Ativo intangível : fonte de valor agregado na empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/484 |
Resumo: | O Intangível das organizações tem sido objeto de inúmeros estudos e análises há alguns anos. Contudo não se obteve um parâmetro, ou fórmula que eliminasse todas as dúvidas e esclarecesse os pontos ainda obscuros. Este trabalho científico busca salientar a questão da valoração do intangível nas empresas trazendo um olhar diferenciado sobre os mesmos. Foram realizadas pesquisas buscando teorias de base, nacionais e internacionais sobre o assunto, que não estão totalmente pacificadas, ainda há muitas discussões sobre o assunto. No Brasil não se adota a lista de intangíveis, a qual é adotada pela grande maioria da comunidade internacional, conforme a investigação de Jeny (1999) e Stolowy &Jeny-Cazavan (2001). A lei 11.638/2007 e o Pronunciamento Técnico CPC 04, trouxeram somente o conceito de ativo intangível. Apos cumpridos os critérios da legislação Brasileira de definição, reconhecimento e mensuração a lei orienta que o intangível deve ser reconhecido e demonstrado pelas organizações. Foram selecionadas duas empresas com ativos intangíveis publicados em suas demonstrações contábeis: A Natura S/A e a Carrefour. Diante dos dados coletados, foram analisadas as demonstrações contábeis, a evolução do intangível durante os exercícios, sua participaç e através do raciocínio hipotético-dedutivo tiradas as conclusões apresentadas ao final do trabalho sobre a importância da valoração dos intangíveis nas empresas apresentadas como forma de agregar valor à empresa a todos quanto possam interessar. |
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Ativo intangível : fonte de valor agregado na empresaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAtivo intangívelValoraçãoOrganizaçõesO Intangível das organizações tem sido objeto de inúmeros estudos e análises há alguns anos. Contudo não se obteve um parâmetro, ou fórmula que eliminasse todas as dúvidas e esclarecesse os pontos ainda obscuros. Este trabalho científico busca salientar a questão da valoração do intangível nas empresas trazendo um olhar diferenciado sobre os mesmos. Foram realizadas pesquisas buscando teorias de base, nacionais e internacionais sobre o assunto, que não estão totalmente pacificadas, ainda há muitas discussões sobre o assunto. No Brasil não se adota a lista de intangíveis, a qual é adotada pela grande maioria da comunidade internacional, conforme a investigação de Jeny (1999) e Stolowy &Jeny-Cazavan (2001). A lei 11.638/2007 e o Pronunciamento Técnico CPC 04, trouxeram somente o conceito de ativo intangível. Apos cumpridos os critérios da legislação Brasileira de definição, reconhecimento e mensuração a lei orienta que o intangível deve ser reconhecido e demonstrado pelas organizações. Foram selecionadas duas empresas com ativos intangíveis publicados em suas demonstrações contábeis: A Natura S/A e a Carrefour. Diante dos dados coletados, foram analisadas as demonstrações contábeis, a evolução do intangível durante os exercícios, sua participaç e através do raciocínio hipotético-dedutivo tiradas as conclusões apresentadas ao final do trabalho sobre a importância da valoração dos intangíveis nas empresas apresentadas como forma de agregar valor à empresa a todos quanto possam interessar.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)UFMT CUC - CuiabáAuditoria e Controladoria Empresarial - CUCFreitas, Edijeide Aparecida de Souza Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3873284875694703Freitas, Edijeide Aparecida de Souza Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/3873284875694703Matias, Fernanda Maria Batista Almeida2018-12-12T12:54:31Z2015-10-192018-12-12T12:54:31Z2015-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetMATIAS, Fernanda Maria Batista Almeida. Ativo intangível: fonte de valor agregado na empresa. 2015. 28 f. TCC (Especialização em Auditoria e Controladoria Empresarial) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2015.http://bdm.ufmt.br/handle/1/484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2018-12-19T06:00:19Zoai:localhost:1/484Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2018-12-19T06:00:19falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2018-12-19T06:00:19Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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