Narrativas de professores de matemática em formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarlassari, Nathalia Tornisiello
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Celi Espasandin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806
Resumo: Este artigo pretende discutir aspectos da trajetória profissional de três professores de matemática, efetivos da rede municipal da cidade de Valinhos, São Paulo, que optaram por permanecer em contínua formação, participando efetivamente de um grupo de estudos colaborativo. A análise de suas narrativas (auto)biográficas, pautadas na reflexão de si, oferecerá elementos para responder a esta questão:  como os professores, em processo de formação contínua, analisam sua trajetória profissional e percebem sua prática em sala de aula? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa, segundo os princípios da pesquisa (auto)biográfica, desenvolvida em uma das vertentes apontadas por Paula Perin Vicentini, Eliseu Clementino de Souza e Maria da Conceição Passeggi (2013), que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação. Como resultado, salienta-se a necessidade dos professores em efetivo exercício docente de buscar formação contínua como educadores, aperfeiçoando sua prática na sala de aula e algumas potencialidades para o trabalho docente. 
id BIO-1_feed66acff14cd98b7a33b278359b959
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5806
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Narrativas de professores de matemática em formação contínuaGrupo colaborativoPesquisa (auto)biográficaNarrativaFormação de professoresEste artigo pretende discutir aspectos da trajetória profissional de três professores de matemática, efetivos da rede municipal da cidade de Valinhos, São Paulo, que optaram por permanecer em contínua formação, participando efetivamente de um grupo de estudos colaborativo. A análise de suas narrativas (auto)biográficas, pautadas na reflexão de si, oferecerá elementos para responder a esta questão:  como os professores, em processo de formação contínua, analisam sua trajetória profissional e percebem sua prática em sala de aula? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa, segundo os princípios da pesquisa (auto)biográfica, desenvolvida em uma das vertentes apontadas por Paula Perin Vicentini, Eliseu Clementino de Souza e Maria da Conceição Passeggi (2013), que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação. Como resultado, salienta-se a necessidade dos professores em efetivo exercício docente de buscar formação contínua como educadores, aperfeiçoando sua prática na sala de aula e algumas potencialidades para o trabalho docente. Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/580610.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p215-229Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 215-229REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 215-229Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 215-2292525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessScarlassari, Nathalia TornisielloLopes, Celi Espasandin2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5806Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de matemática em formação contínua
title Narrativas de professores de matemática em formação contínua
spellingShingle Narrativas de professores de matemática em formação contínua
Scarlassari, Nathalia Tornisiello
Grupo colaborativo
Pesquisa (auto)biográfica
Narrativa
Formação de professores
title_short Narrativas de professores de matemática em formação contínua
title_full Narrativas de professores de matemática em formação contínua
title_fullStr Narrativas de professores de matemática em formação contínua
title_full_unstemmed Narrativas de professores de matemática em formação contínua
title_sort Narrativas de professores de matemática em formação contínua
author Scarlassari, Nathalia Tornisiello
author_facet Scarlassari, Nathalia Tornisiello
Lopes, Celi Espasandin
author_role author
author2 Lopes, Celi Espasandin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarlassari, Nathalia Tornisiello
Lopes, Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo colaborativo
Pesquisa (auto)biográfica
Narrativa
Formação de professores
topic Grupo colaborativo
Pesquisa (auto)biográfica
Narrativa
Formação de professores
description Este artigo pretende discutir aspectos da trajetória profissional de três professores de matemática, efetivos da rede municipal da cidade de Valinhos, São Paulo, que optaram por permanecer em contínua formação, participando efetivamente de um grupo de estudos colaborativo. A análise de suas narrativas (auto)biográficas, pautadas na reflexão de si, oferecerá elementos para responder a esta questão:  como os professores, em processo de formação contínua, analisam sua trajetória profissional e percebem sua prática em sala de aula? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa, segundo os princípios da pesquisa (auto)biográfica, desenvolvida em uma das vertentes apontadas por Paula Perin Vicentini, Eliseu Clementino de Souza e Maria da Conceição Passeggi (2013), que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação. Como resultado, salienta-se a necessidade dos professores em efetivo exercício docente de buscar formação contínua como educadores, aperfeiçoando sua prática na sala de aula e algumas potencialidades para o trabalho docente. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p215-229
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p215-229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5806/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 215-229
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 215-229
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 10 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 215-229
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186816114688