Ativo intangível : fonte de valor agregado na empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Fernanda Maria Batista Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/484
Resumo: O Intangível das organizações tem sido objeto de inúmeros estudos e análises há alguns anos. Contudo não se obteve um parâmetro, ou fórmula que eliminasse todas as dúvidas e esclarecesse os pontos ainda obscuros. Este trabalho científico busca salientar a questão da valoração do intangível nas empresas trazendo um olhar diferenciado sobre os mesmos. Foram realizadas pesquisas buscando teorias de base, nacionais e internacionais sobre o assunto, que não estão totalmente pacificadas, ainda há muitas discussões sobre o assunto. No Brasil não se adota a lista de intangíveis, a qual é adotada pela grande maioria da comunidade internacional, conforme a investigação de Jeny (1999) e Stolowy &Jeny-Cazavan (2001). A lei 11.638/2007 e o Pronunciamento Técnico CPC 04, trouxeram somente o conceito de ativo intangível. Apos cumpridos os critérios da legislação Brasileira de definição, reconhecimento e mensuração a lei orienta que o intangível deve ser reconhecido e demonstrado pelas organizações. Foram selecionadas duas empresas com ativos intangíveis publicados em suas demonstrações contábeis: A Natura S/A e a Carrefour. Diante dos dados coletados, foram analisadas as demonstrações contábeis, a evolução do intangível durante os exercícios, sua participaç e através do raciocínio hipotético-dedutivo tiradas as conclusões apresentadas ao final do trabalho sobre a importância da valoração dos intangíveis nas empresas apresentadas como forma de agregar valor à empresa a todos quanto possam interessar.
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