EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação. O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento. |
id |
UFG-4_36d78156b4bef83efb4dd7e53c66c6bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/12111 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOSEducação FísicaProfissãoSaberes DocentesFormação de ProfessoresO objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação. O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento.Universidade Federal de Goiás2011-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa, estudo de casoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1211110.5216/rpp.v14i2.12111Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011)Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111/9561Benites, Larissa CerignoniSouza Neto, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:18:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/12111Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:42.697707Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS Benites, Larissa Cerignoni Educação Física Profissão Saberes Docentes Formação de Professores |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSORES E ESTUDANTES:A ESCOLHA DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO E OS SABERES QUE LHE SÃO CONSTITUTIVOS |
author |
Benites, Larissa Cerignoni |
author_facet |
Benites, Larissa Cerignoni Souza Neto, Samuel |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benites, Larissa Cerignoni Souza Neto, Samuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Profissão Saberes Docentes Formação de Professores |
topic |
Educação Física Profissão Saberes Docentes Formação de Professores |
description |
O objetivo da pesquisa foi (a) analisar a visão dos estudantes e dos professores sobre a escolha da profissão e (b) verificar quais saberes são evidenciados como importantes no processo de formação. O estudo teve a participação de 28 estudantes e sete docentes, e o uso do questionário, observação, entrevista e análise do conteúdo. Os resultados se direcionaram em duas categorias que agregam como conclusão os seguintes pontos: profissão docente, a docência vista por diferentes representações, apontando para a perspectiva da consolidação da docência como uma profissão que exige conhecimentos especiais e; saberes evidenciados, descritos na forma de ideais, projeções, perspectivas e reflexões ao se compreender que a universidade como espaço de produção de conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa, estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111 10.5216/rpp.v14i2.12111 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v14i2.12111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12111/9561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 14 No. 2 (2011) Pensar a Prática; v. 14 n. 2 (2011) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874856582381568 |