Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316 |
Resumo: | Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional. |
id |
UFMT-3_042783aaa713ef775822f1c02846f4f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/316 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e éticaPesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética.Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida.Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/31610.29286/rep.v20i44.316Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 429-4412238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316/284Molina, Rosane Kreusburginfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/316Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
title |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
spellingShingle |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética Molina, Rosane Kreusburg Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética. Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida. |
title_short |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
title_full |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
title_fullStr |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
title_full_unstemmed |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
title_sort |
Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética |
author |
Molina, Rosane Kreusburg |
author_facet |
Molina, Rosane Kreusburg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Rosane Kreusburg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética. Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida. |
topic |
Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética. Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida. |
description |
Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316 10.29286/rep.v20i44.316 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v20i44.316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316/284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 429-441 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v20i44 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214574501888 |