CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14234 |
Resumo: | Intensifica-se na modernidade a primazia do conhecimento científico e a crescente subalternização dos saberes manifestos pelos povos originários e comunidades tradicionais. Este texto se ocupa da reflexão acerca das práticas educativas não escolares a partir das medicinas tradicionais, expressas pelas benzedeiras e benzedores do quilombo de Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento - MT. Metodologicamente o artigo é de natureza qualitativa e de cunho etnográfico. Concluímos que a produção e o compartilhamento de saberes em múltiplos espaços, a partir das experiências de práticas de cura, expressam pedagogias decoloniais e questionam a epistemologia dominante. |
id |
UFMT-3_01f365da889ddd1d5010c0c3e97a81b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14234 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALOSaberesEducação não escolarPedagogias decoloniaisBenzeçãoIntensifica-se na modernidade a primazia do conhecimento científico e a crescente subalternização dos saberes manifestos pelos povos originários e comunidades tradicionais. Este texto se ocupa da reflexão acerca das práticas educativas não escolares a partir das medicinas tradicionais, expressas pelas benzedeiras e benzedores do quilombo de Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento - MT. Metodologicamente o artigo é de natureza qualitativa e de cunho etnográfico. Concluímos que a produção e o compartilhamento de saberes em múltiplos espaços, a partir das experiências de práticas de cura, expressam pedagogias decoloniais e questionam a epistemologia dominante.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1423410.29286/rep.v32ijan/dez.14234Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 613-6372238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14234/12549Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCAETANO, EdsonSILVA, Elidiane Martins de BritoBRITO, Flávia Lorena2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14234Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
title |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
spellingShingle |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO CAETANO, Edson Saberes Educação não escolar Pedagogias decoloniais Benzeção |
title_short |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
title_full |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
title_fullStr |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
title_full_unstemmed |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
title_sort |
CURAR, APRENDER E ENSINAR: A ANCESTRALIDADE DOS SABERES DA BENZEÇÃO ENQUANTO EXPRESSÃO DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO QUILOMBO DE MATA CAVALO |
author |
CAETANO, Edson |
author_facet |
CAETANO, Edson SILVA, Elidiane Martins de Brito BRITO, Flávia Lorena |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Elidiane Martins de Brito BRITO, Flávia Lorena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAETANO, Edson SILVA, Elidiane Martins de Brito BRITO, Flávia Lorena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Educação não escolar Pedagogias decoloniais Benzeção |
topic |
Saberes Educação não escolar Pedagogias decoloniais Benzeção |
description |
Intensifica-se na modernidade a primazia do conhecimento científico e a crescente subalternização dos saberes manifestos pelos povos originários e comunidades tradicionais. Este texto se ocupa da reflexão acerca das práticas educativas não escolares a partir das medicinas tradicionais, expressas pelas benzedeiras e benzedores do quilombo de Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento - MT. Metodologicamente o artigo é de natureza qualitativa e de cunho etnográfico. Concluímos que a produção e o compartilhamento de saberes em múltiplos espaços, a partir das experiências de práticas de cura, expressam pedagogias decoloniais e questionam a epistemologia dominante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14234 10.29286/rep.v32ijan/dez.14234 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14234 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.14234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14234/12549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 613-637 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217695064064 |