História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luís César Castrillon
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Valério, Mairon Escorsi, Ribeiro, Renilson Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5461
Resumo: Nos dias atuais a complexidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem impõe novos desafios para o professor-pesquisador. Particularmente em se tratando do Ensino de História, disciplina de formação humanística, há a necessidade de articulação de diferentes saberes, teorias e métodos associados às novas exigências curriculares, principalmente após as promulgações das Leis n. 10.639/03 e 11.645/08. Abordar novas narrativas e articular outros protagonistas para figurarem na história tornam-se imperativos. Neste ensaio, procuramos analisar um importante veículo que se encontra ligado a essas articulações: o livro didático de história, enquanto um complexo objeto cultural, ligado às políticas públicas e a sua adaptabilidade às novas exigências contemporâneas.
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