DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764 |
Resumo: | Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas. O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os professores cansados, esgotados e contemporâneos ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma predisposição docente aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes. |
id |
UFMT-3_0b124959a6dd21df8eee0bcad3b16905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13764 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICADidática dos signosEnsino de matemáticaPredisposição docenteImbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas. O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os professores cansados, esgotados e contemporâneos ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma predisposição docente aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.Universidade Federal de Mato Grosso2024-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1376410.29286/rep.v33ijan/dez.13764Revista de Educação Pública; v. 33 n. jan/dez (2024): Revista de Educação Pública, v. 33 jan./dez. 20242238-20970104-596210.29286/rep.v33ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764/13485Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCAMARGO, Gabriel DummerBAMPI, Lisete Regina2024-03-23T18:57:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13764Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-03-23T18:57:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA CAMARGO, Gabriel Dummer Didática dos signos Ensino de matemática Predisposição docente |
title_short |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
title_sort |
DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
author |
CAMARGO, Gabriel Dummer |
author_facet |
CAMARGO, Gabriel Dummer BAMPI, Lisete Regina |
author_role |
author |
author2 |
BAMPI, Lisete Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMARGO, Gabriel Dummer BAMPI, Lisete Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática dos signos Ensino de matemática Predisposição docente |
topic |
Didática dos signos Ensino de matemática Predisposição docente |
description |
Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma Didática dos Signos. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas. O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os professores cansados, esgotados e contemporâneos ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma predisposição docente aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764 10.29286/rep.v33ijan/dez.13764 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v33ijan/dez.13764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764/13485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 33 n. jan/dez (2024): Revista de Educação Pública, v. 33 jan./dez. 2024 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v33ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1818371650052161536 |