Identidades e relações de gênero nos guias do programa nacional dos livros didáticos de História e Português para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Luís César Castrillon
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: JESUS, Dánie Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6891
Resumo: Neste artigo, analisamos a presença da discussão de gênero nas avaliações expressas nos Guias do PNLD 2015. Teoricamente, utilizou-se o conceito de gênero como categoria de análise, associado a alguns aspectos dos estudos decoloniais com a finalidade de entender o modo como o conceito de identidade se apresentava nos guias. Em complemento, analisou-se também se esses documentos se voltam para especificidades de grupos, tais como classe social, etnia e sexualidade. Conclui-se que os guias, de modo geral, parecem reforçar o não protagonismo feminino e o total silenciamento de questões relacionadas com as outras manifestações de gênero não canônicas. Palavras-chave: Identidade/Relações de Gênero. Guias do PNLD. Ensino Médio.
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