A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rayanne Ribeiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3801
Resumo: Este estudo tem como tema os Saberes Docentes e a Profissão Docente. Para discutir esse assunto, foram realizados estudos sobre “ser Professor” e, a partir dai, sobre alguns saberes que constituem a docência. Para isso, os principais autores utilizados foram os seguintes: Gatti (2014); Leite (2018); Almeida (2007); Mendes e Baccon (2015); Nunes e Fernandes (2001); Neto e Da Conceição Costa (2016); Cunha (2007) e Vasconcelos (2000). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa foi baseada nas considerações de Appolinário (2006, p. 70) sob as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, é uma pesquisa básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão de alguns saberes docentes que compõem essa profissão; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Após a realização deste estudo, compreende-se que os “saberes docentes” fazem parte da constituição diária dos Professores e se modificam, renovam, fortalecem, a partir das mudanças que ocorrem na sociedade.
id UFMT-1_e02f145f93684101c7a1ad22735b15de
oai_identifier_str oai:localhost:1/3801
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSaberes DocentesProfissão DocenteFormação de ProfessoresEste estudo tem como tema os Saberes Docentes e a Profissão Docente. Para discutir esse assunto, foram realizados estudos sobre “ser Professor” e, a partir dai, sobre alguns saberes que constituem a docência. Para isso, os principais autores utilizados foram os seguintes: Gatti (2014); Leite (2018); Almeida (2007); Mendes e Baccon (2015); Nunes e Fernandes (2001); Neto e Da Conceição Costa (2016); Cunha (2007) e Vasconcelos (2000). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa foi baseada nas considerações de Appolinário (2006, p. 70) sob as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, é uma pesquisa básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão de alguns saberes docentes que compõem essa profissão; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Após a realização deste estudo, compreende-se que os “saberes docentes” fazem parte da constituição diária dos Professores e se modificam, renovam, fortalecem, a partir das mudanças que ocorrem na sociedade.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaLetras - CUASilva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Silva, Maria Claudino da4517268331597931http://lattes.cnpq.br/4517268331597931Mancini, Anna Maria Penalva5462156680054398http://lattes.cnpq.br/5462156680054398Cardoso Neto, Odorico Ferreira6965195631094693http://lattes.cnpq.br/6965195631094693Sousa, Rayanne Ribeiro de2024-01-03T11:56:11Z2023-12-082024-01-03T11:56:11Z2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSOUSA, Rayanne Ribeiro de. A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão. 2023. 14 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3801porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-01-04T06:04:24Zoai:localhost:1/3801Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2024-01-04T06:04:24falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2024-01-04T06:04:24Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
title A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
spellingShingle A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
Sousa, Rayanne Ribeiro de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Saberes Docentes
Profissão Docente
Formação de Professores
title_short A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
title_full A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
title_fullStr A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
title_full_unstemmed A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
title_sort A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão
author Sousa, Rayanne Ribeiro de
author_facet Sousa, Rayanne Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Silva, Maria Claudino da
4517268331597931
http://lattes.cnpq.br/4517268331597931
Mancini, Anna Maria Penalva
5462156680054398
http://lattes.cnpq.br/5462156680054398
Cardoso Neto, Odorico Ferreira
6965195631094693
http://lattes.cnpq.br/6965195631094693
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rayanne Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Saberes Docentes
Profissão Docente
Formação de Professores
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Saberes Docentes
Profissão Docente
Formação de Professores
description Este estudo tem como tema os Saberes Docentes e a Profissão Docente. Para discutir esse assunto, foram realizados estudos sobre “ser Professor” e, a partir dai, sobre alguns saberes que constituem a docência. Para isso, os principais autores utilizados foram os seguintes: Gatti (2014); Leite (2018); Almeida (2007); Mendes e Baccon (2015); Nunes e Fernandes (2001); Neto e Da Conceição Costa (2016); Cunha (2007) e Vasconcelos (2000). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa foi baseada nas considerações de Appolinário (2006, p. 70) sob as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, é uma pesquisa básica, já que objetiva o avanço do conhecimento na área da Formação de Professores, a partir da compreensão de alguns saberes docentes que compõem essa profissão; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, trata-se de pesquisa bibliográfica; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Após a realização deste estudo, compreende-se que os “saberes docentes” fazem parte da constituição diária dos Professores e se modificam, renovam, fortalecem, a partir das mudanças que ocorrem na sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
2023-06-06
2024-01-03T11:56:11Z
2024-01-03T11:56:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Rayanne Ribeiro de. A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão. 2023. 14 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3801
identifier_str_mv SOUSA, Rayanne Ribeiro de. A constituição da docência – alguns saberes necessários a essa profissão. 2023. 14 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Letras - CUA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012974268317696