Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/623 |
Resumo: | Currently the computer is a tool widely used in education. This broad membership is justified by multiple resources that this tool offers the established method of teaching. This paper discusses the use of the educational program FTOOL as a learning tool of the structural behavior. The objective of this research is to explore the program’s general characteristics and its interaction with students and to present the features that this program offers to complement and assist the study in disciplines related to the implementation methods of structural analysis. The survey consists of survey data with a sample of fourth grader’s Course of Civil Engineering of the University of Mato Grosso that kindly agreed to try FTOOL’s use then exposed for their opinions regarding the questions raised throughout the analysis of the program. The results confirmed these hypotheses showing that the FTOOL is a tool that provides useful resources for learning of the structural behavior and that this utility has promoted the construction of a good concept and great acceptance of the program among students of the course. |
id |
UFMT-1_f4e8241c295cfd7f744cb80ab16bbc3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/623 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturasCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILInformáticaEducaçãoFTOOLComportamento estruturalComputerEducationFTOOLStructural BehaviorCurrently the computer is a tool widely used in education. This broad membership is justified by multiple resources that this tool offers the established method of teaching. This paper discusses the use of the educational program FTOOL as a learning tool of the structural behavior. The objective of this research is to explore the program’s general characteristics and its interaction with students and to present the features that this program offers to complement and assist the study in disciplines related to the implementation methods of structural analysis. The survey consists of survey data with a sample of fourth grader’s Course of Civil Engineering of the University of Mato Grosso that kindly agreed to try FTOOL’s use then exposed for their opinions regarding the questions raised throughout the analysis of the program. The results confirmed these hypotheses showing that the FTOOL is a tool that provides useful resources for learning of the structural behavior and that this utility has promoted the construction of a good concept and great acceptance of the program among students of the course.Atualmente a informática é uma ferramenta amplamente utilizada na educação. Esta larga adesão se justifica pelos múltiplos recursos que esta ferramenta oferece ao método consagrado de ensino. O presente trabalho aborda a utilização do programa educacional FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento estrutural. O objetivo desta pesquisa é explorar as características gerais de interação do programa com o estudante e apresentar os recursos que este programa oferece para complementar e auxiliar o estudo em disciplinas ligadas à aplicação dos métodos de análise estrutural. A pesquisa consiste num levantamento de dados junto a uma amostra de alunos da quarta série do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso que gentilmente aceitaram experimentar a utilização do FTOOL para então expor suas opiniões a respeito dos questionamentos levantados ao longo da análise do programa. Os resultados obtidos confirmaram estas hipóteses mostrando que o FTOOL é uma ferramenta que oferece recursos úteis ao aprendizado do comportamento estrutural e que esta utilidade promoveu a construção de um bom conceito e ótima aceitação do programa entre os alunos do curso.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)UFMT CUC - CuiabáEngenharia Civil - CUCNince, Paulo Celso do Couto070.067.051-34http://lattes.cnpq.br/1072375116263613Nince, Paulo Celso do Couto070.067.051-34http://lattes.cnpq.br/1072375116263613Silva, Antônio João da063.908.891-00Nery, Jonathan Almeida015.391.551-02http://lattes.cnpq.br/9135082622899758Sancho, Philipe Amorim2019-02-12T12:02:35Z2014-05-062019-02-12T12:02:35Z2014-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSANCHO, Philipe Amorim. Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014.http://bdm.ufmt.br/handle/1/623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-02-13T06:00:46Zoai:localhost:1/623Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2019-02-13T06:00:46falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2019-02-13T06:00:46Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
title |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
spellingShingle |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas Sancho, Philipe Amorim CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Informática Educação FTOOL Comportamento estrutural Computer Education FTOOL Structural Behavior |
title_short |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
title_full |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
title_fullStr |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
title_full_unstemmed |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
title_sort |
Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas |
author |
Sancho, Philipe Amorim |
author_facet |
Sancho, Philipe Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nince, Paulo Celso do Couto 070.067.051-34 http://lattes.cnpq.br/1072375116263613 Nince, Paulo Celso do Couto 070.067.051-34 http://lattes.cnpq.br/1072375116263613 Silva, Antônio João da 063.908.891-00 Nery, Jonathan Almeida 015.391.551-02 http://lattes.cnpq.br/9135082622899758 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sancho, Philipe Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Informática Educação FTOOL Comportamento estrutural Computer Education FTOOL Structural Behavior |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Informática Educação FTOOL Comportamento estrutural Computer Education FTOOL Structural Behavior |
description |
Currently the computer is a tool widely used in education. This broad membership is justified by multiple resources that this tool offers the established method of teaching. This paper discusses the use of the educational program FTOOL as a learning tool of the structural behavior. The objective of this research is to explore the program’s general characteristics and its interaction with students and to present the features that this program offers to complement and assist the study in disciplines related to the implementation methods of structural analysis. The survey consists of survey data with a sample of fourth grader’s Course of Civil Engineering of the University of Mato Grosso that kindly agreed to try FTOOL’s use then exposed for their opinions regarding the questions raised throughout the analysis of the program. The results confirmed these hypotheses showing that the FTOOL is a tool that provides useful resources for learning of the structural behavior and that this utility has promoted the construction of a good concept and great acceptance of the program among students of the course. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-06 2014-05-06 2019-02-12T12:02:35Z 2019-02-12T12:02:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANCHO, Philipe Amorim. Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014. http://bdm.ufmt.br/handle/1/623 |
identifier_str_mv |
SANCHO, Philipe Amorim. Utilização do FTOOL como ferramenta de aprendizado do comportamento de estruturas. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2014. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) UFMT CUC - Cuiabá Engenharia Civil - CUC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) UFMT CUC - Cuiabá Engenharia Civil - CUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012945843519488 |