Descolonização e Direitos Humanos na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASALI, Alípio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1617
Resumo: O presente texto é um estudo associado a um ensaio crítico sobre a trajetória e as perspectivas dos Direitos Humanos, pelo viés da Educação. Inicialmente, recolhe contribuições de sistemas míticos, religiosos, culturais e políticos para o desenvolvimento dos Direitos Humanos na História, até 1948. Em seguida, estabelece um diálogo crítico com o posicionamento de Boaventura de Sousa Santos sobre a questão da universalidade e culturalidade dos Direitos Humanos. Finalmente, propõe alguns critérios de qualidade da educação para que a mesma possa contribuir para a superação dos colonialismos e para a efetivação e ampliação dos Direitos Humanos na História.
id UFMT-3_094292d6c77c651d52dcdf9519675c8f
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1617
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Descolonização e Direitos Humanos na EducaçãoDescolonização. Educação. Direitos Humanos. Universalidade.Direitos Humanos e educaçãoO presente texto é um estudo associado a um ensaio crítico sobre a trajetória e as perspectivas dos Direitos Humanos, pelo viés da Educação. Inicialmente, recolhe contribuições de sistemas míticos, religiosos, culturais e políticos para o desenvolvimento dos Direitos Humanos na História, até 1948. Em seguida, estabelece um diálogo crítico com o posicionamento de Boaventura de Sousa Santos sobre a questão da universalidade e culturalidade dos Direitos Humanos. Finalmente, propõe alguns critérios de qualidade da educação para que a mesma possa contribuir para a superação dos colonialismos e para a efetivação e ampliação dos Direitos Humanos na História.Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadobibliográfico e documental.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/161710.29286/rep.v23i53/1.1617Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 259-2792238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1617/1245CASALI, Alípioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1617Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Descolonização e Direitos Humanos na Educação
title Descolonização e Direitos Humanos na Educação
spellingShingle Descolonização e Direitos Humanos na Educação
CASALI, Alípio
Descolonização. Educação. Direitos Humanos. Universalidade.
Direitos Humanos e educação
title_short Descolonização e Direitos Humanos na Educação
title_full Descolonização e Direitos Humanos na Educação
title_fullStr Descolonização e Direitos Humanos na Educação
title_full_unstemmed Descolonização e Direitos Humanos na Educação
title_sort Descolonização e Direitos Humanos na Educação
author CASALI, Alípio
author_facet CASALI, Alípio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASALI, Alípio
dc.subject.por.fl_str_mv Descolonização. Educação. Direitos Humanos. Universalidade.
Direitos Humanos e educação
topic Descolonização. Educação. Direitos Humanos. Universalidade.
Direitos Humanos e educação
description O presente texto é um estudo associado a um ensaio crítico sobre a trajetória e as perspectivas dos Direitos Humanos, pelo viés da Educação. Inicialmente, recolhe contribuições de sistemas míticos, religiosos, culturais e políticos para o desenvolvimento dos Direitos Humanos na História, até 1948. Em seguida, estabelece um diálogo crítico com o posicionamento de Boaventura de Sousa Santos sobre a questão da universalidade e culturalidade dos Direitos Humanos. Finalmente, propõe alguns critérios de qualidade da educação para que a mesma possa contribuir para a superação dos colonialismos e para a efetivação e ampliação dos Direitos Humanos na História.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
bibliográfico e documental.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1617
10.29286/rep.v23i53/1.1617
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1617
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i53/1.1617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1617/1245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 259-279
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i53/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215625175040