A influência dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a matemática e na sua aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Inês Dinis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5262
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling A influência dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a matemática e na sua aprendizagemMatemáticaJogos matemáticosPredisposiçãoAprendizagemMathematicsMathematical gamesPredispositionLearningTeachingRule-based gamesRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório visa a análise da ação pedagógica desenvolvida em contexto de estágio com uma turma do 3.º ano de escolaridade e constitui-se como um elemento essencial de autoavaliação da prática implementada, visando igualmente a reflexão sobre os desafios que o docente enfrenta diariamente na sua profissão. Neste sentido, insere-se numa dinâmica formadora, pelo que deve ser considerado como um instrumento de autorreflexão que apresenta conclusões sobre o trabalho desenvolvido e alternativas ao mesmo devidamente fundamentadas com vista à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Ademais do que foi mencionado, apresenta uma investigação que incide sobre o impacto da realização de jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina. Para a concretização deste estudo, foi implementada a rotina “Jogos Matemáticos”, durante a qual os alunos realizaram diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos que estavam a ser lecionados e que implicavam a utilização de estratégias de cálculo mental. A fim de se proceder à avaliação dos resultados, foram analisadas as grelhas de registo sobre a atitude dos alunos durante os jogos que foram preenchidas com base na observação direta, e comparadas as respostas dadas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Adicionalmente, foram analisados os registos efetuados pelos alunos durante os jogos, as respostas que apresentaram aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. As notas de campo e as entrevistas informais realizadas a cinco alunos que foram diagnosticados como tendo uma baixa predisposição para a Matemática também constituíram instrumentos de avaliação imprescindíveis neste processo. Os resultados demonstram que apesar dos jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse pela Matemática, tendo-se verificado a contribuição destas atividades para a consolidação dos conteúdos lecionados, para o desenvolvimento do cálculo mental, da cooperação e da autonomia.ABSTRACT This report presents an overview of the pedagogical action developed in an internship context, with a 3rd year students class, being an essential part of self-evaluation of the implemented practices, while also presenting a reflexion of the challenges inherent to the daily lecturing activities of a Teacher. As such, it should be considered as an instrument for self-assessment, that presents the conclusions of the developed work in a teaching dynamics context, while also presenting a series of alternatives to the former, as a means to improve the teaching and learning processes. Also described in this report is the research of the impact of mathematical games in the students' predisposition for the subject of Mathematics and on their understanding of it. For the completion of the research goals, the "Mathematical Games" routine was developed, during which the students completed a series of rule-based games, related to the contents being lectured, and that forced the use of mental calculation strategies. To evaluate the results, record grids which were built through students' direct observation, and that logged their attitude throughout the gameplay, were compared to the answers they provided to a survey done at the start and end of the intervention period. Additionally, records that students built during the games, their replies to a series of evaluation surveys done for each game, and global appreciation surveys were analysed. The field notes and informal interviews that were done to five students who were diagnosed with a low predisposition for the subject of Mathematics also constituted an invaluable resource for evaluation in this research. The results lead to the conclusion that, even though the mathematical games haven't improved the five students' predisposition for Mathematics, in it's whole, the students class recognized that the games contributed for an increase in the subject, for which these activities accounted for an overall consolidation of the lectured contents, a development of mental calculation skills, and an increase in autonomy and cooperation skills.Rodrigues, MargaridaRCIPLGaspar, Inês Dinis2015-10-09T14:14:54Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5262TID:201370816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:33.626461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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