Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622 |
Resumo: | O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais. |
id |
UFMT-3_0e96c63a8966a8a24d812f0098365671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1622 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicasDescolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo.Descolonização da criança escolar e o gênero literárioO texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoTeórico-empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/162210.29286/rep.v23i53/1.1622Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 369-3902238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622/1250GOMES, Cleomar Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1622Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:40Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
title |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
spellingShingle |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas GOMES, Cleomar Ferreira Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo. Descolonização da criança escolar e o gênero literário |
title_short |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
title_full |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
title_fullStr |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
title_full_unstemmed |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
title_sort |
Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas |
author |
GOMES, Cleomar Ferreira |
author_facet |
GOMES, Cleomar Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Cleomar Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo. Descolonização da criança escolar e o gênero literário |
topic |
Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo. Descolonização da criança escolar e o gênero literário |
description |
O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Teórico-empírico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622 10.29286/rep.v23i53/1.1622 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i53/1.1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622/1250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 369-390 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i53/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215631466496 |