Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401 |
Resumo: | ResumoEste artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar. |
id |
UFMT-3_16a194007550677eaa93a076f7f250a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8401 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e MétodoDialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação.Pós-graduaçãoResumoEste artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar. Universidade Federal de Mato Grosso2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/840110.29286/rep.v28i68.8401Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 441-4632238-20970104-596210.29286/rep.v28i68reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401/5637Copyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGOMES, Maria de Fátima CardosoARAÚJO, Denise Alves2019-05-20T20:14:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8401Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-05-20T20:14:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
title |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
spellingShingle |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método GOMES, Maria de Fátima Cardoso Dialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação. Pós-graduação |
title_short |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
title_full |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
title_fullStr |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
title_full_unstemmed |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
title_sort |
Pós-graduação em Educação: a Dialética da Teoria e Método |
author |
GOMES, Maria de Fátima Cardoso |
author_facet |
GOMES, Maria de Fátima Cardoso ARAÚJO, Denise Alves |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Denise Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Maria de Fátima Cardoso ARAÚJO, Denise Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação. Pós-graduação |
topic |
Dialética. Teoria e método. Teoria Histórico-cultural. Etnografia em Educação. Pós-graduação |
description |
ResumoEste artigo discute a articulação entre a Teoria Histórico-cultural e a Etnografia em Educação, pressupostos teórico-metodológicos para pesquisas em sala de aula. A dialética entre teoria e método é apresentada com base em pesquisa realizada na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Os eventos analisados revelam como professora e estudantes das turmas pesquisadas produziram sentidos para conceitos matemáticos. Os resultados revelaram a cognição social situada como algo que não ocorre dentro das mentes das pessoas, mas que se constitui nas suas vivências, mediada pela instrução escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401 10.29286/rep.v28i68.8401 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i68.8401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8401/5637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 441-463 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i68 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216824745984 |