O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rose Cléia Ramos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849
Resumo: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática. AbstractThis articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture.
id UFMT-3_02aad3e1f2078a8c95cf93463ff64980
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/849
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluênciasDemocratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação.Educação Básica e FundebEste artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática. AbstractThis articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/84910.29286/rep.v22i48.849Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 81-1002238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849/650SILVA, Rose Cléia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/849Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
title O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
spellingShingle O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
SILVA, Rose Cléia Ramos
Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação.
Educação Básica e Fundeb
title_short O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
title_full O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
title_fullStr O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
title_full_unstemmed O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
title_sort O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Campo Verde-MT: conflitos e confluências
author SILVA, Rose Cléia Ramos
author_facet SILVA, Rose Cléia Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rose Cléia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação.
Educação Básica e Fundeb
topic Democratização do Estado e da sociedade civil. Controle Social. Cultura de participação.
Educação Básica e Fundeb
description Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento desenvolvida entre os anos de 2007 a 2011, a qual tomou como objeto de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo para o desenvolvimento da educação básica) de Campo Verde – MT, visando compreender, em seu funcionamento, quais são as concepções e práticas reveladas pelos conselheiros a respeito de suas funções e da potencialidade do órgão para democratizar as relações entre Estado e sociedade civil. A base teórico-metodológica da pesquisa é pertinente ao materialismo histórico. Os resultados evidenciam a fragilidade do Conselho e limites no controle social exercido. A efetividade do controle social do Conselho estudado está ausente na prática. AbstractThis articlepresents the results ofa doctorate researchdeveloped betweenthe years2007 to 2011, whichtook as itsobject of studythe Board ofMonitoring andSocialControlof FUNDEB (Fund for maintenance and development of basic education) from Campo Verde- MT, to understand,inits operation, what are theconceptions andpractices revealedby the advisers about theirroles andthe potential of theorganization to democratize the relationsbetween the state andthe civil society. Thetheoretical and methodological base of the researchis relevantto historical materialism. The results showthe fragilityof the board and limitationson thesocial control exerted.Theeffectiveness of the social controlof the board studied is absent in practice.Keywords: Democratization of the state and the civil society. Social Control. Participation culture.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849
10.29286/rep.v22i48.849
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i48.849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/849/650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 81-100
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i48
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215159607296