A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Daniela Praça
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216
Resumo: Sabe-se da importância de uma educação inclusiva e nota-se que o assunto autismo ainda é estudado de forma pouco profunda por profissionais da área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um breve percurso histórico sobre a educação inclsuiva no Brasil e sobre o autismo, assim como suas definições, características e alguns caminhos necessários para a inclusão do aluno com autismo na escola regular, perpassando as leis que garantem educação a todos e a lei específica de proteção aos autistas (Lei Berenice Piana). Também aponta a importância da formação dos professores e possíveis adaptações curriculares para crianças com autismo. Nessa pesquisa, a criança é vista e compreendida como um ser singular que necessita de estímulos para aprender, visão esta ainda mais atenta para com o universo dos autistas, devido ás suas peculiaridades na forma de aprender. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada nas ideias centrais de autores que discutem: autismo, educação e inclusão. Com essa pesquisa foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas que facilitam a inclusão e a educação de crianças com autismo, assim como adaptações curriculares coerentes com as necessidades específicas de cada criança e a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem.
id UFMT-1_b4831b552b712374c72999857993d558
oai_identifier_str oai:localhost:1/1216
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino AprendizagemTranstorno do espectro autistaInclusãoSabe-se da importância de uma educação inclusiva e nota-se que o assunto autismo ainda é estudado de forma pouco profunda por profissionais da área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um breve percurso histórico sobre a educação inclsuiva no Brasil e sobre o autismo, assim como suas definições, características e alguns caminhos necessários para a inclusão do aluno com autismo na escola regular, perpassando as leis que garantem educação a todos e a lei específica de proteção aos autistas (Lei Berenice Piana). Também aponta a importância da formação dos professores e possíveis adaptações curriculares para crianças com autismo. Nessa pesquisa, a criança é vista e compreendida como um ser singular que necessita de estímulos para aprender, visão esta ainda mais atenta para com o universo dos autistas, devido ás suas peculiaridades na forma de aprender. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada nas ideias centrais de autores que discutem: autismo, educação e inclusão. Com essa pesquisa foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas que facilitam a inclusão e a educação de crianças com autismo, assim como adaptações curriculares coerentes com as necessidades específicas de cada criança e a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisPedagogia - CURFreitas, Nivaldo Alexandre dehttp://lattes.cnpq.br/7697583593525598Freitas, Nivaldo Alexandre dehttp://lattes.cnpq.br/7697583593525598Soares, Daniela Praça2019-06-28T20:51:01Z2019-04-102019-06-28T20:51:01Z2019-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSOARES, Daniela Praça. A criança com autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-06-29T07:00:38Zoai:localhost:1/1216Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-06-29T07:00:38falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-06-29T07:00:38Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
title A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
spellingShingle A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
Soares, Daniela Praça
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino Aprendizagem
Transtorno do espectro autista
Inclusão
title_short A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
title_full A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
title_fullStr A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
title_full_unstemmed A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
title_sort A criança com autismo na escola : possíveis caminhos para a inclusão
author Soares, Daniela Praça
author_facet Soares, Daniela Praça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Nivaldo Alexandre de
http://lattes.cnpq.br/7697583593525598
Freitas, Nivaldo Alexandre de
http://lattes.cnpq.br/7697583593525598
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Daniela Praça
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino Aprendizagem
Transtorno do espectro autista
Inclusão
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino Aprendizagem
Transtorno do espectro autista
Inclusão
description Sabe-se da importância de uma educação inclusiva e nota-se que o assunto autismo ainda é estudado de forma pouco profunda por profissionais da área da educação. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um breve percurso histórico sobre a educação inclsuiva no Brasil e sobre o autismo, assim como suas definições, características e alguns caminhos necessários para a inclusão do aluno com autismo na escola regular, perpassando as leis que garantem educação a todos e a lei específica de proteção aos autistas (Lei Berenice Piana). Também aponta a importância da formação dos professores e possíveis adaptações curriculares para crianças com autismo. Nessa pesquisa, a criança é vista e compreendida como um ser singular que necessita de estímulos para aprender, visão esta ainda mais atenta para com o universo dos autistas, devido ás suas peculiaridades na forma de aprender. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada nas ideias centrais de autores que discutem: autismo, educação e inclusão. Com essa pesquisa foi possível identificar a existência de práticas pedagógicas que facilitam a inclusão e a educação de crianças com autismo, assim como adaptações curriculares coerentes com as necessidades específicas de cada criança e a importância de professores capacitados e aptos a compreender as necessidades de seus alunos, construindo caminhos necessários para sua aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28T20:51:01Z
2019-04-10
2019-06-28T20:51:01Z
2019-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Daniela Praça. A criança com autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216
identifier_str_mv SOARES, Daniela Praça. A criança com autismo na escola: possíveis caminhos para a inclusão. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/1216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Pedagogia - CUR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Pedagogia - CUR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1784991304626733056