O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática. AbstractThis articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture. |
id |
UFMT-3_02aad3e1f2078a8c95cf93463ff64980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/849 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluênciasDemocratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação.Educação Básica e FundebEste artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática. AbstractThis articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/84910.29286/rep.v22i48.849Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 81-1002238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849/650SILVA, Rose Cléia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/849Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
title |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
spellingShingle |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências SILVA, Rose Cléia Ramos Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação. Educação Básica e Fundeb |
title_short |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
title_full |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
title_fullStr |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
title_full_unstemmed |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
title_sort |
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências |
author |
SILVA, Rose Cléia Ramos |
author_facet |
SILVA, Rose Cléia Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Rose Cléia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação. Educação Básica e Fundeb |
topic |
Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação. Educação Básica e Fundeb |
description |
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática. AbstractThis articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849 10.29286/rep.v22i48.849 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i48.849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849/650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 81-100 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i48 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215159607296 |