DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMARGO, Gabriel Dummer
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: BAMPI, Lisete Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764
Resumo: Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas.  O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os professores cansados, esgotados e contemporâneos ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma predisposição docente aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.
id UFMT-3_0b124959a6dd21df8eee0bcad3b16905
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13764
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICADidática dos signosEnsino de matemáticaPredisposição docenteImbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas.  O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os professores cansados, esgotados e contemporâneos ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma predisposição docente aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.Universidade Federal de Mato Grosso2024-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1376410.29286/rep.v33ijan/dez.13764Revista de Educação Pública; v. 33 n. jan/dez (2024): Revista de Educação Pública, v. 33 jan./dez. 20242238-20970104-596210.29286/rep.v33ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764/13485Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMARGO, Gabriel DummerBAMPI, Lisete Regina2024-03-23T18:57:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13764Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-03-23T18:57:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
CAMARGO, Gabriel Dummer
Didática dos signos
Ensino de matemática
Predisposição docente
title_short DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author CAMARGO, Gabriel Dummer
author_facet CAMARGO, Gabriel Dummer
BAMPI, Lisete Regina
author_role author
author2 BAMPI, Lisete Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMARGO, Gabriel Dummer
BAMPI, Lisete Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Didática dos signos
Ensino de matemática
Predisposição docente
topic Didática dos signos
Ensino de matemática
Predisposição docente
description Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas.  O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os professores cansados, esgotados e contemporâneos ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma predisposição docente aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764
10.29286/rep.v33ijan/dez.13764
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764
identifier_str_mv 10.29286/rep.v33ijan/dez.13764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764/13485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 33 n. jan/dez (2024): Revista de Educação Pública, v. 33 jan./dez. 2024
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v33ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1818371650052161536