Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Francielli Kariny Monteiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3126
Resumo: This paper aims to think of the media as a resource to be used in basic education. The media is gaining more and more space in society and insert it into the school environment in a way that is part of the formation process of young citizens. It is fundamental, as they are the ones that absorb the media content and reconstruct society. In view of this, with this paper we try to contribute to the discussions on media and education, considering the possibilities and impasses for using the media as a tool for basic education, especially in history lessons. In this Course Conclusion Paper, we will describe the opinions of the students of the Escola Estadual Teacher Eliane Digivov de Santana, in the city of Cuiabá-MT, about media and history teaching. In addition to the application of a questionnaire, the work also included bibliographic research.
id UFMT-1_f2e5cbf7ec35e8736cc87dcdb46c3af3
oai_identifier_str oai:localhost:1/3126
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MTCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACidadaniaEnsino de históriaMídiaCitizenshipHistory teachingMediaThis paper aims to think of the media as a resource to be used in basic education. The media is gaining more and more space in society and insert it into the school environment in a way that is part of the formation process of young citizens. It is fundamental, as they are the ones that absorb the media content and reconstruct society. In view of this, with this paper we try to contribute to the discussions on media and education, considering the possibilities and impasses for using the media as a tool for basic education, especially in history lessons. In this Course Conclusion Paper, we will describe the opinions of the students of the Escola Estadual Teacher Eliane Digivov de Santana, in the city of Cuiabá-MT, about media and history teaching. In addition to the application of a questionnaire, the work also included bibliographic research.O presente trabalho tem por objetivo pensar a mídia como um recurso a ser utilizado na educação básica. A mídia vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e, inseri-la no ambiente escolar de forma que faça parte do processo de formação dos jovens cidadãos, é fundamental, pois são eles que absorvem os conteúdos midiáticos e reconstroem a sociedade. Em vista disso, com o presente trabalho procuramos contribuir com as discussões sobre mídia e educação, considerando as possiblidades e impasses para a utilização da mídia nas aulas de história da educação básica. Assim, neste Trabalho de Conclusão de Curso coletamos e descreveremos as opiniões dos discentes da Escola Estadual Professora Eliane Digivov de Santana, da cidade de Cuiabá-MT, sobre mídia e ensino de história. Além da aplicação de questionário, o trabalho também contou com a pesquisa bibliográfica.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáHistória - CUC - LicenciaturaSotana, Edvaldo Correa282.647.588-60http://lattes.cnpq.br/6389549722130146Sotana, Edvaldo Correa282.647.588-60http://lattes.cnpq.br/6389549722130146Machado, Francielli Kariny Monteiro2023-06-22T15:40:16Z2020-12-212023-06-22T15:40:16Z2020-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetMACHADO, Francielli Kariny Monteiro. Mídia e ensino de história: levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-25T07:03:33Zoai:localhost:1/3126Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-06-25T07:03:33falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-06-25T07:03:33Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
title Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
spellingShingle Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
Machado, Francielli Kariny Monteiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cidadania
Ensino de história
Mídia
Citizenship
History teaching
Media
title_short Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
title_full Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
title_fullStr Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
title_full_unstemmed Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
title_sort Mídia e ensino de história : levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT
author Machado, Francielli Kariny Monteiro
author_facet Machado, Francielli Kariny Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sotana, Edvaldo Correa
282.647.588-60
http://lattes.cnpq.br/6389549722130146
Sotana, Edvaldo Correa
282.647.588-60
http://lattes.cnpq.br/6389549722130146
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Francielli Kariny Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cidadania
Ensino de história
Mídia
Citizenship
History teaching
Media
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Cidadania
Ensino de história
Mídia
Citizenship
History teaching
Media
description This paper aims to think of the media as a resource to be used in basic education. The media is gaining more and more space in society and insert it into the school environment in a way that is part of the formation process of young citizens. It is fundamental, as they are the ones that absorb the media content and reconstruct society. In view of this, with this paper we try to contribute to the discussions on media and education, considering the possibilities and impasses for using the media as a tool for basic education, especially in history lessons. In this Course Conclusion Paper, we will describe the opinions of the students of the Escola Estadual Teacher Eliane Digivov de Santana, in the city of Cuiabá-MT, about media and history teaching. In addition to the application of a questionnaire, the work also included bibliographic research.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
2020-11-18
2023-06-22T15:40:16Z
2023-06-22T15:40:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Francielli Kariny Monteiro. Mídia e ensino de história: levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3126
identifier_str_mv MACHADO, Francielli Kariny Monteiro. Mídia e ensino de história: levantamento das percepções de discentes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Cuiabá-MT. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
História - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
História - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012940600639488