Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2440 |
Resumo: | Para refletir sobre economia, cultura e produção de saberes, o texto se fundamenta em pesquisas sobre espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente, em particular, os das culturas milenares dos povos e comunidades tradicionais. Fontes documentais evidenciam resistência desses grupos à chamada sociedade envolvente, que busca submeter a natureza ao seu controle. Seus modos de vida revelam que, no contexto da acumulação flexível, mediações primárias se sobrepõem às de segunda ordem do capital. Reafirmando o trabalho como princípio educativo, indica que saberes são tecidos nas práticas econômico-culturais, as quais devem se constituir como objeto de novas investigações no Campo Trabalho e Educação.Palavras-chave: Trabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes. |
id |
UFMT-3_98d2c9ec2ecb4ff7f6ff2478eee29234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2440 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberesTrabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes.Trabalhoeducação e comunidades tradicionais.Para refletir sobre economia, cultura e produção de saberes, o texto se fundamenta em pesquisas sobre espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente, em particular, os das culturas milenares dos povos e comunidades tradicionais. Fontes documentais evidenciam resistência desses grupos à chamada sociedade envolvente, que busca submeter a natureza ao seu controle. Seus modos de vida revelam que, no contexto da acumulação flexível, mediações primárias se sobrepõem às de segunda ordem do capital. Reafirmando o trabalho como princípio educativo, indica que saberes são tecidos nas práticas econômico-culturais, as quais devem se constituir como objeto de novas investigações no Campo Trabalho e Educação.Palavras-chave: Trabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes.Universidade Federal de Mato Grosso2015-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/244010.29286/rep.v24i56.2440Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 405-4282238-20970104-596210.29286/rep.v24i56reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2440/1706TIRIBA, LiaFISCHER, Maria Clara Buenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2440Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
title |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
spellingShingle |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes TIRIBA, Lia Trabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes. Trabalho educação e comunidades tradicionais. |
title_short |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
title_full |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
title_fullStr |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
title_full_unstemmed |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
title_sort |
Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes |
author |
TIRIBA, Lia |
author_facet |
TIRIBA, Lia FISCHER, Maria Clara Bueno |
author_role |
author |
author2 |
FISCHER, Maria Clara Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TIRIBA, Lia FISCHER, Maria Clara Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes. Trabalho educação e comunidades tradicionais. |
topic |
Trabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes. Trabalho educação e comunidades tradicionais. |
description |
Para refletir sobre economia, cultura e produção de saberes, o texto se fundamenta em pesquisas sobre espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente, em particular, os das culturas milenares dos povos e comunidades tradicionais. Fontes documentais evidenciam resistência desses grupos à chamada sociedade envolvente, que busca submeter a natureza ao seu controle. Seus modos de vida revelam que, no contexto da acumulação flexível, mediações primárias se sobrepõem às de segunda ordem do capital. Reafirmando o trabalho como princípio educativo, indica que saberes são tecidos nas práticas econômico-culturais, as quais devem se constituir como objeto de novas investigações no Campo Trabalho e Educação.Palavras-chave: Trabalho e Educação. Comunidades e Povos Tradicionais. Economia e Cultura. Produção de Saberes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2440 10.29286/rep.v24i56.2440 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2440 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i56.2440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2440/1706 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 405-428 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i56 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215973302272 |