Uma experiência interdisciplinar na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KALHIL, Josefina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SEGURA, Eduardo Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3150
Resumo: O objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.
id UFMT-3_0b4f6279c06b850c9f422c5ee86637ac
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3150
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Uma experiência interdisciplinar na AmazôniaInterdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.INTERDISCIPLINARIDADEO objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/315010.29286/rep.v26i63.3150Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 927-9482238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3150/pdfKALHIL, JosefinaSEGURA, Eduardo Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3150Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
title Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
spellingShingle Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
KALHIL, Josefina
Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.
INTERDISCIPLINARIDADE
title_short Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
title_full Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
title_fullStr Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
title_full_unstemmed Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
title_sort Uma experiência interdisciplinar na Amazônia
author KALHIL, Josefina
author_facet KALHIL, Josefina
SEGURA, Eduardo Alberto
author_role author
author2 SEGURA, Eduardo Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KALHIL, Josefina
SEGURA, Eduardo Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.
INTERDISCIPLINARIDADE
topic Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.
INTERDISCIPLINARIDADE
description O objetivo do texto é a investigação sobre a interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, a partir de posicionamentos de professores do 9º ano da educação básica, na condição de componentes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes. Fundamentado em Fazenda (2006), Vasconcelos (2002) e Lenoir (2008), dentre outros. O percurso metodológico ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental na análise dos relatórios gerados pelos professores, bem como dos indicadores da Prova Brasil e do diagnóstico da escola. Evidenciou-se que há vários desafios a serem superados, para compreender e experimentar situações de ensino-aprendizagem na educação. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Educação em Ciências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3150
10.29286/rep.v26i63.3150
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3150
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i63.3150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3150/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 927-948
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i63
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216004759552