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
title Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
spellingShingle Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
Souza, Maria das Graças da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fundamentos da educação infantil
Froebel
Freinet
Montessori
title_short Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
title_full Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
title_fullStr Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
title_full_unstemmed Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
title_sort Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil
author Souza, Maria das Graças da Silva
author_facet Souza, Maria das Graças da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Willms, Elni Elisa
http://lattes.cnpq.br/2998670515021403
Willms, Elni Elisa
http://lattes.cnpq.br/2998670515021403
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria das Graças da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fundamentos da educação infantil
Froebel
Freinet
Montessori
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fundamentos da educação infantil
Froebel
Freinet
Montessori
description Este trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, teve por objetivo geral compreender alguns fundamentos teóricos sobre a educação infantil à luz de alguns autores como Froebel, Montessori e Freinet. Teve por objetivos específicos pesquisar sobre a contribuição teórica desses autores que fundamentam a Educação infantil; compreender de que forma o desenvolvimento infantil acontece, segundo os autores acima; compreender que os estudos teóricos sobre a Educação Infantil subsidiam o trabalho do professor (a) no espaço onde elas estão inseridas. Com Froebel, apresento sua concepção de desenvolvimento infantil, o que é autoatividade, sua concepção de educação, a necessidade do cuidado da criança pequena na relação com o adulto, o brincar, o papel das cantigas. Maria Montessori: suas lutas como mulher numa época em que não era comum que elas estudassem e trabalhassem, sua perspectiva educacional voltada à valorização do espaço e mobiliário adequado às crianças, os princípios da pedagogia montessoriana como liberdade, atividade e livre escolha. As contribuições de Freinet para a Educação Infantil atestam a importância do meio escolar e social para educar a criança por meio da experiência, a percepção do espaço e do tempo, a construção da cidadania por meio do “faça comigo vivencial”, o papel da cooperação na aprendizagem. Nas considerações finais procuro fazer as relações desses fundamentos para a compreensão do papel dos fundamentos teóricos na Educação infantil na formação do pedagogo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T20:16:40Z
2019-02-25
2019-07-01T20:16:40Z
2019-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224
identifier_str_mv SOUZA, Maria das Graças da Silva. Alguns fundamentos teóricos para a educação infantil. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Pedagogia - CUR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Pedagogia - CUR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012952413896704