HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Josélia Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404
Resumo: Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.
id UFMT-3_1777e946575fabae91ed98f9a0b1c059
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12404
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984Pakaas-NovosEducaçãoReligiãoResistênciaEste texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.Universidade Federal de Mato Grosso2023-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1240410.29286/rep.v32ijan/dez.12404Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 42-672238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404/12200Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNEVES, Josélia Gomes2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12404Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
title HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
spellingShingle HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
NEVES, Josélia Gomes
Pakaas-Novos
Educação
Religião
Resistência
title_short HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
title_full HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
title_fullStr HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
title_full_unstemmed HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
title_sort HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
author NEVES, Josélia Gomes
author_facet NEVES, Josélia Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Josélia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Pakaas-Novos
Educação
Religião
Resistência
topic Pakaas-Novos
Educação
Religião
Resistência
description Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404
10.29286/rep.v32ijan/dez.12404
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.12404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404/12200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 42-67
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217483251712