Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Rosane Kreusburg
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316
Resumo: Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.
id UFMT-3_042783aaa713ef775822f1c02846f4f3
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/316
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e éticaPesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética.Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida.Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/31610.29286/rep.v20i44.316Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 429-4412238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316/284Molina, Rosane Kreusburginfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/316Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
title Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
spellingShingle Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
Molina, Rosane Kreusburg
Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética.
Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida.
title_short Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
title_full Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
title_fullStr Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
title_full_unstemmed Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
title_sort Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética
author Molina, Rosane Kreusburg
author_facet Molina, Rosane Kreusburg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Rosane Kreusburg
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética.
Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida.
topic Pesquisa colaborativa. Narrativas docentes. Ética.
Ética em pesquisas colaborativas com narrativas e histórias de vida.
description Este texto objetiva refletir sobre a produção de conhecimento com narrativas no campo da educação e as implicações éticas presentes neste tipo de pesquisa. Aborda a necessidade de incluir, na formação dos pesquisadores, o debate sobre as questões éticas acerca da pesquisa colaborativa com e sobre narrativas e histórias de vida. A partir do pensamento de Ricoeur e Habermas, identifica o retorno do debate sobre a ética na contemporaneidade, como necessidade que se impõe para superar o pensamento estritamente técnico de analisar os fenômenos sociais. O texto destaca o compromisso social do pesquisador e a ética como fundamento dessa experiência epistemológica no contexto do trabalho profissional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316
10.29286/rep.v20i44.316
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316
identifier_str_mv 10.29286/rep.v20i44.316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316/284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 429-441
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v20i44
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214574501888