Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Cleomar Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622
Resumo: O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.
id UFMT-3_0e96c63a8966a8a24d812f0098365671
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1622
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicasDescolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo.Descolonização da criança escolar e o gênero literárioO texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.Universidade Federal de Mato Grosso2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoTeórico-empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/162210.29286/rep.v23i53/1.1622Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 369-3902238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622/1250GOMES, Cleomar Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:40Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1622Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:40Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
title Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
spellingShingle Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
GOMES, Cleomar Ferreira
Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo.
Descolonização da criança escolar e o gênero literário
title_short Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
title_full Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
title_fullStr Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
title_full_unstemmed Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
title_sort Descolonização da criança escolar e o gênero literário: uma reflexão sobre a autonomia de suas implicações lúdicas
author GOMES, Cleomar Ferreira
author_facet GOMES, Cleomar Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Cleomar Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo.
Descolonização da criança escolar e o gênero literário
topic Descolonização. Literatura. Ludicidade. Brinquedo.
Descolonização da criança escolar e o gênero literário
description O texto tem o fito de interpretar os gêneros literários e sua conjunção com a ludicidade, oferecendo aos leitores, pesquisadores e militantes da educação escolar, uma ferramenta pedagógica. Balizados em teóricos do brinquedo, jogo e brincadeira incluindo Benjamin, Château, Huizinga, Brougère, Sutton-Smith, Manson, Jones e Gomes, encaminha uma sugestão de atividades, amparadas pela sua autonomia literária, quando se supõe aplicadas às crianças da Educação básica. O método sugere experiências, à guisa de workshop, já testado com professores e crianças no seu labor pedagógico. O resultado é um registro de sensações positivas e aprendizagens com atividades lúdicas nesses espaços educacionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Teórico-empírico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622
10.29286/rep.v23i53/1.1622
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i53/1.1622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1622/1250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/1 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago.2014; 369-390
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i53/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215631466496