Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TIRIBA, Lia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5194
Resumo: Partindo-se da premissa de que as relações vividas no cotidiano da unidade doméstica manifestam as relações sociais mais amplas que caracterizam a sociedade capitalista, toma-se como objeto de reflexão as formas pelos quais os processos de reprodução da vida vão se tornando subsumidos à lógica do capital. As “brincadeiras de casinha”, tanto de crianças como de adultos são apresentadas como metáfora, ajudando-nos a perceber a relação entre trabalho e educação, economia doméstica e economia planetária.Palavras chave: Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.
id UFMT-3_0f7f708db648fc5f6fdaf567c3dbe7b7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5194
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educaçãoTrabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.Trabalho e educaçãoPartindo-se da premissa de que as relações vividas no cotidiano da unidade doméstica manifestam as relações sociais mais amplas que caracterizam a sociedade capitalista, toma-se como objeto de reflexão as formas pelos quais os processos de reprodução da vida vão se tornando subsumidos à lógica do capital. As “brincadeiras de casinha”, tanto de crianças como de adultos são apresentadas como metáfora, ajudando-nos a perceber a relação entre trabalho e educação, economia doméstica e economia planetária.Palavras chave: Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.Universidade Federal de Mato Grosso2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/519410.29286/rep.v16i31.5194Revista de Educação Pública; v. 16 n. 31 (2007): Revista de Educação Pública - Edição Temática "Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI"; 161-1722238-20970104-596210.29286/rep.v16i31reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5194/3424Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTIRIBA, Lia2017-06-13T13:23:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5194Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:23:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
title Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
spellingShingle Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
TIRIBA, Lia
Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.
Trabalho e educação
title_short Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
title_full Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
title_fullStr Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
title_full_unstemmed Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
title_sort Brincando de casinha: Fragmentos de economia, cultura e educação
author TIRIBA, Lia
author_facet TIRIBA, Lia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TIRIBA, Lia
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.
Trabalho e educação
topic Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.
Trabalho e educação
description Partindo-se da premissa de que as relações vividas no cotidiano da unidade doméstica manifestam as relações sociais mais amplas que caracterizam a sociedade capitalista, toma-se como objeto de reflexão as formas pelos quais os processos de reprodução da vida vão se tornando subsumidos à lógica do capital. As “brincadeiras de casinha”, tanto de crianças como de adultos são apresentadas como metáfora, ajudando-nos a perceber a relação entre trabalho e educação, economia doméstica e economia planetária.Palavras chave: Trabalho e educação. Cultura econômica. Economia doméstica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5194
10.29286/rep.v16i31.5194
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5194
identifier_str_mv 10.29286/rep.v16i31.5194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5194/3424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 16 n. 31 (2007): Revista de Educação Pública - Edição Temática "Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI"; 161-172
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v16i31
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216404267008