Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Maria de Fátima Cardoso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARAÚJO, Denise Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401
Resumo: ResumoEste artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar. 
id UFMT-3_16a194007550677eaa93a076f7f250a0
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8401
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e MétodoDialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação.Pós-graduaçãoResumoEste artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar. Universidade Federal de Mato Grosso2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/840110.29286/rep.v28i68.8401Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 441-4632238-20970104-596210.29286/rep.v28i68reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401/5637Copyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES, Maria de Fátima CardosoARAÚJO, Denise Alves2019-05-20T20:14:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8401Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-05-20T20:14:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
title Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
spellingShingle Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
GOMES, Maria de Fátima Cardoso
Dialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação.
Pós-graduação
title_short Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
title_full Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
title_fullStr Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
title_full_unstemmed Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
title_sort Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
author GOMES, Maria de Fátima Cardoso
author_facet GOMES, Maria de Fátima Cardoso
ARAÚJO, Denise Alves
author_role author
author2 ARAÚJO, Denise Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Maria de Fátima Cardoso
ARAÚJO, Denise Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação.
Pós-graduação
topic Dialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação.
Pós-graduação
description ResumoEste artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401
10.29286/rep.v28i68.8401
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i68.8401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401/5637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 441-463
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i68
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216824745984